Convulsão em cachorro: saiba o que causa e como ajudar

A convulsão em cachorro é mais comum do que parece. Não à toa, é uma situação que costuma causar desespero em seus tutores, mas tem tratamento. Ainda assim, é um episódio de saúde que precisa ser assistido de perto para evitar que o pet sofra alguma sequela grave. Entenda o que pode causar e como ajudar na hora que isso acontecer. Entenda o que é a convulsão em cachorro A convulsão em cachorro pode ser causada por diferentes motivos, mas com a mesma reação no organismo do pet. É considerada uma crise, que pode ser fruto de lesões ou pela presença de alguma substância que altera as funções cerebrais. A crise provoca disparos elétricos semelhantes a um curto-circuito e, na maioria das vezes, o pet sofre espasmos corporais (movimentos involuntários) e salivação (baba). O que causa convulsão em cachorro? A convulsão em cachorro pode surgir por diversas causas, as mais comuns são: Intoxicação por venenos; Traumas cranianos; Distúrbios metabólicos; Inflamações e infecções; Tumores cerebrais; Epilepsia. Algumas raças possuem mais chances de ter essa crise, por questões genéticas ou, até mesmo, a convulsão pode ser o sinal de outra doença. Você pode se interessar: Alimento que cachorro não pode comer Sintomas de convulsão em cachorro Nem sempre é fácil reconhecer quando o pet está apresentando uma convulsão, visto que ela pode ter diversas apresentações. No quadro mais comum, ela afeta o corpo todo do paciente, e pode durar desde poucos segundos até dois minutos, mas isso não é uma regra. Fique sempre em alerta e tenha um contato de um médico veterinário de confiança caso isso venha acontecer. Para conseguir identificar se seu cachorro está convulsionando, fique atento aos seguintes sinais: Movimento involuntário do corpo; Salivando muito (com ou sem espuma); Incontinência urinária e/ou fecal; Perda de consciência; Confusão; Vocalização (latidos, choros ou uivos); Rigidez muscular. Esses sintomas também são muito semelhantes à epilepsia em cachorro, que é uma doença crônica relacionada ao sistema nervoso central. Por isso, fique atento. Convulsão x Epilepsia Existe muita dúvida em relação à convulsão e à epilepsia. Para entender se são a mesma coisa ou não, saiba que a convulsão é o sintoma, que é caracterizado pela contração involuntária do músculo, podendo ser uma parte isolada do corpo ou o corpo inteiro por alterações em consciência e muitas vezes por contrações involuntárias de um grupo muscular ou até mesmo do corpo inteiro. Enquanto na epilepsia, as crises convulsivas são um sintoma da doença. A Epilepsia é uma doença neurológica crônica, cujo principal sintoma são as crises convulsivas. Nem sempre, um pet que sofre uma convulsão é porque tem epilepsia. O que fazer em caso de convulsão em cachorro Ao ver que seu amigo está apresentando sintomas de convulsão, tente não entrar em desespero, pois a calma é muito importante nessa hora para tentar ajudá-lo da melhor maneira: De início, tente deixar seu pet na posição mais confortável e em um local em que ele não corra o risco de cair, para reduzir os impactos da crise e as chances de sequelas; Evite ficar perto da boca do pet, porque involuntariamente ele pode te morder. Tente se aproximar e colocar uma almofada para apoiar a cabeça dele, evitando que o choque com o chão cause problemas maiores. Após a crise, se comunique tranquilamente com o seu amiguinho para não causar mais impactos e acalmá-lo. Assim que acontecer, entre em contato com um profissional de confiança e veja suas orientações, afinal, o tratamento, incluindo remédio para convulsão em cachorro e a prevenção, dependem da origem do problema. vai desde de o uso de remédio para convulsão em cachorro até mesmo internação, dependendo da origem do problema e da gravidade das crises. Saiba mais: Gravidez e pets Como tratar convulsão em cachorro Convulsão em cachorro pode ter cura de acordo com o diagnóstico, mas existem tratamentos que garantem a qualidade de vida para nossos amiguinhos, então não deixe de levá-lo ao seu veterinário de confiança para avaliar as possibilidades diagnósticas e terapêuticas. Em muitos casos, o médico pode pedir diversos exames laboratoriais e de imagem, como tomografia e ressonância. Esses exames vão possibilitar uma visão geral do organismo do seu pet, e o veterinário poderá diagnosticar o motivo principal da origem da convulsão. Além disso, saiba que uma convulsão em cachorro idoso merece ainda mais atenção porque ele poderá estar com a saúde mais debilitada devido à idade. Assim, é imprescindível buscar ajuda especializada. Prevenção Para favorecer o bem-estar e a saúde do seu amiguinho, é extremamente importante que mantenha todas as vacinas e exames necessários em dia, visite o veterinário regularmente e siga todas as orientações do mesmo. Conheça a Inova A Inova é um hospital veterinário 24h que nasceu com a missão de oferecer o melhor para o seu pet a qualquer hora do dia, transmitindo segurança aos seus tutores. Com 2 unidades de atendimento, a clínica de especialidades da Inova, é um local que oferece rapidez no diagnóstico e no tratamento. Foi criada para entregar mais conforto aos atendimentos rotineiros e prontos para receber o encaminhamento após um acompanhamento com o veterinário. Além das diversas especialidades, a Inova tem uma estrutura completa para atender tudo que o seu pet precisar, oferecendo ambulatório central, diagnóstico por imagem, emergência e pronto atendimento, internação, microchipagem, entre outros serviços. Temos parceria com a Prime Diagnóstico Veterinário, oferecendo o serviço de tomografia caso seu pet necessite. Entre em contato conosco, venha fazer uma visita para conhecer nosso espaço pensado para seu pet do coração.

A convulsão em cachorro é mais comum do que parece. Não à toa, é uma  situação que costuma causar desespero em seus tutores, mas tem tratamento. Ainda assim, é um episódio de saúde que precisa ser assistido de perto para evitar que o pet sofra alguma sequela grave. Entenda o que pode causar e como […]