fbpx

Hospital Veterinário 24h

Resultados de Exames

Qual a diferença entre Lhasa e Shih Tzu?

Neste artigo vamos apresentar todas as diferenças entre o Lhasa Apso e o Shih Tzu e assim você poderá notar exatamente porquê eles são tão parecidos e ao mesmo tempo possuem muitas diferenças entre si. Depois de ler este texto, você não vai mais confundir Lhasa com Shih Tzu!

 

Este é o Lhasa Apso:

 

 

E este é o Shih Tzu:

 

Por que tão parecidos?

Primeiramente, vamos entender o porquê de estas duas raças serem tão parecidas. Justamente porque suas origens estão entrelaçadas.

Quem surgiu primeiro foi o Lhasa Apso, no Tibete, onde tinha função de guarda e era chamado “cão de alerta” ou “alarme”.
Depois de alguns anos, algumas pessoas passaram a cruzar cães de raças diferentes, o que acabou originando novas raças. E assim surgiu o Shih Tzu! Não se sabe exatamente com quais raças o Lhasa cruzou para originar no Shih Tzu, mas estudiosos dizem que dentre elas está o Pug, o que pode-se deduzir pelas características físicas que ambas raças compartilham.

Com a “criação” da raça Shih Tzu, seus criadores o utilizavam como cão de companhia, ou seja, um cachorro mais tranquilo e amigo das pessoas.

Por isso eles são tão parecidos!

Agora, vamos conhecer as principais diferenças entre as raças?

Diferenças no comportamento

Por ser um cão de alerta, o Lhasa não se dá muito bem com estranhos, como você já deve ter notado em algum cãozinho desta raça. Geralmente eles desconfiam, latem e demoram um pouco para ter confiança em uma pessoa estranha.

Já o Shih Tzu, cão de companhia, é mais amigável, sempre abanando seu rabinho e feliz com qualquer pessoa, mesmo estranha.

Esta diferença comportamental explica porque as pessoas costumam dizer que o Shih Tzu é mais expansivo, enquanto o Lhasa é mais fechado. Na verdade, o Lhasa também pode ser bastante expansivo, mas só com quem ele conhece, pois ele é mais seletivo, desconfiado e arbitrário.

Outra característica comportamental sutil é que o Shih Tzu é expansivo e encantador com todos em sua volta (toda a família, por exemplo) enquanto o Lhasa costuma eleger um dono, com quem torna-se mais apegado e amoroso.

O Lhasa exerce bem sua função de alarme, passando boa parte do tempo observando, não ligando em estar sozinho, já o Shih Tzu, como cão de companhia, precisa chamar atenção e ter cuidados quase constantes, querendo sempre carinho, colo e adora interagir com todos ao seu redor.

Você já deve ter identificado essas características nos cães destas raças que você conhece, não é mesmo?

Bom, se ainda está difícil de identificar as diferenças entre Lhasa Apso e Shih Tzu, vamos então às diferenças físicas!

Diferenças físicas

Sim, eles são muito parecidos, mas depois que você notar principais diferenças, será muito mais fácil identificar as duas raças em suas particularidades.

O focinho

A diferença mais aparente entre um Lhasa e um Shih Tzu é o focinho! Repare que o do Shih Tzu é muito retraído, quase que não aparece (lembrando um pouco o PUG).

Já o Lhasa possui um focinho fino e alongado. A pelagem pode confundir um pouco e dificultar este detalhe, mas repare bem que é fácil de perceber.

Os olhos

Observando a foto acima, é possível notar que o Lhasa tem olhos menores e ovalados, enquanto o Shih Tzu tem olhos bem redondos.

A testa

A testa também é diferente: enquanto a do Lhasa é reta, a do Shih-Tzu é arredondada.

A pelagem

A cor da pelagem de ambas as raças são muito variadas e se assemelham bastante, mas a textura dos pelos pode ser o grande indicativo de diferença entre Lhasa e Shih Tzu. O pelo do Lhasa é mais áspero e grosso e o do Shih Tzu é mais fino e “liso”.

Agora você já deve saber muito bem identificar e diferenciar um Lhasa de um Shih Tzu não é mesmo? 

Bom, se ainda não consegue, não se preocupe. É difícil mesmo identificar, sabe por quê? Porque cada vez mais há criadores cruzando as duas raças entre si, sem se preocuparem em distingui-las. E com isso, cada vez mais são encontrados por aí Shih Tzu misturados com Lhasa, ou seja, exemplares não puros destas raças.

Raças “falsas”

É comum encontrar exemplares de Lhasa e Shih Tzu falsos, ou seja, cães que nasceram de cruzamentos de raças não puras, de Shih Tzu com Lhasa ou de cães que já foram misturados anteriormente.

Sendo assim, as características físicas e comportamentais podem não coincidir com as descritas neste texto.

Por exemplo, no padrão da raça Lhasa Apso não é permitido ter cães com olhos claros (azuis, verdes ou caramelos) assim como o focinho, lábios e olhos na cor marrom… o correto do padrão é ter estes detalhes na cor preta. Já os cães Shih Tzu podem ter olhos cor de mel e detalhes na cor marrom.

Com estes detalhes, você pode distinguir um Shih Tzu de um Lhasa e também identificar os que não são tão legítimos assim!

Compartilhe este texto com alguém que tenha estas dúvidas e ajude mais pessoas a entenderem as diferenças entre as raças.

 

Fonte: bob.geracaopet.com.br