Existem raças que costumam soltar mais pelos comparadas a outras, independentemente se for de pelagem curta ou longa, ambas soltam pelos, e costuma deixar os seus tutores intrigados com essa queda de pelo em cachorro.
Queda de pelo em cachorro, o que fazer?
Separamos algumas dicas para tentar diminuir essa queda:
1- Rações:
Algumas rações podem não conter a quantidade necessária de nutrientes que seu animal precisa, e isso pode influenciar bastante nessa queda.
Portanto, se atente a qualidade do alimento em que oferece, de preferência rações sem corantes e de pacotes fechados, as de pacote aberto podem perder sua capacidade nutricional.
2- Água:
A hidratação também pode influenciar nessa queda. Certifique-se de que seu animal está bebendo água, procure deixar água a vontade, sempre limpa e fresca.
3- Banho:
Os banhos ajudam a remover todo o pelo morto do corpo, além de ser um hábito de higiene muito importante, porém fique atento a frequência deles. Banhos em excesso podem ressecar mais a pele do animal, fazendo com que acabe soltando mais pelo. O equilíbrio sempre é uma boa opção.
4- Escovação:
Escovar os pelos diariamente é a melhor forma de evitar com que os fios sejam espalhados pela casa ao longo do dia, ajudando na saúde e fortalecimento dos pelos, além de manter a casa limpa.
Fiquem atentos, o pelo de cachorro caindo também pode ser um sinal de doenças de pele ou ser sinais silenciosos de doenças sistêmicas, como alergia por exemplo, e quanto antes forem diagnosticadas melhor será para o seu animalzinho.
Caso comece a aparecer falhas de pelo, descamação, manchas, procure um serviço de dermatologia veterinária para se certificar de que está tudo bem com a saúde do seu animalzinho.
A Dra Beatriz Berbel é a responsável pelo serviço de dermatologia veterinária do Hospital Veterinário INOVA, Agende uma consulta para maiores informações.