Os cães, nossos leais companheiros, podem enfrentar desafios de saúde ao longo de suas vidas, um desses percalços é a artrose canina, que é uma condição que merece atenção especial.
Essa doença articular degenerativa afeta cães de todas as raças e idades, sendo caracterizada pelo desgaste da cartilagem que compõem as articulações.
Neste texto, exploramos essa patologia desde suas causas até os tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida dos nossos pets. Boa leitura!
Quais os tratamentos da artrose canina?
O tratamento da artrose canina pode variar para cada pet, sendo necessária uma avaliação prévia do médico veterinário, que vai diagnosticar e indicar as melhores abordagens e medicações, de acordo com a gravidade e urgência do caso.
Confira os principais tratamentos dessa patologia:
Fisioterapia e reabilitação
A fisioterapia em cães é recomendada em casos em que o pet tenha sofrido perda de massa muscular, muita dor e dificuldade de movimentação.
A fisioterapia pode ser feita de algumas formas, como a realização de estímulos locais ao movimento, lasers, ultrassom e exercício de hidroterapia em esteira aquática.
Outra terapia utilizada costumeiramente é a acupuntura, tendo bons resultados no controle da dor que a artrose canina ocasiona.
Veja mais sobre:
Medicamentos
O uso de remédio para artrose canina também é recomendado em alguns casos, podendo ser prescritos junto a fisioterapia ou acupuntura.
Dentre os mais utilizados, temos os anti-inflamatórios não esteroidais, que não contêm cortisona, e os remédios de uso prolongado, que não causam gastrite nos pets.
Lembrando que não é recomendado o uso de remédios sem a prescrição de um médico veterinário responsável. Qualquer medicação usada sem recomendação médica pode causar sérios riscos à vida do pet.
Cirurgia
A cirurgia geralmente é reservada para casos graves de artrose canina, e tem a finalidade de eliminar os osteófitos (proliferação óssea anormal) que obstruem as articulações ou até mesmo a artrose, que retira a mobilidade da articulação.
Quais os principais sintomas da artrose canina?
Se você desconfia que seu amigo de 4 patas está enfrentando problemas de artrose canina é importante começar a se atentar a alguns sintomas, veja abaixo os mais comuns:
Como ocorre o processo de artrose canina?
O processo de artrose canina ocorre com o passar do tempo. Após alguns anos de vida, os componentes das articulações começam a raspar uma na outra, causando um desgaste natural na cartilagem e uma diminuição do líquido sinovial, responsável por lubrificar as articulações.
Quando não cuidado, esse processo pode incidir no atrito entre os ossos do pet causando inflamações no local e dores intensas.
Sabemos que o maior número de incidência de casos de artrose canina vão ser joelho, cotovelo e quadril, por serem articulações usadas para a maioria dos movimentos dos pets.
Quais as causas da artrose canina?
A artrose canina não tem uma causa específica e pode ser ocasionada por diversos motivos, variando de caso para caso de acordo com o histórico do pet.
Embora exista essa variação temos alguns fatores que são mais conhecidos por serem causadores de artrose em cães.Veja abaixo:
Idade avançada
A artrose é uma doença degenerativa, o que significa que ela piora com o tempo. Ela é mais comum em cães idosos, pois a cartilagem natural do corpo vai se desgastando com o tempo.
Sabemos que 80% dos cães com mais de 12 anos vão ter problemas articulares, por isso, a idade é um fator que agrava as chances da artrose canina.
Genética
Algumas raças de cães são mais propensas à artrose, pois possuem uma predisposição genética para a doença. Essas raças incluem:
- Labrador;
- Golden retriever;
- Pastor alemão;
- Rottweiler;
- Dachshund.
Traumatismos
Lesões nas articulações devido a quedas e batidas, como fraturas, luxações e entorses, podem aumentar o risco de artrose. Isso ocorre porque as lesões podem danificar a cartilagem ou os ossos que compõem as articulações.
Obesidade
Cães obesos têm mais probabilidade de desenvolver artrose, pois as articulações precisam suportar mais peso do que o normal, ficando sobrecarregadas e aumentando o atrito entre as cartilagens.
O excesso de peso também pode causar inflamação nas articulações, o que pode piorar os sintomas da artrose.
Piso liso
Cães que vivem em pisos lisos estão sempre escorregando, esse movimento faz com que suas articulações sofram agressões devido à fricção das patas e articulações, que se movimentam mais do que deveriam.
Como é feito o diagnóstico de artrose canina?
A suspeita de artrose canina é levantada a partir do histórico e avaliação ortopédica. O diagnóstico definitivo, normalmente, se dá pelo exame de raio X veterinário. Nele é possível visualizar de forma mais clara a situação das articulações.
Veja alguns exemplos de achados no raio X relacionados a artrose:
- Irregularidade das articulações;
- Inchaços;
- Formação de líquido inflamado dentro das articulações;
- Presença de osteófitos (famosos bicos de papagaio).
Como prevenir o seu pet da artrose canina?
A prevenção é o melhor tratamento para artrose canina, afinal, com a prática dela você garante que seu pet viva muitos anos de vida sem enfrentar dores.
Algumas atitudes simples podem ajudar seu cãozinho e preveni-lo de um diagnóstico de artrose canina, veja exemplos:
- Evite pisos lisos: tapetes, passadeiras e pisos antiderrapantes ajudam muito a evitar essas agressões sutis nas articulações dos pets;
- Controle o peso do seu cão: a obesidade aumenta a pressão nas articulações, piorando os sintomas da artrose;
- Ofereça exercícios físicos adequados: exercícios físicos regulares ajudam a fortalecer os músculos ao redor das articulações, o que pode ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir a dor. Converse com o médico veterinário sobre quais tipos de exercícios são adequados para o seu cachorro;
- Evite traumas: proteja o seu cão de quedas, batidas e outros traumas que possam causar lesões nas articulações.
Veja também:
Conheça a Inova
A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores.
Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.
Nossas unidades contam com profissionais especializados para atender as necessidades do seu pet, desde casos mais graves, como uma consulta de rotina.
Seu pet apresentou algum sintoma ou sinal de que algo não está bem? Não importa a hora, procure o plantão veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.
Nossas unidades estão localizadas:
- Unidade Nogueira Padilha: Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
- Unidade Campolim: Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Conte sempre com a Inova para cuidar do seu amigo quando ele mais precisar. Agende uma consulta e venha nos visitar!