fbpx Ir para o conteúdo
  • (15) 3333-2300
  • (15) 3333-2300

Hospital Veterinário 24h

Resultados de Exames
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Menu
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Artrose canina: causas, sintomas e tratamentos

  • dezembro 6, 2023
  • 07:00
Os cães, nossos leais companheiros, podem enfrentar desafios de saúde ao longo de suas vidas, um desses percalços é a artrose canina, que é uma condição que merece atenção especial. Essa doença articular degenerativa afeta cães de todas as raças e idades, sendo caracterizada pelo desgaste da cartilagem que compõem as articulações. Neste texto, exploramos essa patologia desde suas causas até os tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida dos nossos pets.

Os cães, nossos leais companheiros, podem enfrentar desafios de saúde ao longo de suas vidas, um desses percalços é a artrose canina, que é uma condição que merece atenção especial. 

Essa doença articular degenerativa afeta cães de todas as raças e idades, sendo caracterizada pelo desgaste da cartilagem que compõem as articulações.

Neste texto, exploramos essa patologia desde suas causas até os tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida dos nossos pets. Boa leitura!

Quais os tratamentos da artrose canina?

O tratamento da artrose canina pode variar para cada pet, sendo necessária uma avaliação prévia do médico veterinário,  que vai diagnosticar e indicar as melhores abordagens e medicações, de acordo com a gravidade e urgência do caso.

Confira os principais tratamentos dessa patologia:

Fisioterapia e reabilitação

A fisioterapia em cães é recomendada em casos em que o pet tenha sofrido perda de massa muscular, muita dor e dificuldade de movimentação. 

A fisioterapia pode ser feita de algumas formas, como a realização de estímulos locais ao movimento, lasers, ultrassom e exercício de hidroterapia em esteira aquática. 

Outra terapia utilizada costumeiramente é a acupuntura, tendo bons resultados no controle da dor que a artrose canina ocasiona.

Veja mais sobre:

Acupuntura em cães e gatos

Medicamentos

O uso de remédio para artrose canina também é recomendado em alguns casos, podendo ser prescritos junto a fisioterapia ou acupuntura.

Dentre os mais utilizados, temos os anti-inflamatórios não esteroidais, que não contêm cortisona, e os remédios de uso prolongado, que não causam gastrite nos pets.

Lembrando que não é recomendado o uso de remédios sem a prescrição de um médico veterinário responsável. Qualquer medicação usada sem recomendação médica pode causar sérios riscos à vida do pet. 

Cirurgia

A cirurgia geralmente é reservada para casos graves de artrose canina, e tem a finalidade de eliminar os osteófitos (proliferação óssea anormal) que obstruem as articulações ou até mesmo a artrose, que retira a mobilidade da articulação.

Quais os principais sintomas da artrose canina?

Se você desconfia que seu amigo de 4 patas está enfrentando problemas de artrose canina é importante começar a se atentar a alguns sintomas, veja abaixo os mais comuns:

Principais sintomas da artrose canina:
- Dor: o principal sintoma da artrose é a dor, que pode ser aguda ou crônica. A dor pode ser sentida na articulação afetada, na região ao redor da articulação ou até mesmo em todo o corpo;
- Rigidez: as articulações afetadas podem ficar rígidas após o repouso;
- Inflamação: a articulação afetada pode ficar inchada e vermelha;
- Limitação dos movimentos: o cão pode apresentar dificuldade para se mover, correr, saltar ou subir escadas;
- Manqueira: o cão pode mancar da pata afetada.
Outros sintomas que podem ser observados em cães com artrose incluem:
- Perda de apetite;
- Alterações de comportamento: o cão pode ficar mais agressivo ou apático;
- Dificuldade para dormir.

Como ocorre o processo de artrose canina?

O processo de artrose canina ocorre com o passar do tempo. Após alguns anos de vida, os componentes das articulações começam a raspar uma na outra, causando um desgaste natural na cartilagem e uma diminuição do líquido sinovial, responsável por lubrificar as articulações.

Quando não cuidado, esse processo pode incidir no atrito entre os ossos do pet causando inflamações no local e dores intensas.

Sabemos que o maior número de incidência de casos de artrose canina vão ser joelho, cotovelo e quadril, por serem articulações usadas para a maioria dos movimentos dos pets.

Quais as causas da artrose canina?

A artrose canina não tem uma causa específica e pode ser ocasionada por diversos motivos, variando de caso para caso de acordo com o histórico do pet.

Embora exista essa variação temos alguns fatores que são mais conhecidos por serem causadores de artrose em cães.Veja abaixo:

Idade avançada

A artrose é uma doença degenerativa, o que significa que ela piora com o tempo. Ela é mais comum em cães idosos, pois a cartilagem natural do corpo vai se desgastando com o tempo.

Sabemos que 80% dos cães com mais de 12 anos vão ter problemas articulares, por isso, a idade é um fator que agrava as chances da artrose canina.

Genética

Algumas raças de cães são mais propensas à artrose, pois possuem uma predisposição genética para a doença. Essas raças incluem: 

  • Labrador;
  • Golden retriever;
  • Pastor alemão;
  • Rottweiler; 
  • Dachshund.

Traumatismos

Lesões nas articulações devido a quedas e batidas, como fraturas, luxações e entorses, podem aumentar o risco de artrose. Isso ocorre porque as lesões podem danificar a cartilagem ou os ossos que compõem as articulações.

Obesidade

Cães obesos têm mais probabilidade de desenvolver artrose, pois as articulações precisam suportar mais peso do que o normal, ficando sobrecarregadas e aumentando o atrito entre as cartilagens. 

O excesso de peso também pode causar inflamação nas articulações, o que pode piorar os sintomas da artrose.

Piso liso

Cães que vivem em pisos lisos estão sempre escorregando, esse movimento faz com que suas articulações sofram agressões devido à fricção das patas e articulações, que se movimentam mais do que deveriam. 

Como é feito o diagnóstico de artrose canina?

A suspeita de artrose canina é levantada a partir do histórico e avaliação ortopédica. O diagnóstico definitivo, normalmente, se dá pelo exame de raio X veterinário. Nele é possível visualizar de forma mais clara a situação das articulações.

Veja alguns exemplos de achados no raio X relacionados a artrose: 

  • Irregularidade das articulações;
  • Inchaços;
  • Formação de líquido inflamado dentro das articulações;
  • Presença de osteófitos (famosos bicos de papagaio).

Como prevenir o seu pet da artrose canina?

A prevenção é o melhor tratamento para artrose canina, afinal, com a prática dela você garante que seu pet viva muitos anos de vida sem enfrentar dores. 

Algumas atitudes simples podem ajudar seu cãozinho e preveni-lo de um diagnóstico de artrose canina, veja exemplos:

  • Evite pisos lisos: tapetes, passadeiras e pisos antiderrapantes ajudam muito a evitar essas agressões sutis nas articulações dos pets;
  • Controle o peso do seu cão: a obesidade aumenta a pressão nas articulações, piorando os sintomas da artrose;
  • Ofereça exercícios físicos adequados: exercícios físicos regulares ajudam a fortalecer os músculos ao redor das articulações, o que pode ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir a dor. Converse com o médico veterinário sobre quais tipos de exercícios são adequados para o seu cachorro;
  • Evite traumas: proteja o seu cão de quedas, batidas e outros traumas que possam causar lesões nas articulações.
Na Inova você encontra a especialidade de ORTOPEDIA. Agende uma consulta com um veterinário ortopedista!

Veja também:

Ortopedia cachorro

Conheça a Inova

A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores. 

Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.

Nossas unidades contam com profissionais especializados para atender as necessidades do seu pet, desde casos mais graves, como uma consulta de rotina.

Seu pet apresentou algum sintoma ou sinal de que algo não está bem? Não importa a hora, procure o plantão veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.

Nossas unidades estão localizadas:

  • Unidade Nogueira Padilha: Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
  • Unidade Campolim: Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.

Conte sempre com a Inova para cuidar do seu amigo quando ele mais precisar. Agende uma consulta e venha nos visitar! 

Leia também:

Cão mordendo a mão de um homem ao ar livre.

Mordida de cachorro: o que fazer na hora e quando procurar um veterinário

7 de outubro de 2025
Leia mais »
Gato laranja com sintomas de AIDS felina.

Sintomas da AIDS felina: quando suspeitar e procurar ajuda veterinária

30 de setembro de 2025
Leia mais »
Fachada vibrante da Inova Veterinária.

A história da Inova: compromisso, amor pelos pets e uma equipe que faz a diferença

23 de setembro de 2025
Leia mais »
Otite em cães: cuidaAssim como nós, os cães também podem sentir dor de ouvido. Aliás, é uma doença que aparece com frequência nos consultórios veterinários, e recebe o nome de otite canina. É preciso estar atento aos sinais, para não deixar o seu amiguinho sentindo dor. Entenda tudo sobre otite em cães no texto que preparamos especialmente sobre o assunto! Otite canina: o que é? Antes de mais nada, é preciso entender o que é a otite em cães. Caracterizada pela dor de ouvido em cachorro, ela é uma inflamação do ouvido (conduto auditivo). Essa complicação pode acometer qualquer cachorro, mas é bem comum em raças que possuem as orelhas caídas, como os beagles. Isso porque dentro do ouvido dos cães existem fungos naturais e bactérias, que são saudáveis e importantes para o organismo. Porém, quando o local fica úmido, ou a imunidade do nosso amiguinho cai, essa produção pode aumentar e favorecer a infecção do local, provocando a otite. Se não tratada, essa infecção pode avançar e se tornar uma otite crônica em cães. A otite crônica em cães tem cura, mas pode trazer consequências irreversíveis ao seu amiguinho. Causas de otites em cães As causas da otite em cães podem ser muitas - desde otite por ácaro em cães; Otite alérgica em cães; Otite bacteriana em cães ou até mesmo aquela água que acabou entrando no ouvido do seu amiguinho quando você estava dando banho nele. Conheça outras causas: Bactérias; Fungos; Ácaros; Alergias; Acúmulo de cera no ouvido; Entrada de corpos estranhos (água ou algodão, por exemplo). Por isso, é tão importante manter a higienização correta do local para evitar possíveis problemas ao seu amiguinho e levá-lo em consultas periódicas com um veterinário de confiança, que poderá te ensinar como prevenir otite em cães. Quais os sintomas de otite em cães? Já que nosso amiguinho não sabe falar, é importante ficar atento a alguns sintomas que são característicos da otite canina: Coceira constante na orelha; Balançar ou chacoalhar a cabeça com uma certa frequência; Ao observar as orelhas, procure sinais de vermelhidão, odor forte, inchaço e excesso de cera no ouvido; Em casos mais sérios, é possível notar o cachorro com febre. Como tratar otite crônica em cães? Se você desconfia que o seu pet esteja com otite, é necessário procurar um veterinário o mais rápido possível. Ele saberá como cuidar de otite em cães e qual o melhor remédio para otite em cães. Normalmente, são receitados antibióticos para otite em cães e/ou anti-inflamatórios para otite em cães. O local também deve ser mantido sempre limpo e seco, com a higienização correta. Em casos mais sérios, pode ser indicada a cirurgia. Como fazer a higienização da orelha do cão? A higienização correta da orelha do pet é fundamental para tratar a otite em cães, além de prevenir a doença. Porém, é importante ter cuidado ao realizar o procedimento, já que o ouvido é um local muito sensível. O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana. Existem alguns produtos específicos para a tarefa, sendo que um veterinário poderá te indicar o melhor para o seu amiguinho. Para fazer a limpeza, apoie o pet em seu colo e aplique o produto, indicado pelo veterinário, na orelha dele. Feito isso, massageie a orelha delicadamente e, com a ajuda de um algodão ou de uma gaze, retire o excesso de sujeira, tomando muito cuidado para não machucar seu amiguinho. Vale lembrar que o uso de cotonete para fazer essa tarefa não é recomendado, pois pode acabar causando uma lesão. Caso você não se sinta confortável ou fique com medo de limpar a orelha do seu pet, é sempre válido pedir ajuda e orientação de um veterinário. Como prevenir otite em cães Dizem que a prevenção é sempre o melhor remédio, e por aqui não poderia ser diferente. Com procedimentos simples, como manter os ouvidos do seu pet sempre limpos e arejados, e tomar cuidado para que nenhuma água entre no local durante o banho, você irá ajudar a prevenir a otite no seu amiguinho. Ter um olhar atento e manter uma rotina com check-ups periódicos também ajudam com que seu pet esteja com a saúde sempre em dia.

Seu cachorro coça muito a orelha? Pode ser otite canina

16 de setembro de 2025
Leia mais »

Atendimento

Consultas agendadas:
Clínica de Especialidades – Unidade Nogueira Padilha
Segunda a Sexta-feira: das 08 às 21h
Sábados das 08h às 18h

 

Clínica de Vacinas e Especialidades – Unidade Campolim

Segunda a Sexta-feira: das 09h às 20h
Sábados das 09h às 13h

Hospital para Pronto Atendimento e Emergências:

Todos os dias – 24h

Atendimento por ordem de chegada

Endereços

Hospital 24h e Clínica de Especialidades:

Avenida Nogueira Padilha,
1770  Vila Hortência – Sorocaba/SP

Fone: (15) 3333-2300

Clínica – Unidade Campolim:

Avenida Gisele Constantino, 1495
Parque Campolim – Sorocaba/SP 
Fone: (15) 3333-2300

Facebook

Inova Hospital Veterinário 2020.
Todos os direitos Reservados

24h

Hospital Veterinário

Facebook Instagram Youtube