A remela no olho do cachorro é uma substância que se acumula próximo da comissura medial das pálpebras, isto é, no canto interno dos olhos.
Sua presença é uma resposta fisiológica natural, mas, se encontrada em excesso ou com uma colocação diferente da esbranquiçada, pode indicar a existência de corpos estranhos ou doenças oculares.
Além disso, é necessário ficar atento se existem outros sintomas, como coceira, vermelhidão dos olhos, piscar excessivo ou comprometimento da visão.
Acompanhe o texto para entender melhor sobre a remela no olho do cachorro.
O que causa remela no olho do cachorro?
A remela, como também é chamada, é uma substância que se forma naturalmente pelo processo de lubrificação dos olhos, isto é, pelas lágrimas, que é composta por gordura, água e muco.
O excesso desses elementos é empurrado para fora dos olhos, assim como sujidades que estão na superfície ocular. A mistura desses compostos gera a remela.
Além disso, existem raças de cachorro com uma predisposição maior a produção e o acúmulo de remela nos olhos, por causa da anatomia do seu crânio, como é o caso das raças braquicefálicas.
Veja quais raças costumam ter mais remela:
- Shih tzu;
- Lhasa Apso;
- Pug;
- Buldogues Francês e Inglês;
- Sharpei;
- Cocker Spaniel;
- Poodle.
Outro fator que pode interferir no acúmulo de remela nos olhos é a idade do cachorro. Com a velhice, os pets idosos podem produzir mais remela do que quando eram mais jovens.
O que pode ser remela no olho do cachorro?
Encontrar uma pequena quantidade da secreção no seu pet é aceitável.
Contudo, se você perceber que está se formando muita remela no olho do cachorro, o ideal é levá-lo em um veterinário especializado em oftalmologia para investigar a condição.
A ramela pode significar que seu pet está com alguma alergia ou irritação na superfície ocular. Nesse caso, ela pode causar desconforto ou coceira, assim como embaçar a vista.
Por outro lado, pode ser um efeito de baixa umidade no ar que resseca os olhos dos cachorros. Portanto, pode ser causado pelo clima muito seco ou pelo uso de ar-condicionado do ambiente.
Mas também pode significar que o desenvolvimento de uma doença ocular ou ser um sinal clínico secundário de outra doença.
Veja quais podem ser as causas:
- Infecções bacterianas, virais e fúngicas;
- Lesão ocular, causada por arranhões ou corpos estranhos;
- Doenças oculares e palpebrais;
- Alergias a pólen e ácaros;
- Sujidades, como partículas de poeira e areia;
- Obstrução das vias lacrimais;
- Crescimento de pelos em direção ao olho;
- Doenças dermatológicas.
Veja mais sobre:
Conjuntivite em cachorro: como você deve tratar seu pet?
Além disso, a remela no olho do cachorro pode ser verme no coração (Dirofilaria immitis), nos pulmões (Angiostrongylus cantonensis) ou nos olhos (Thelazia callipaeda).
Contudo, as verminoses também apresentam outros sinais clínicos. Então, além de ficar atento se houve alguma mudança de comportamento no pet, é necessário realizar alguns exames para obter um diagnóstico assertivo.
Mas, além do excesso da substância, ainda existe uma diferença na sua coloração, o que auxilia a distinguir a causa da condição entre todas as possibilidades.
Veja o que significa remela no olho do cachorro de acordo com a pigmentação:
Remela branca no olho do cachorro
A coloração branca ou transparente é comum e não indica a existência de um problema. Mas se existe excesso de remela no olho do cachorro, pode ser um indicativo de olho seco ou presença de corpos estranhos na superfície ocular.
Remela amarela no olho do cachorro
A cor amarelada da remela, e em grande quantidade, pode indicar que existe um problema mais grave, como secreção ocular e infecção, inflamação ou irritação no tecido conjuntivo.
Remela verde no olho do cachorro
Encontrar remela esverdeada no olho do cachorro é um forte sinal de que existe uma infecção ocular, que pode ser acompanhada de vermelhidão e dor na vista.
Leia mais sobre:
Cachorro com olho vermelho: 8 possíveis causas
Remela escura no olho do cachorro
A remela com tonalidade marrom ou cinza pode significar a presença de sujidades. Apesar de não ser grave, é necessário ficar atento para não causar incômodo nos olhos.
Remela preta no olho do cachorro
A presença de remela de coloração preta pode indicar a existência de uma doença ocular mais grave.
Essa tonalidade, geralmente, está relacionada a hemorragias, neoplasias (tumores) ou até mesmo descolamento de retina.
Qual a diferença entre lágrima ácida e remela no olho do cão?
A lágrima ácida é uma mancha amarronzada ao redor ou no canto dos olhos do cachorro. Em contato com o ar, as substâncias nas lágrimas oxidam e pigmentam o pelo e a pele.
O acúmulo das lágrimas ocorre porque os ductos nasolacrimais não estão drenando as lágrimas com eficiência. Entre as causas, podemos citar obstrução ou má formação nos canais, alterações nas pálpebras e cílios fora da posição.
Já a remela é a junção do excesso de lágrima junto à poeira e a sujidades presentes na superfície ocular. Conforme o cachorro pisca os olhos, todos esses resíduos são empurrados para fora, em direção ao canto interno dos olhos.
Remela no olho do cachorro, como tratar?
Como a ramela pode ter causas diferentes, é necessário avaliar cada caso individualmente por um especialista e seguir com o tratamento mais adequado.
Não é indicado utilizar nenhum tipo de remédio para remela no olho do cachorro sem a orientação do médico veterinário, pois pode irritar a vista no
Aprenda mais sobre: Olho de cereja em cachorro.
O que passar no olho do cachorro quando está remelando?
A melhor forma de limpar a remela é utilizar soro fisiológico ou água filtrada em temperatura ambiente, com auxílio de gaze.
Não é recomendado utilizar algodão para a limpeza, pois as fibras podem grudar nos olhos. E, se não forem removidas, podem causar desconforto e até mesmo causar uma infecção.
Além disso, essa limpeza pode ser feita diariamente para evitar o acúmulo de remela nos olhos. Caso o veterinário especializado em Oftalmologia recomende, o tutor pode fazer o uso de lubrificantes oculares.
Inova Veterinária?
A Inova é um hospital veterinário 24h em Sorocaba que possui uma infraestrutura completa para receber seu pet e cuidá-lo da melhor maneira possível.
Possuímos uma equipe de veterinários de diferentes especialidades, para atender seu pet de forma integral.
Além disso, nossos ambientes são equipamentos com alta tecnologia e planejados para oferecer conforto e segurança.
Veja quais são os serviços que oferecemos:
- Clínica médica e medicina preventiva;
- Cirurgia geral e especializada;
- Microchipagem;
- Hemocentro;
- Exame cardiológico;
- Diagnóstico por imagem;
- Espaço de reabilitação;
- Ambulatório;
- Emergência;
- Pronto atendimento;
- Laboratório;
- Internação e UTI.
Temos duas unidades em Sorocaba para atendimento:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Agende uma consulta agora!