Castração do meu cachorro. Devo realizar? - Hospital Veterinário Inova

Por que devo realizar a castração do meu cachorro?

Meu cachorrinho faz xixi pela casa toda, o que devo fazer?

É verdade que o cão engorda após ser castrado?

A castração no cachorro é sempre uma dúvida muito frequente entre os tutores. Muita gente fica com medo ou com dúvidas e desconhece quais são os reais benefícios de castrar o seu animalzinho. As vantagens da castração no cão vão muito além do controle da reprodução do seu pet e abaixo vamos mostrar os motivos do porquê castrar o seu filho de 4 patas e quando é o período mais indicado!

Vamos começar pelas meninas… A castração de cadelas deve ser realizada a partir de 5 a 8 meses de idade, dependendo do porte da cachorrinha (quanto menor o porte mais cedo acontece o primeiro cio).

Por que tanta pressa em realizar a castração na fêmea?

Porque a castração antes do primeiro cio é a medida preventiva mais eficiente contra o tumor de mama, reduzindo em até 97% a sua incidência! A cada cio, as chances de a cadelinha desenvolver tumor de mama aumentam exponencialmente, até que, após o quarto cio a castração já não é mais eficaz na prevenção do tumor de mama.

Além deste fato, a castração da fêmea irá prevenir doenças como gravidez psicológica (sim! Pode acontecer por outros fatores que não discutiremos aqui), mastite (inflamação das mamas) e infecção de útero (piometra). Esta última é uma das principais causas de cirurgia nas fêmeas de meia idade a idosas não castradas e é uma doença que pode pôr em risco a vida da sua cachorrinha, onde o único tratamento é através de uma castração de emergência.

 

E o meu cachorrinho que faz xixi pela casa toda, a castração pode ajudar?

Sim, a indicação nesses casos também é a de castração precoce… A boa notícia é que este procedimento é bem mais simples do que nas cachorrinhas! Machos castrados de 6 a 12 meses de idade se tornam menos territorialistas, ou seja, irão deixar de urinar pela casa! Para os machinhos que já marcam território, a castração não vai extinguir totalmente esse hábito, porém vai diminuir muito a frequência! Em contrapartida, a castração a partir de 12 meses de idade irá permitir um ganho muscular maior do que em animais castrados antes desse período. Portanto, se o fato do seu cãozinho urinar por aí não te incomoda, se torna interessante deixar para castrá-lo mais tarde. Mas não tão tarde! A castração do cão macho previne uma alteração chamada hiperplasia prostáticabenigna (HPB), uma doença que também acomete humanos e que pode levar a consequências graves, culminando em cirurgia de emergência.

É verdade que o cachorrinho engorda após ser castrado?

Pode acontecer sim… É que o metabolismo do seu cãozinho diminui após a castração, como na menopausa da mulher, sabe? Porém se ele tiver uma dieta balanceada, uma ração adequada, oferecida na quantidade diária correta, ele não vai se tornar um animal com sobrepeso. E lembrando sempre que exercícios frequentes também auxiliam no controle de peso do seu bichinho. E claro, não podemos esquecer que a castração, independente do cãozinho ser macho ou fêmea, traz a vantagem de evitar a transmissão de doenças hereditárias e até mesmo as sexualmente transmissíveis!

É muito importante que a castração seja um procedimento bem planejado e realizado com muito cuidado. No Hospital Veterinário Inova realizamos os exames pré- operatórios completos e a cirurgia é realizada na presença de um anestesista e dois cirurgiões, cada um em sua área! Sendo cercada de todos esses cuidados, a castração é um procedimento com baixa taxa de complicação, apresentando muito mais vantagens do que desvantagens. Tudo isso para garantir que seu cãozinho tenha uma excelente recuperação com a maior segurança possível.

Você pode entrar em contato com nossa equipe aqui no Hospital Veterinário Inova e agendar a sua consulta conosco.