Você precisa aprender como tratar otite canina e quais outros cuidados devem ser tomados para garantir a saúde e o bem-estar do seu cachorro.
Essa é uma doença que causa bastante desconforto nos peludos e, se não for tratada corretamente, pode provocar até a perda auditiva.
Por isso, além de saber reconhecer os sinais, você deve recorrer ao auxílio de um médico veterinário qualificado, que ofereça um diagnóstico preciso e prescreva o tratamento mais adequado.
E, claro, depois é essencial seguir as orientações para que seu pet se recupere rapidamente e não volte a desenvolver a condição novamente.
Então, acompanhe este texto para saber como tratar a otite canina, quais são os riscos, entre outras dúvidas.
Boa leitura!
O que é a otite canina?
Ela se desenvolve por causa da proliferação de bactérias e os fungos que vivem dentro dos canais auditivos e por outros fatores, como limpeza inadequada ou acúmulo de sujeira.
A doença é classificada de acordo com a porção do canal auditivo que foi afetado:
- Externa: afeta a parte externa do órgão e é o tipo mais comum diagnosticado nos cães;
- Média: ocorre na região média do canal auditivo, próxima ao tímpano, e causa infecções mais graves;
- Interna: atinge a região mais interna do órgão, próxima ao labirinto, por isso, é a forma mais grave da doença, já que pode causar danos nos nervos, complicações e até o óbito.
Caso a infecção não seja tratada, ela pode evoluir para a otite crônica canina, que é mais persistente e recorrente nos cães.
Essa condição é mais difícil de ser tratada, porque não responde bem aos tratamentos convencionais, além da sua causa também estar relacionada a outras doenças, como alergias e distúrbios endócrinos, o que exige uma intervenção mais complexa.
A otite crônica em cães não possui cura, e se não for tratada rapidamente, pode trazer complicações graves no tímpano e a perda auditiva.
Portanto, o diagnóstico correto e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações e garantir o bem-estar do seu companheiro de quatro patas.
O que causa a otite canina?
A doença pode acometer qualquer cachorro, no entanto, existem raças que possuem predisposição a desenvolver doenças alérgicas ou hormonais, que facilitam o desenvolvimento de otite.
Além disso, cães com orelha caída têm mais propensão a desenvolver a doença, assim como cachorros de raças seborreicas.
Entre eles, podemos citar:
- Beagle;
- Dachshunds (salsicha);
- Basset Hounds;
- Cocker Spaniel;
- Golden Retriever;
- Labrador;
- Pastor Alemão;
- West Highland White Terrier.
Em raças de cachorro com orelhas caídas, a otite ocorre porque há dificuldade na circulação de ar, o que favorece ambientes úmidos propícios para que bactérias e fungos se reproduzam de forma anormal.
Essa característica anatômica também dificulta a limpeza e facilita o acúmulo de sujeira e secreções no canal auditivo.
Já em cães de raças com predisposição a seborreia, a otite canina ocorre pela produção excessiva de sebo, que acaba se acumulando no canal auditivo.
Assim sendo, a limpeza e cuidados inadequados nos condutos auditivos favorecem o desenvolvimento de infecções bacterianas e fúngicas.
Outra causa provável para a otite é a presença de corpos estranhos no canal auditivo, como algodão, que também favorece a inflamação.
Otite canina: como tratar?
Na otite externa, o tratamento consiste na limpeza e aplicação de medicação tópica. Na otite média e interna, é necessário incluir a administração de medicações orais e até a lavagem ótica, que é um procedimento mais invasivo.
Como tratar otite canina em casa?
Na maioria dos casos, a infecção pode ser tratada em casa pelos tutores, seguindo as orientações do veterinário.
O tratamento, que pode durar alguns meses, consiste em aplicações de medicamentos tópicos, assim como a limpeza do canal e a administração de medicamentos orais.
Em outros casos, quando existe dificuldade em realizar o tratamento em casa, é necessário que a otite em cães seja tratada no consultório do veterinário, para que sejam aplicadas doses únicas de medicações de longa duração.
Como tratar de otite canina crônica?
Em casos de otites crônicas, o tratamento consiste na lavagem dos condutos auditivos de forma periódica, pelo resto da vida do cachorro, preferencialmente, com o pet anestesiado.
A lavagem não deve ser realizada em casa, porque o canal auditivo é um órgão muito sensível e o manejo incorreto pode causar danos irreversíveis.
Além disso, é necessário tratar a causa adjacente da otite, para controlar a condição e evitar complicações.
Melhor clínica para tratar otite canina
Na Inova Hospital Veterinário, você encontra a melhor equipe de veterinários em Sorocaba, que está comprometida em oferecer os melhores cuidados ao seu cãozinho.
Contamos com atendimento de clínico geral 24 horas, para atender emergências e promover a melhora do seu pet. Mas também é possível agendar o atendimento de segunda a sexta.
Nossa estrutura conta com ambulatório, pronto atendimento, internação, entre outros serviços, todos equipamentos com a tecnologia mais moderna para cuidar do seu pet.
Se você identificou que seu companheiro de 4 patas está com otite, agende uma consulta com nossos veterinários!
Nossas unidades estão localizadas:
Temos duas unidades em Sorocaba para atendimento:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Agende uma consulta agora!