Ir para o conteúdo
  • (15) 3333-2300
  • (15) 3333-2300

Hospital Veterinário 24h

Resultados de Exames
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Menu
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Meu pet pode ter hérnia de disco?

  • maio 3, 2019
  • 12:08

A hérnia de disco é o deslocamento do disco intervertebral ou do seu conteúdo para o canal medular. É o problema de coluna mais comum em cães, sendo muito raro em gato. Pode ocorrer de três formas:

1. Extrusão: hérnia/explosão do conteúdo interno do disco intervertebral (tipo 1). Afetam animais mais jovens 2-6 anos.

2. Protusão: hérnia/ deslocamento leve da porção fibrosa (tipo 2). Afetam animais mais velhos, mais de cinco anos.

3. Extrusão pontual: um pedaço do disco explode na medula, como um tiro (tipo 3).

A hérnia de disco é a deslocamento do disco ou parte dele para o canal medular normalmente causado pela degeneração discal prévia, fato que altera a sustentação das estruturas e a capacidade de absorver os impactos na coluna provocando assim, o deslocamento. Raramente um disco bem formado e normal irá se deslocar, mesmo o animal sendo bastante ativo, pulando, brincando, descendo e subindo escadas. O deslocamento de um disco normal pode acorrer em casos de um impacto muito importante na coluna como em um trauma, num atropelamento por exemplo. O mais comum é o disco degenerado se deslocar com movimentos moderados que causam impacto na coluna. Desse modo, é comum o veterinário recomendar que um paciente com evidência de degeneração discal ao raio-x ou mesmo sendo de uma raça comumente acometida que evite subir e descer escadas, assim como subir e descer de camas e sofás.

A hérnia de disco pode causar sintomas diversos como dor na coluna, gritos esporádicos, dificuldade em levantar, apatia, hiporexia, dor ao andar fazendo o paciente mancar, fraqueza nas patas, tremores, incoordenação ao andar, tropeçar e cruzar as patas, posicionar os dedos para baixo ao andar e em casos mais graves paralisia dos membros pélvicos ou dos 4 membros, incapacidade de andar e urinar. A dor na coluna pode ser incapacitante, principalmente quando atinge a região cervical (pescoço), o animal não consegue se mexer pela dor na coluna e não pela lesão grave da medula.  

Normalmente nesses casos de hérnia de disco, ocorre compressão da raiz nervosa e o paciente vai mancar do membro que o nervo referente percorre. É comum mancar das patas da frente (torácicos) se a hérnia é cervicotorácica e mancar das patas de trás (pélvicos) quando a hérnia eh lombar e/ou lombossacra.

Sempre nos casos de compressão de raiz nervosa, o paciente tem muita dor local e ao se movimentar. Algumas raças são mais afetadas que outras e a hereditariedade pode ocorrer. Raças condrodistróficas sofrem mais com sinais clínicos pela morfologia do esqueleto e por terem mais incidência de degeneração discal.

O canal medular dos condrodistróficos é mais estreito levando a medula sofrer mais com a compressão em qualquer deslocamento discal.  As raças condrodistróficas mais acometidas: Teckel(Dachshound), Beagle, Basset hound, Shih-tzu, Pequinês e Lhasa Apso, Raças de grande porte acometidas: Pastor alemão, Doberman, Rottweiler e Labrador retriver.

O tratamento da hérnia de disco baseia-se no repouso absoluto durante a crise pelo menos por três semanas e no tratamento da dor em pacientes com sinais leves a moderados. O tratamento cirúrgico é indicado para pacientes graves, que estão paralisados, ou mesmo quando o conservativo não resultou em melhora clínica.

Infográfico doenças ortopédicas

Aqui na Inova temos profissionais capacitados a elucidar a causa da paralisia e concluindo o diagnostico de hérnia de disco, indicar o tratamento mais adequado. A hérnia de disco é considerado um problema tanto ortopédico quanto neurológico, podendo ser atendida pelas 3 profissionais da área: a Dra. Caroline Estanislau, a Dra. Natália Nalesso e a Dra. Maíra.

Estamos à disposição!

Leia também:

Veterinário examinando um gato durante atendimento clínico, com foco na avaliação da saúde da pele e possíveis lesões.

Esporotricose felina: feridas que não cicatrizam precisam de atenção

30 de outubro de 2026
Leia mais »
Gato em consulta veterinária sobre uma mesa de atendimento, representando avaliação de saúde felina e investigação de PIF.

PIF felina: sintomas, diagnóstico, PIF seca e PIF úmida

28 de outubro de 2026
Leia mais »
Veterinária do Inova Hospital Veterinário 24h segurando um filhote de gato durante primeira consulta veterinária.

Conheça as 10 raças de gatos mais populares no Brasil

23 de outubro de 2026
Leia mais »
Médico-veterinário examina um cão de pequeno porte sobre uma mesa de atendimento, utilizando estetoscópio e apoiando uma das mãos no corpo do animal.

Meu cachorro foi atropelado: primeiros cuidados e sinais de alerta

14 de outubro de 2026
Leia mais »

Atendimento

Consultas agendadas:
Clínica de Especialidades – Unidade Nogueira Padilha
Segunda a Sexta-feira: das 08 às 21h
Sábados das 08h às 18h

 

Clínica de Vacinas e Especialidades – Unidade Campolim

Segunda a Sexta-feira: das 09h às 20h
Sábados das 09h às 13h

Hospital para Pronto Atendimento e Emergências:

Todos os dias – 24h

Atendimento por ordem de chegada

Endereços

Hospital 24h e Clínica de Especialidades:

Avenida Nogueira Padilha,
1770  Vila Hortência – Sorocaba/SP

Fone: (15) 3333-2300

Clínica – Unidade Campolim:

Avenida Gisele Constantino, 1495
Parque Campolim – Sorocaba/SP 
Fone: (15) 3333-2300

Facebook

Inova Hospital Veterinário 2020.
Todos os direitos Reservados

24h

Hospital Veterinário

Facebook Instagram Youtube