Assim como ocorre com os seres humanos, há diversas técnicas de fisioterapia para a reabilitação de pets.
A fisioterapia é uma grande aliada na recuperação de animais que passaram por cirurgias ortopédicas ou sofreram lesões.
Também é eficaz no tratamento da obesidade em cães e gatos e no manejo de doenças ortopédicas e neurológicas, bem como suas sequelas.
Além disso, é uma excelente opção para melhorar a qualidade de vida de pets idosos, ajudando a aprimorar sua mobilidade, postura, força e coordenação motora.
As técnicas de fisioterapia veterinária também reduzem a necessidade de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, contribuindo para o bem-estar e a recuperação dos animais.
Em nosso Espaço de Reabilitação, utilizamos algumas técnicas como:
- Eletroterapia;
- Acupuntura;
- Laserterapia;
- Ultrassom terapêutico;
- Hidroterapia veterinária (Esteira aquática);
- Ozonioterapia;
- Entre outras.
Como iniciar a fisioterapia em cachorro e gato?
O veterinário fisioterapeuta, ou de outras especialidades, pode indicar a reabilitação para o pet, caso identifique a necessidade.
Mas o tutor também pode solicitar uma consulta com o profissional para avaliar a condição do pet e indicar a abordagem mais adequada.
Aliás, o tratamento também é indicado como forma de prevenção e manutenção da saúde do pet, para evitar que ele desenvolva problemas musculares, articulares ou até neurológicos.
Além disso, a fisioterapia para gato e cachorro pode ser utilizada de forma complementar para outros tratamentos, como medicamentos ou terapias integrativas.
Geralmente, o diagnóstico ocorre por meio de exames físicos, clínicos e outros complementares.
Como funciona a fisioterapia para animais?
A quantidade e a periodicidade das sessões de fisioterapia para cachorro e gato depende da condição do paciente, que é avaliado pelo veterinário.
Em alguns casos, o plano de tratamento pode levar algumas semanas, mas, em outros, pode chegar a meses.
Além disso, o plano de tratamento pode ser ajustado conforme a evolução do pet, que acompanha os sinais vitais e a melhora durante as sessões, por meio de avaliações periódicas.
Aqui na Inova Veterinária, a fisioterapia para cachorros e gatos é realizada no espaço de reabilitação, que é oferecida tanto para os pacientes internados quanto para os pacientes ambulatoriais ou de encaminhamentos.
Saiba mais sobre Ortopedia em cachorro.
Como é a fisioterapia em pets?
A fisioterapia recorre ao uso de equipamentos, acessórios e técnicas para promover a recuperação do paciente.
No entanto, a abordagem depende não só da condição do paciente, como da espécie. A fisioterapia de cachorro e de gato é adaptada para suas necessidades específicas e diferenças anatômicas e comportamentais.
Como fazer fisioterapia em cachorro?
Com técnicas terapêuticas não invasivas, como exercícios terapêuticos e massagens, é possível recuperar a mobilidade perdida e fortalecer os músculos enfraquecidos.
As atividades com pranchas, bola, esteira para caminhada e obstáculos em um circuito são ótimas opções para ajudar na recuperação e conservação da musculatura dos cãezinhos.
Como fazer fisioterapia em gatos?
A fisioterapia para gatos é adaptada de acordo com o paciente. O ambiente pode ser muito estressante para eles. Por isso nos preocupamos em manter um local seguro e confortável para que as sessões de fisioterapia sejam o melhor possível.
Com exercícios, como cinesioterapia, magnetoterapia, laserterapia, radiofrequência e uso de esteira aquática, também é possível proporcionar uma qualidade de vida melhor para os gatos.
Recomendações para fisioterapia
Quando é indicada?
As técnicas de reabilitação são recomendadas para melhorar a qualidade de vida de cães e gatos.
Para doenças ortopédicas, como artrite, artrose, ruptura do ligamento cruzado, displasia coxofemoral e luxação de patela, a fisioterapia é indicada para auxiliar no tratamento e recuperação dos animais.
Já para doenças neurológicas, como hérnia de disco em cachorro, traumas na coluna e cinomose, a fisioterapia atua na reabilitação dos pacientes.
Outro cenário o qual o tratamento também é indicado para pets com obesidade, porque auxilia na perda de peso e na melhora da mobilidade.
Quando não é recomendada?
Apesar do tratamento ser altamente eficaz e benéfico para cães e gatos, a fisioterapia não é recomendada para alguns casos.
Por exemplo, pets com fraturas precisam passar por uma cirurgia ou estabilizar o membro antes de iniciar a fisioterapia.
Quadros de infecções agudas também precisam primeiramente tratar a infecção para então iniciar a reabilitação, mas algumas técnicas como a ozonioterapia podem ajudar nesse momento.
Por isso, é importante que o paciente seja avaliado por um médico veterinário antes de iniciar qualquer tratamento de fisioterapia para gatos e cachorros.
Onde fazer fisioterapia em cachorro e gato?
Na Inova Hospital Veterinário 24h, você encontra o Espaço de Reabilitação, que é equipado com os melhores equipamentos e conta com uma equipe especializada para atender o seu pet.
Nossas unidades estão localizadas:
Temos duas unidades em Sorocaba para atendimento:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Veterinária Responsável:
Dra. Karina Wogel
CRMV-SP: 47.257
Agende uma consulta agora!