O que é microchipagem animal?
A microchipagem animal é uma forma moderna e eficaz de identificação dos pets.
Os microchips são mini circuitos do tamanho de um grão de arroz, produzidos para serem implantados sob a pele dos animais. O material utilizado é biocompatível, ou seja, não causa nenhum tipo de reação no pet ou no local de aplicação.
Cada microchip tem um código único, semelhante a um código de barras, que é cadastrado em um banco de dados, juntamente às informações do pet e do seu responsável.
Como funciona a microchipagem em animais?
O pet que recebe o microchip pode ser facilmente identificado, cuja leitura ocorre por meio de um leitor específico que apenas clínicas veterinárias e centros de zoonoses possuem.
Portanto, o cadastro das informações, assim como suas alterações, só pode ser realizado por veterinários registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado.
Assim sendo, não é possível desativar o chip. A alteração da identificação e da certificação é feita pelo veterinário responsável, o que oferece mais segurança aos pets e aos tutores.
É importante lembrar que o intuito do microchip é apenas a identificação dos pets, isto é, não funciona como um localizador por GPS.
Como é feita a microchipagem em animais?
A aplicação é simples e rápida, e pode ser realizada no consultório, sem a necessidade de internar o pet, podendo ser realizada a partir dos 2 meses de idade. E não existem restrições quanto a pets com comorbidades.
O microchip já vem inserido no próprio aplicador, que é aplicado embaixo da pele, seguindo os princípios da administração subcutânea de qualquer medicamento.
Geralmente, não é necessário administrar sedação para a microchipagem de animais, mas, pets menos dóceis e mais agressivos podem exigir o uso de tranquilizantes para realizar o procedimento.
Após a implantação, o microchip não requer nenhum tipo de manutenção e permanece ativo durante toda a vida do pet.
Atualmente, o material que reveste os microchips também impede sua migração embaixo da pele, portanto, ocorre menos riscos do pet sentir algum incômodo.
Também é incomum que sintam alguma irritação, já que o material é biocompatível. Mas, caso seja necessário, é possível removê-los cirurgicamente.
Lei de microchipagem animal
Em muitos países a prática de microchipagem é obrigatória, sendo considerada fundamental para guarda responsável, atendendo às exigências ISO 11784 e ISO 11785.
Assim sendo, para realizar uma viagem internacional, é necessário realizar a microchipagem animal, assim como outros procedimentos.
A Inova Hospital Veterinário 24h respeita as normas internacionais quanto ao local de aplicação do transponder, ou seja, no subcutâneo do dorso, entre as escápulas.
Além disso, no Brasil já existem muitas cidades brasileiras que também exigem a aplicação dos microchips, cuja exigência tem se espalhado pelo país.
Após a aplicação, o pet recebe um certificado de microchipagem animal, porque pode ser exigido no embarque de alguns países, além da leitura que é realizada no mesmo momento.
Agendamento de microchipagem animal
Para realizar o serviço, você pode fazer o agendamento diretamente em nossas clínicas, que possuem veterinário 24h:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Ou agendar uma consulta pelo formulário: