Conjuntivite em cachorro: como você deve tratar seu pet?

A conjuntivite em cachorro é um problema oftálmico que não é considerado grave, mas gera muito incômodo. É importante consultar um veterinário para saber como tratar e entender de pode ser um sinal de alguma outra doença. Para aprender como proteger seu amiguinho, confira o post que preparamos sobre conjuntivite em cachorro! Como é a conjuntivite em cachorro? A conjuntivite não é um problema que acomete exclusivamente os seres humanos. Para os cães, é uma doença oftalmológica muito comum, assim como a úlcera de córnea em cães. Esse problema acontece na conjuntiva, um tecido localizado na parte interna da pálpebra, que recobre as pálpebras internamente e também a esclera (parte branca dos olhos dos pets) cuja função é proteger os olhos dos cães. Mas, ao contrário do que algumas pessoas pensam, se trata de um quadro de inflamação, e não de infecção. Conjuntivite de cachorro pega em humano? Se você tem dúvida se o pet transmite doença, a resposta é não! Os cães não transmitem conjuntivite aos donos. E a conjuntivite humana pega em cachorro? Também não! De qualquer forma, é necessário tratar o mais rápido possível, já que esse problema costuma ser muito incômodo para os pets. O que causa conjuntivite em cachorro? As causas da conjuntivite canina são muito variadas. São elas: Bactérias; Vírus; Traumas; Alergias; Contato com produtos químicos; Vento; Poluição; Baixa produção de lágrimas; Tumores; Doenças como a cinomose e a leishmaniose Algumas raças são mais propensas a ter problemas oculares, esse é o motivo do surgimento da conjuntivite em cachorro shih-tzu, poodle, cocker, lhasa apso, pug e pequinês. No entanto, os cães das raças sharpei, bulldog, chow chow, akita e beagle também são mais sensíveis para problemas oculares. Portanto, os tutores devem ficar ainda mais atentos ao notarem alguma irritação no olho do seu amiguinho. Cinomose A cinomose causa conjuntivite em cachorro como uma forma de sintoma. Essa é uma doença viral que pode atacar o pet de três maneiras pelos sistemas: respiratório, gastrointestinal ou neurológico. Além da conjuntivite, com uma secreção bem grossa, ser um dos sintomas da doença, a cinomose pode causar dificuldade em respirar, muito catarro, diarreia, vômito e gerar convulsão no pet. Leishmaniose Essa é uma zoonose infecciosa mais grave, que pode ter a conjuntivite como um de seus sintomas. É causada pelo parasita leishmania, geralmente, transmitido por uma picada de mosquito infectado. Essa doença ataca o sistema imunológico do pet, afetando órgãos como a medula óssea, baço e fígado. Pode ser fatal. Você pode se interessar: Diabetes em cachorro Queda de pelo em cachorro Conjuntivite em cachorro: sintomas Ao contrário de algumas doenças que são mais difíceis de identificar, como o verme em cachorro, os sintomas da conjuntivite em cachorro são bastante evidentes. Confira: Cachorro com olho vermelho; Cachorro com olho inchado; Remelas (secreções) e piscadas em excesso; Dificuldade em manter os olhos abertos; Lacrimação / lacrimejamento. Se você notar algum desses sintomas no seu pet, leve-o ao veterinário o mais rápido possível para que o problema não se torne ainda maior. O profissional saberá identificar e como curar conjuntivite em cachorro. Portanto, não ceda à tentação de utilizar um remédio caseiro para conjuntivite em cachorro ou mesmo um colírio humano no seu amiguinho, já que ambas as “soluções” podem agravar o problema, por mais que sua intenção seja ajudá-lo. Como tratar conjuntivite em cachorro? Ao visitar um veterinário, ele fará um exame clínico no pet para diagnosticar a doença. Além disso, poderá solicitar outros exames, se o caso for mais grave ou estiver relacionado a outra doença. A partir do que ele constatar na consulta e do resultado dos exames, ele saberá como cuidar de conjuntivite em cachorro, podendo receitar colírio para conjuntivite em cachorro ou algum outro tipo de medicação. Caso seja uma conjuntivite bacteriana, por exemplo, provavelmente, o veterinário irá prescrever algum antibiótico para conjuntivite em cachorro. Mas se for uma conjuntivite em cachorro alérgica, pode ser prescrita uma outra medicação, como um colírio com corticosteróide. Além de toda a medicação, é necessário fazer a limpeza do olho com soro fisiológico. Essa higienização é importante para evitar que a secreção atraia algum bichinho ou deixe o pet ainda mais suscetível a outras infecções. De uma maneira geral, o tratamento escolhido vai depender do diagnóstico final e da causa da doença. Afinal, existem muitas patologias nos olhos que podem afetar o seu pet. Leia o guia completo: Alimento que cachorro não pode comer Quanto tempo dura a conjuntivite em cachorro? O tempo de cura da doença irá depender da gravidade do problema. Em casos não tão graves, costuma melhorar em cerca de 3 a 5 dias após o início do tratamento recomendado pelo veterinário. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais rápido o seu amiguinho estará curado! “Lembrando que, caso seu pet esteja coçando os olhos, o primeiro passo é colocar o colar elizabetano para evitar que ele cause uma úlcera de córnea em cães, além de levá-lo a uma consulta com um veterinário”, segundo recomendação da oftalmologista veterinária Dra. Cristiane Estanislau (CRMV-SP: 26.637). Conheça a Inova A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes, transmitindo segurança aos tutores. Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores. A Inova conta com o atendimento diversas especialidades veterinárias, em uma estrutura completa para atender tudo que o seu pet precisar, oferecendo ambulatório central, diagnóstico por imagem, centro INOSCOPE (serviço de endoscopia), emergência e pronto atendimento, internação, microchipagem, entre outros serviços. Temos também uma parceria com a Prime Diagnóstico Veterinário, oferecendo o serviço de tomografia caso seu pet necessite. Você está desconfiada que seu amiguinho está com algum problema oftalmológico? Entre em contato com a gente e agende uma consulta! Leia também: Dermatite em cachorro

A conjuntivite em cachorro é um problema oftálmico que não é considerado grave, mas gera muito incômodo. É importante consultar um veterinário para saber como tratar e entender de pode ser um sinal de alguma outra doença. Para aprender como proteger seu amiguinho, confira o post que preparamos sobre conjuntivite em cachorro! Como é a […]