Conjuntivite em cachorro: como você deve tratar seu pet?

A conjuntivite não é um problema que acomete exclusivamente os seres humanos! Essa doença também pode afetar os pets. Confira o post que preparamos sobre conjuntivite em cachorro! Como é a conjuntivite em cachorro? A conjuntivite canina é uma doença oftalmológica muito comum, assim como a úlcera de córnea em cães. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, se trata de um quadro de inflamação, e não de infecção. Pode se tratar tanto da doença em si, como ser um sintoma de alguma outra doença. Esse problema acontece na conjuntiva, um tecido localizado na parte interna da pálpebra, que recobre as pálpebras internamente e também a esclera (parte branca dos olhos dos pets). Ela serve para proteger os olhos dos cães. Conjuntivite de cachorro pega em humano? Se você tem dúvida se o pet transmite doença, a resposta é não! Os cães não transmitem conjuntivite aos donos. E a conjuntivite humana pega em cachorro? Também não! Ou seja, quanto a esse aspecto, pode ficar tranquilo! De qualquer forma, é necessário tratar o mais rápido possível, já que esse problema costuma ser muito incômodo para os pets. O que causa conjuntivite em cachorro? As causas desse problema são muito variadas. Trouxemos algumas para você conhecer: Bactérias; Vírus; Alergias; Contato com produtos químicos; Poluição - sabe aquele hábito dos cães de andarem com a cabeça de fora da janela do carro? Isso pode ressecar os olhos e causar a conjuntivite; Baixa produção de lágrimas; Doenças como a cinomose e a leishmaniose, que tem a conjuntivite como sintoma. Algumas raças são mais propensas a ter problemas oculares, como é o caso da conjuntivite em cachorro Shih-tzu. Portanto, os tutores devem ficar ainda mais atentos ao notarem alguma irritação no olho do seu amiguinho. Conjuntivite em cachorro: sintomas Ao contrário de algumas doenças que são mais difíceis de identificar, como o verme em cachorro, a conjuntivite tem sintomas bastante evidentes. Confira: Cachorro com olho vermelho; Cachorro com olho inchado; Remelas e piscadas em excesso; Dificuldade em manter os olhos abertos; Lacrimação / lacrimejamento. Se você notar algum desses sintomas no seu pet, leve-o ao veterinário o mais rápido possível para que o problema não se torne ainda maior. Ele (a) saberá, da melhor maneira, como curar conjuntivite em cachorro. Como tratar conjuntivite em cachorro? Ao visitar um veterinário, ele fará um exame clínico no pet para diagnosticar a doença. Ele também poderá solicitar outros exames, se o caso for mais grave ou estiver relacionado a outra doença. A partir disso, ele saberá como cuidar de conjuntivite em cachorro, podendo receitar colírio para cachorro ou remédio para conjuntivite em cachorro. Não é recomendado utilizar nenhum remédio caseiro para conjuntivite em cachorro, e nem mesmo colírio humano no pet, já que ambos podem agravar o problema, por mais que sua intenção seja ajudá-lo. Quanto tempo dura a conjuntivite em cachorro? O tempo de cura da doença irá depender da gravidade do problema. Em casos não tão graves, costuma melhorar em cerca de 3 a 5 dias após o início do tratamento recomendado pelo veterinário. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais rápido o seu amiguinho estará curado! “Lembrando que, caso seu pet esteja coçando os olhos, o primeiro passo é colocar o colar elizabetano para evitar que ele cause uma úlcera de córnea em cães, além de levá-lo a uma consulta com um veterinário”, segundo recomendação da oftalmologista veterinária doutora Cristiane Estanislau (CRMV-SP: 26.637). Você está desconfiada que seu amiguinho está com algum problema oftalmológico? Entre em contato com a gente e agende uma consulta!

Confira o post que preparamos sobre conjuntivite em cachorro!

Como é a conjuntivite em cachorro?

Conjuntivite de cachorro pega em humano?

O que causa conjuntivite em cachorro?

As causas desse problema são muito variadas. Trouxemos algumas para você conhecer:   Bactérias;   Vírus;  Alergias;  Contato com produtos químicos;  Poluição - sabe aquele hábito dos cães de andarem com a cabeça de fora da janela do carro? Isso pode ressecar os olhos e causar a conjuntivite; Baixa produção de lágrimas;  Doenças como a cinomose e a leishmaniose, que tem a conjuntivite como sintoma.  Algumas raças são mais propensas a ter problemas oculares, como é o caso da conjuntivite em cachorro Shih-tzu. Portanto, os tutores devem ficar ainda mais atentos ao notarem alguma irritação no olho do seu amiguinho.

Conjuntivite em cachorro: sintomas

• Cachorro com olho vermelho;
  • Cachorro com olho inchado;
  • Remelas e piscadas em excesso;
  • Dificuldade em manter os olhos abertos;
  • Lacrimação / lacrimejamento.

Como tratar conjuntivite em cachorro?

Quanto tempo dura a conjuntivite em cachorro?

O tempo de cura da doença irá depender da gravidade do problema.