A castração de gato é um procedimento muito buscado pelos tutores após resgate ou adoção dos seus companheiros.
Mesmo que os bichanos vivam em ambientes mais restritos, como casas sem acesso à rua e apartamentos telados, a cirurgia pode trazer muitos benefícios para os pets.
Além de evitar crias indesejadas, esse procedimento também contribui para a saúde dos felinos e a prevenção de diversas doenças.
Contudo, apesar da castração ser altamente benéfica, ainda há um grande número de tutores que não compreende todos os benefícios ou tem medo de ser algo prejudicial para o seu pet.
Pensando nisso, elaboramos um guia completo sobre a castração de gatos machos e fêmeas.
Acompanhe o conteúdo e saiba tudo sobre o assunto!
Antes de tudo, o que é a castração de gatos?
A cirurgia de castração de gatos é chamada, tecnicamente, de orquiectomia e consiste na retirada dos testículos.
Nas fêmeas, a cirurgia é chamada de ovariosalpingohisterectomia (OSH), na qual realiza-se a remoção do útero e dos ovários.
Portanto, essas operações impossibilitam a reprodução e evitam complicações que podem ocorrer por conta de doenças que são transmitidas através do cruzamento entre os felinos.
Leia também:
Como ajudar um animal abandonado?
Como é feita a castração de gato macho e fêmea?
A cirurgia deve ser realizada por uma equipe composta de veterinários com diferentes especialidades, por exemplo, Cirurgia Geral, Medicina Felina e Anestesiologia Veterinária.
Para realizar a cirurgia, é necessário que o felino esteja saudável e realize uma bateria de exames pré-operatórios, para diminuir os riscos anestésicos e cirúrgicos.
No dia anterior à castração, o bichano deve realizar um jejum de 10 a 12 horas, para evitar complicações, como aspirar o vômito.
O procedimento é realizado com anestesia geral, o que permite que o pet entre em um estado de sono profundo durante todo o procedimento.
Recomenda-se utilizar a anestesia inalatória, porque proporciona uma indução e uma recuperação mais rápida.
O veterinário consegue ajustar com mais facilidade a dose da anestesia, o que permite que reaja rapidamente a qualquer mudança nos sinais vitais do felino.
Outro benefício deste tipo de anestesia é que oferece menos efeitos colaterais do que a anestesia injetável.
Esta, por sua vez, possui mais riscos de intercorrências e uma recuperação mais lenta da anestesia. É normal que o pet fique ainda um dia sob o efeito da sedação.
Além disso, ele é conectado a aparelhos de monitoramento. Dessa forma, os veterinários podem observar os sinais vitais do pet e evitar o surgimento de complicações, ou possibilitar uma rápida intervenção.
Na cirurgia de castração de gato ou gata é necessário raspar a região na qual será feita a incisão.
Por ser um procedimento simples, caso não haja nenhuma complicação, o felino é liberado no mesmo dia.
Saiba porque consultar seu gato com a especialidade de felinos.
Como é a castração de gato macho?
Na maioria das operações realizadas em machos, todo esse processo demora cerca de 10 a 20 minutos.
O veterinário realiza uma pequena incisão na pele do escroto, de onde os testículos serão retirados.
Após a cirurgia, o veterinário fecha a incisão com pontos no local da operação. Como não há abertura abdominal, a recuperação é mais rápida e indolor.
Como é a castração de gato fêmea?
Nas fêmeas, essa operação pode ser um pouco mais demorada, já que possuem uma anatomia reprodutiva mais complexa do que os machos.
Assim sendo, o tempo de cirurgia na castração de gatas pode variar entre 30 e 60 minutos.
O veterinário realiza uma incisão na linha média abdominal, o que permite acesso aos órgãos reprodutivos e a remoção do útero e dos ovários. Em seguida, o corte é fechado com pontos.
Como o procedimento cirúrgico consiste em abrir o abdômen, a recuperação pode ser mais demorada e dolorida para a gata.
Como é a castração de gatos: período pós-operatório
Assim como em seres humanos, o período pós-operatório dos bichanos também necessita de cuidados especiais.
Após a castração, tanto machos quanto fêmeas podem apresentar efeitos colaterais à anestesia, como sonolência e falta de apetite temporária.
A recuperação geralmente ocorre em casa, e é importante seguir as orientações do veterinário quanto aos cuidados pós-operatórios, como evitar que o gato lamba a área da incisão.
Ao retornar para casa, o felino pode apresentar um cheiro um pouco diferente, por causa da manipulação dos veterinários.
Por isso, o ideal é que o bichano seja reintroduzido aos poucos no convívio com os outros pets da casa.
Na maioria das vezes, é necessário que o pet utilize uma roupa de castração para gato, até que seja possível remover os pontos da cirurgia.
Também é necessário retornar à clínica, após o tempo estabelecido pelo veterinário, para verificar a cicatrização do corte.
Após a retirada dos pontos da castração, o gato pode retornar às suas atividades diárias, e não é mais necessário usar a roupa cirúrgica.
Para uma recuperação saudável, é importante manter um ambiente tranquilo e limpo para o gato, para evitar que haja contaminação por bactérias presentes no local.
O gato também pode tomar dipirona para gatos, com o objetivo de diminuir a dor. A dose ideal será receitada pelo seu veterinário.
Além disso, o tutor deve ficar atento quanto ao surgimento de qualquer anormalidade na região que foi realizada a operação, como inchaços, sangramentos ou secreções.
Assim sendo, ao notar qualquer alteração não esperada, o felino deve ser encaminhado imediatamente à clínica veterinária.
Leia mais sobre:
Qual é a idade ideal para castrar o gato?
Se você não quer correr riscos com ninhadas de gatinhos, é importante realizar essa cirurgia o quanto antes.
De forma geral, a castração pode ser realizada em gatos filhotes, de 6 meses de idades aproximadamente.
No entanto, apesar desse período ser o mais recomendado, é importante fazer visitas a um veterinário.
Isso porque cada felino pode desenvolver o corpo em um tempo diferente, o que pode adiar também o seu tempo para fazer a cirurgia.
Por fim, quais as vantagens da castração de gatos?
Em primeiro lugar, a operação pode evitar a reprodução de ninhadas indesejadas e reduzir a população de gatos abandonados.
As fêmeas podem ter de 3 a 4 gestações por ano, que pode chegar a ter até 10 filhotes por ninhada.
Da mesma forma, a cirurgia ajuda a evitar a propagação de doenças, que podem ser transmitidas da gata para os filhotes durante a gestação ou a amamentação, como FIV e FeLV.
Aliás, a própria gata está mais suscetível a desenvolver doenças caso não seja castrada, como é o caso da piometra, que é uma infecção no útero da fêmea, ou do câncer de mama.
A cirurgia de castração de gata, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é a melhor opção para as felinas.
Anticoncepcionais não são recomendados porque podem apresentar diversos riscos à saúde da gata e, inclusive, aumentar as chances de câncer de mama.
Os gatos machos costumam fugir para ir atrás de fêmeas no cio. Com a castração, esse comportamento, assim como a marcação territorial, tende a diminuir.
Também é possível que o gato para de fazer xixi fora da caixinha de areia, caso este comportamento esteja relacionado com a marcação de território.
Os gatos também podem apresentar um comportamento menos agressivo, que costuma ocorrer por causa da disputa com outros machos pelo território e pelas fêmeas.
De forma indireta, a castração de gatos também pode evitar que eles se machuquem em suas escapadas, como atropelamentos, envenenamentos e brigas com outros machos.
Quanto custa uma castração de gato?
O preço do procedimento pode variar de região, assim como de clínica e profissional. Assim sendo, para a castração de gato, o valor pode chegar até R$ 1.500.
Seu gato ainda não foi castrado? Corre para a Inova Hospital Veterinário!
Se o seu gato ainda não passou pelo procedimento e já tem idade suficiente para a castração, entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta para avaliar se o seu bichano está apto a realizar o procedimento!
Temos duas unidades em Sorocaba para atendimento:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Agende uma consulta agora!