Gato tossindo? Você não leu errado! A tosse pode sim acometer os nossos felinos.
Se você observou o seu gato com tosse e quer saber o que pode ser e o que fazer, continue lendo o texto!
Gato tossindo: o que pode ser
A tosse em gatos não é algo muito comum de se ver, por isso esse fato pode causar muita apreensão nos tutores desses pets.
Se o seu felino apresentou um episódio de tosse de gato, saiba que as causas podem ser as mais variadas possíveis.
O diagnóstico deve ser feito por um médico veterinário de confiança, mas podemos destacar algumas das causas mais comuns:
- Asma e bronquite;
- Alergias;
- Fibrose pulmonar;
- Bolas de pelo (muitas pessoas confundem com o gato tossindo bola de pelo, porém essa é uma tentativa do felino expelir – regurgitar – a bola de pelo).
- Resfriado, gripe e, em casos mais grave, pneumonia;
- Doenças cardíacas (tosse provocada por esforço);
- Câncer (mais comum em felinos idosos).
Percebendo a tosse de gato, leve-o a um veterinário para um check-up geral. Descreva o histórico do seu pet e a rotina dele (para descartar a possibilidade de alguma alergia).
Alguns exames também podem ajudar a detectar a causa do problema, mas cabe ao veterinário solicitar.
Gato espirrando e tossindo
É importante ressaltar que a tosse e o espirro são ações diferentes. A tosse em gato possui algumas características, como: alongamento do pescoço e abertura do tórax; Pescoço e cabeça esticados e abaixados e boca aberta ou fechada.
O espirro é uma reação normal do organismo quando algo irrita o nariz do pet, como alguma alergia ou até mesmo fatores externos, como fumaça.
Porém, já ouvimos relatos como ”meu gato está tossindo e espirrando”, e essa junção é algo que se deve prestar atenção, já que juntos podem indicar problemas respiratórios ou pulmonares.
Gato tossindo: o que fazer
Se você quer saber o que fazer quando o gato está tossindo, o aconselhável é levá-lo ao veterinário o mais breve possível, já que o gato com tosse pode indicar muitas doenças que precisam ser tratadas.
Tosse de gato: o que fazer?
Antes de mais nada, é importante lembrar que dar remédio ao seu pet, como dipirona para gatos, sem a orientação médica, pode agravar a saúde do seu amiguinho.
Como já ressaltamos aqui, o indicado é sempre levar o seu pet em consulta com o veterinário, que saberá o que pode ser a tosse seca em gatos e como tratá-los da melhor maneira.
Gato com tosse: engasgo
Quando o gato tosse como se estivesse engasgado, pode ser que algo esteja obstruindo sua garganta. Fique atento aos sintomas e leve-o ao veterinário o mais rápido possível ao notar qualquer sinal que ele esteja ficando com falta de ar.
Como curar a tosse de gato?
O tratamento para tosse dos gatos irá de acordo com o diagnóstico feito pelo veterinário.
Pode ser indicado um remédio para tosse de gato, além de solicitados exames para acompanhar a saúde do felino.
Porém, se o problema da tosse no gato for mais grave, é necessário um acompanhamento contínuo.
Aliás, fazer check ups anuais e cuidar da saúde do seu amiguinho é de suma importância e pode evitar diversas doenças e estar sempre com a saúde do seu pet em dia e evitando surpresas.
Aqui na Inova possuímos um time completo, pronto para te ajudar a cuidar do seu gatinho! Agende uma consulta e venha nos conhecer!