Você não leu errado: os gatos também podem sofrer com espinhas e cravos, conhecido como acne felina!
Esse problema de pele é uma inflamação bem parecida com a acne em humanos e, apesar de ser bem comum, a acne em gatos pode causar bastante desconforto no seu pet.
Geralmente, ela se manifesta abaixo do queixo e ao redor dos lábios do felino e pode ser causada por diversos fatores, como má alimentação, falta de higiene ou estresse.
Para te ajudar a entender sobre o assunto, preparamos um texto explicando as principais dúvidas sobre o que é acne felina, como tratar e outros cuidados importantes. Confira!
Acne felina: o que é?
A acne felina se assemelha muito à humana. Nos felinos, ela começa como um cravo, por conta do entupimento do poro que ocorre pelo excesso de gordura.
Para tratar o problema, geralmente o veterinário indica um remédio para acne felina, assim como outros cuidados essenciais.
Esse problema pode acontecer com qualquer gatinho, independentemente de sua raça ou idade. As regiões do corpo mais afetadas são os lábios e o queixo. Por isso, é um pouco difícil identificar os sinais antes que o problema se agrave.
Mas a acne felina é grave? Em geral, não. No entanto, é importante procurar logo um tratamento, já que esse problema é propício para a proliferação de bactérias, o que origina um quadro de infecção, que costuma causar bastante dor e incômodo.
Portanto, você deve ficar atento a qualquer alteração no seu pet, para que o problema não passe despercebido. Mesmo que não seja grave inicialmente, pode prejudicar a qualidade de vida do bichano a longo prazo.
Acne felina: causas
A acne de gato tem como causa o entupimento dos poros por gordura, isto é, quando as glândulas sebáceas começam a produzir uma quantidade maior do que o organismo consegue eliminar.
Mas, entenda que a produção de sebo é um processo natural da pele, que serve para protegê-la. O problema está apenas no seu acúmulo.
Contudo, outros motivos também podem explicar as causas desse problema, como:
- Problemas no sistema imunológicos;
- Ingestão de alimentos impróprios para felinos;
- Dieta pobre em nutrientes;
- Estresse elevado;
- Dificuldade do pet para fazer a higiene.
Além disso, a condição pode ser causada pelo excesso de umidade na região, uso de bebedouros e comedouros sujos e falta de higiene bucal.
Acne felina: sintomas
Agora que você já sabe quais são as causas da acne felina, chegou a hora de identificar os sintomas.
O sinal clínico mais comum é o surgimento de pontinhos pretos (comedões) no queixo e ao redor dos lábios. Até este momento, não há presença de pus ou incômodo no pet.
No entanto, a acne pode evoluir para um processo inflamatório, que origina uma espinha (pústulas), muitas vezes, com pus. Isso ocorre após a proliferação de bactérias.
O quadro pode progredir para uma irritação na pele, acompanhada de feridas e descamação na região, mas também pode atingir o nariz.
Também é comum que o pet sinta dor e coceira intensas, que podem até provocar uma alopécia por tração, isto é, uma queda de pelo.
Percebido os sintomas, é importante consultar um médico veterinário para saber como tratar a acne felina corretamente e proporcionar bem-estar ao seu pet.
Acne felina: é possível confundir com outra condição?
Geralmente, a condição se manifesta na região do queixo e ao redor dos lábios. Então, se você acreditava que seu pet estava com acne felina na orelha, por exemplo, na verdade pode ser outro problema de pele.
Uma possibilidade é que seu bichano esteja com uma infecção fúngica, que causa o aparecimento de pequenos pontos vermelhos na orelha, além de provocar bastante coceira.
Também é possível que outros sintomas apareçam, como descamação da pele, feridas e até mudança da cor do pelo.
A contaminação ocorre pelo contato com objetos, superfícies e outros pets infectados. No entanto, é mais fácil que a infecção atue nos felinos que estejam com seu sistema imunológico debilitado.
Outra possibilidade é que seu pet esteja com uma infecção no ouvido provocada por ácaros, que se alojam dentro do ouvido e causam inflamações e lesões na pele.
Os ouvidos do bichano ficam com uma secreção escura, com mau cheiro, e coceira constante. É comum que os gatos mexam a cabeça com frequência, que é um sinal do incômodo na orelha.
Leia também: Leucemia felina: guia completo sobre cuidados e prevenção
Acne felina: tratamento
Para saber como curar a acne felina, você precisa procurar um médico veterinário especializado em Medicina de Felinos. Ele é o profissional mais indicado para diagnosticar e cuidar do seu pet.
Abaixo, vamos deixar as principais dúvidas que os tutores têm sobre os cuidados, limpeza e tratamentos da condição.
Acne felina: pode espremer?
Como este problema de pele se trata do acúmulo de gordura e, posteriormente, da proliferação de bactérias, não é recomendado espremer os cravos e as espinhas. Isso pode piorar a infecção e machucar seu pet.
Acne felina: remédios
Não é recomendado que você dê medicamentos ao seu pet, como dipirona para gatos, antes de uma consulta. Isso porque é necessário identificar a causa da acne e realizar o tratamento adequado para o problema.
Além disso, muitas substâncias podem ser tóxicas para os felinos, piorar condições preexistentes ou mesmo causar efeitos colaterais indesejados.
Mas, para efeito de informação, o veterinário pode sim indicar alguns medicamentos, como:
- Antibiótico para acne felina,
- Anti-inflamatórios;
- Remédios para dor;
- Entre outros.
Acne felina: tratamento caseiro
Apesar de não ser inicialmente um problema de pele grave, não é indicado procurar por tratamentos caseiros para acne felina.
Somente após entender o caso e o histórico do seu pet, o veterinário poderá indicar um remédio que seja efetivo para o seu pet.
Então, para saber se é possível aplicar uma pomada para acne felina, por exemplo, você deve consultar o veterinário antes.
Acne felina: como tratar corretamente?
Além do medicamento para acne felina, que apenas o veterinário especializado em felinos deve recomendar, a higienização correta do local é extremamente importante para curar a condição.
E lembre-se: tomar decisões precipitadas, como tirar a acne felina com as suas próprias mãos, pode agravar o problema e causar ainda mais dor ao seu pet.
Acne felina: prevenção
Além da higienização correta da boca e do queixo do seu pet, trocar o potinho de plástico de água e ração por um feito de inox ou cerâmica pode ser uma boa ideia.
Isso porque o plástico é um material poroso, ou seja, ele facilita o acúmulo de gordura, além de bactérias, podendo facilitar ou agravar o problema.
Na dúvida, vale a pena prevenir!
Acne felina: como limpar?
Alguns tutores têm dúvidas sobre como limpar a acne felina, ou mesmo se é possível realizar essa limpeza em casa.
Geralmente, o médico veterinário indica o uso de antissépticos e sabonete para acne felina, que são produtos mais específicos para a higienização.
Acne felina: contágio em humanos
Assim como a humana, a acne em gatos não é contagiosa! Em outras palavras, esse problema não é transmitido para seres humanos, nem para outros pets. Pode ficar tranquilo(a)!
Leia mais sobre: Verme em cachorro: tudo o que você precisa fazer.
Qual é a melhor forma de tratar acne em gatos?
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, ou precisa de uma ajuda para cuidar do seu gatinho, conte com a Inova Hospital Veterinário 24h!
Aqui, temos um time completo de veterinários e especialistas em Medicina Felina, prontos para te ajudar!
Nossas unidades estão localizadas:
Temos duas unidades em Sorocaba para atendimento:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Agende uma consulta agora!