Os felinos costumam ser seres bem ligeiros! Por isso, como tutor ou tutora, é fundamental se informar a respeito dos alimentos que gatos não podem comer, para não tomar nenhum susto caso deixe algum petisco cair no chão e o seu amiguinho ingerir acidentalmente.
Pensando nisso, preparamos um texto completo sobre o assunto para te ajudar. Confira!
O que gatos comem?
Antes de mais nada, convém entender: o que os felinos podem comer?
Os gatos são seres carnívoros, portanto, devem ter uma alimentação rica em proteínas. Porém, isso não quer dizer que esses pets não podem comer outros tipos de alimento, como cereais, vegetais e frutas.
Logo, a alimentação do gato vai depender muito de fatores como suas necessidades, estilo de vida e idade, afinal, um gato filhote não costuma comer os mesmos alimentos e na mesma proporção que um gato adulto, por exemplo.
E, para isso, é crucial o acompanhamento com um veterinário especializado no assunto, como um veterinário especializado em medicina felina ou nutricionista veterinário, para que a orientação a respeito da dieta seja feita corretamente e o tutor fique por dentro de assuntos como alimentos que gatos não podem comer, evitando consequências para a saúde do pet.
Alimentos que gatos podem comer: conheça algumas opções
Além da ração, sachê e petiscos específicos, o tutor pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando, como maçã, atum, iogurte desnatado,dentre outros alimentos. Porém, sempre com supervisão e orientação de um veterinário, ok?
Cuidado com a obesidade felina
Você sabia que os felinos também podem sofrer de obesidade?
Teoricamente, um gato é considerado obeso quando apresenta um excesso de peso de pelo menos 15% acima do ideal . Porém, um veterinário pode te orientar melhor a respeito do assunto.
De qualquer maneira, é muito importante ficar atento à quantidade de petiscos que você dá ao seu pet. Não é porque um alimento é permitido, que ele possa ser oferecido a livre demanda.
Além disso, implementar uma rotina de exercícios, como brincadeiras, e manter as consultas com o veterinário sempre em dia são fundamentais para a saúde do seu gatinho..
Agora que você já sabe o que os felinos comem, chegou a hora de entender quais são os alimentos que os gatos não podem comer.
O que gato não pode comer?
Confira a lista dos principais alimentos que gatos não devem ingerir:
- Chocolate;
- Café;
- Uva;
- Uvas passas;
- Cebola;
- Alho-poró;
- Alho;
- Xilitol
- Macadâmia
Além desses alimentos, também não são indicados outros alimentos muito comuns como o leite e a ração de outras espécies. Continue lendo e saiba o por quê!
Posso dar leite para gato?
Há controvérsias. Sem dúvidas, você já deve ter visto em algum filme ou até mesmo na vida real um gatinho tomando leite. Porém, saiba que esse hábito não é recomendado!
Além do leite não oferecer nenhum benefício nutricional para o pet, a bebida também contém lactose que pode causar diarreia em animais não acostumados com esse alimento. Porém, usar leite sem lactose diluído em água pode ser uma boa estratégia para aumentar a ingestão hídrica em gatos predispostos a problemas do sistema urinário.
Gato pode comer ração de cachorro?
Não! Os felinos não podem comer ração de cachorro, e o contrário também é válido.
A explicação é que as necessidades nutricionais de cada um são diferentes, já que os cães são seres carnívoros/onívoros, alimentando-se tanto de proteína animal, quanto de frutas, legumes e outros vegetais. Já os felinos são seres exclusivamente carnívoros, precisando de uma quantidade maior de proteína animal e gordura.
Portanto, converse com um veterinário da sua confiança e peça orientação sobre a alimentação do seu amiguinho.
E claro, conte com o nosso time de especialistas nesse processo e venha nos conhecer.
Vamos adorar receber você e o seu amiguinho!
Leia também: