Alimentos que o seu cão nunca deve comer

1. ABACATE:

Não importa quão bom você acha que é abacate, você não deve dar a seu cão. Os abacates contêm uma substância chamada Persin. É inofensivo para os seres humanos que não são alérgicos. Mas é altamente tóxico na maioria dos animais, incluindo cães. Apenas uma pequena quantidade pode fazer seu cão vomitar e a ter diarréia. E, se acontecer de você ter pé de abacate plantado em casa, mantenha seu cão afastado da plantação. Persin está nas folhas, sementes, e cascas, assim como nos frutos.

2. CEBOLA E ALHO

Cebola e alho em todas as formas – pó, cru, cozido ou desidratado – podem destruir células vermelhas do sangue de um cão, levando à anemia. Isso pode acontecer mesmo com a cebola em pó encontrada em alguns alimentos para bebês. Uma pequena dose ocasional provavelmente não terá problemas. Mas ingerir uma grande quantidade uma vez, ou pequenas quantidades regularmente, podem causar intoxicação por cebola. Os sintomas incluem vômitos, diarréia, pouco interesse na alimentação, apatia e falta de ar.

3. ÁLCOOL

Cerveja, vinho, licor, alimentos que contenham álcool – nada disso é bom para seu cão. Isso porque o álcool tem o mesmo efeito sobre o fígado e o cérebro de um cachorro, que tem nos seres humanos. Mas é preciso muito menos para fazer o seu dano. Apenas um pouco pode causar vômitos, diarréia, depressão do sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até morte. E, quanto menor o cão, maior o efeito.

4. CAFÉ, CHÁ E OUTRAS CAFEÍNAS

A cafeína em quantidades suficientes pode ser fatal para um cachorro, e, não há antídoto. Os sintomas de intoxicação por cafeína incluem agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares, convulsões e sangramento. Além de chá e café, feijão e fundamentos, a cafeína pode ser encontrada no cacau, chocolate, refrigerantes e bebidas estimulantes, como Red Bull. É também encontrada em alguns medicamentos para resfriado e analgésicos.

5. UVAS E PASSAS

Uvas e passas têm sido frequentemente utilizadas como petiscos para cães. Mas não é uma boa idéia. Ainda não está claro porque, mas uvas e passas podem causar falência renal em cães, e apenas uma pequena quantidade pode fazer um cão adoecer. Vômitos repetidos são os primeiros sintomas, e dentro de um dia o cão torna-se letárgico e deprimido. A melhor prevenção é manter as uvas e passas longe do seu cão.

6. LEITE E OUTROS PRODUTOS LÁCTEOS

Em um dia quente pode ser tentador compartilhar sua casquinha de sorvete com o seu cão. Mas se seu cão pudesse, te agradeceria se não o fizesse… Leite e produtos derivados do leite podem causar diarréia e outros problemas digestivos, bem como causar alergias alimentares (que muitas vezes se manifestam como coceira).

7. MACADÂMIA

Os cães não devem comer frutas ou alimentos que contenham macadâmia, pois pode ser fatal. Somente 6 nozes de macadâmia torradas ou cruas podem fazer com que um cão adoeça. Os sintomas de envenenamento incluem tremores musculares, fraqueza ou paralisia dos membros posteriores, vômitos, temperatura corporal elevada e freqüência cardíaca aumentada. Se houver ingestão de chocolate com macadâmia pode haver piora dos sintomas, levando à insuficiência renal e possível morte.

8. DOCES E GOMAS

Gomas, doces, pasta de dentes, produtos de panificação, e alguns alimentos diet são adoçados com xilitol. O xilitol pode causar um aumento da insulina circulante no corpo do seu cão. Isso pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, podendo até levar à uma insuficiência hepática. Os sintomas iniciais incluem vômitos, letargia e perda da coordenação motora. Eventualmente, o cão pode ter convulsões. A insuficiência hepática pode ocorrer dentro de poucos dias.

9. CHOCOLATE

A maioria das pessoas sabem que o chocolate faz mal para os cães. O agente tóxico no chocolate é a teobromina. Esta substância está presente em todos os tipos de chocolate, mesmo no chocolate branco. Os tipos mais perigosos, no entanto, são chocolate amargo, coberturas de chocolate e chocolate sem açúcar fermentado. Comer chocolate, mesmo que apenas lamber uma tigela, pode fazer um cão vomitar, ter diarréia, e ter sede excessiva. Também pode causar alteração do ritmo cardíaco, tremores, convulsões e morte.

10. CARNE GORDUROSA E OSSOS

Após uma churrasco, em cima da mesa freqüentemente são encontrados carne com gordura e ossos que alguém não quis comer. Ambos são extremamente perigosos para os cães. Gorduras de carnes cozidas ou cruas podem causar pancreatite em cães. E, embora pareça natural dar a um cão um osso, isto pode sufocá-lo. Os ossos também podem lascar e causar uma obstrução ou lacerações do sistema digestivo do seu cão. Nas duas situações o cão pode vir a óbito.

11. CAQUIS, PÊSSEGOS E AMEIXAS

O problema com estas frutas são as sementes ou caroços. As sementes de caqui podem causar inflamação do intestino delgado ou obstrução intestinal em cães. A obstrução é também uma possibilidade quando um cão come o caroço de um pêssego ou de uma ameixa. Além disso, o caroço do pêssego ou da ameixa contém cianeto, que é venenoso para os seres humanos e para os cães. A diferença é que os humanos sabem que não podem comê-los, mas os cães não.

12. OVOS CRUS

Existem dois grandes problemas em dar ovos crus ao seu cão. O primeiro é a possibilidade de intoxicação alimentar por bactérias como a E. coli ou Salmonella. A segunda é que ovos crus contém uma enzima que interfere na absorção de uma vitamina B em particular. Isso pode causar problemas de pele, bem como problemas com a pelagem do seu cão, se ovos crus forem dados por um longo período de tempo.

13. CARNE E PEIXE CRUS

Carne e peixe crus, assim como os ovos crus, podem conter bactérias que causam intoxicação alimentar. Além disso, estas carnes quando ingeridas in natura podem transmitir vários tipos de parasitas para os animais, e também para os humanos (cisticercose, toxoplasmose, entre outros). Cozinhar muito bem a carne e o peixe antes de oferecê-los, vai matar os parasitas e proteger o seu cão.

14. SAL

Não é uma boa idéia compartilhar alimentos salgados como batatas fritas ou biscoitos com o seu cão. Comer muito sal pode fazer seu cão ter sede excessiva, urinar mais vezes, e pode levar à intoxicação por íons de sódio. Os sintomas também incluem vômitos, diarréia, depressão, tremores, temperatura corporal elevada e convulsões. A intoxicação por sal pode até mesmo causar a morte.

15. O SEU MEDICAMENTO

Reação a uma droga geralmente prescrita para humanos é a causa mais comum de intoxicação em cães. Assim como você faria por seus filhos, mantenha todos os medicamentos fora do alcance seu cão. E nunca dê ao seu cão qualquer medicamento sem receita, a não indicado pelo seu veterinário. Ingredientes como acetaminofeno, ibuprofeno ou diclofenaco (CATAFLAM) são comuns em analgésicos e antigripais, e podem ser fatais para seu cão.

Fonte: Pet Health Center