Escolher caixa e areia para gato adequadas é fundamental, afinal, eles são animais extremamente limpos e higiênicos, que têm um instinto natural de enterrar suas fezes e urina, a fim de encobrir o seu cheiro.
Na escolha da melhor areia para gatos, algumas dúvidas podem surgir como entender quais os tipos ideais, quantidade e quais modelos de caixa são adequados para o conforto de seu gatinho. Então, leia esse conteúdo para saber tudo sobre esse assunto.
Quais os tipos de areia para gato?
Existem algumas categorias disponíveis no mercado, porém, os 4 tipos de areia para gato mais conhecidos são:
- Areia aglomerante: é feita de argila bentonita, que forma torrões quando entra em contato com a urina. É o tipo de areia mais popular, pois é fácil de usar e limpar;
- Areia não aglomerante: embora esse tipo de areia tenha boa absorção, ela não é muito recomendada, por não formar torrões;
- Areia biodegradável: é composta de materiais que se decompõem naturalmente, como papel, milho ou madeira, tornando-se uma boa opção para quem se preocupa com o meio ambiente. É a mais indicada do mercado por não possuir cheiros fortes e não levantar pó;
Areia sílica: é produzida com grânulos de sílica gel, que absorvem a umidade e o odor muito rapidamente. Se você tem gatos com alergias deve passar longe dessa opção.
Qual é a melhor areia para gato?
O substrato ideal para seu gato é aquele que lembra terra ou areia, pois é o tipo de terreno onde o gato naturalmente faria suas necessidades na natureza.
Também é ideal escolher areias de granulação bem fina e que formam torrões após as suas necessidades, mas que não levantem pó, facilitando para que ele enterre os dejetos e evitando que a urina se espalhe por toda a caixa, deixando a mesma com um aspecto molhado.
Existem estudos científicos mostrando que areias que não formam um torrão predispõem à cistite intersticial nos gatos..Outro ponto bem importante é optar por uma areia que não tenha perfumes artificiais pois embora seja agradável ao nariz humano esse cheiro pode ser bem aversivo para o gato e promover alergias.
Leia mais sobre:
Como fazer areia para gato em casa?
Uma opção viável para quem precisa economizar é fazer areias para gatos em casa, usando alguns ingredientes comuns em nossa rotina. É possível fabricar materiais de boa qualidade de forma fácil.
Recomendamos que, caso opte por essa opção, você deixe o veterinário responsável ciente da iniciativa, pois ele pode atuar caso algum incômodo possa surgir em seu gatinho.
Além disso, é válido reforçar que não se deve utilizar nenhum tipo de aromatizante ao fazer sua areia caseira para gato.
Abaixo temos uma sugestão de areia caseira que você pode utilizar na caixa dos seus amiguinhos de 4 patas:
Areia de amido
A areia de amido é feita de materiais como farinha de milho, fubá ou farinha de mandioca. Esses materiais são misturados e peneirados para formar grânulos de tamanho adequado para uso em caixas de areia para gatos.
Ingredientes:
1 quilo de farinha de milho
1 quilo de fubá
Modo de preparo:
- Misture a farinha de milho e o fubá em uma tigela grande;
- Peneire a mistura para remover qualquer grumo ou impureza;
- Despeje a areia na caixa de areia do seu gato.
Qual a quantidade de areia correta que devo colocar na caixa?
Uma boa caixa de areia para seu gato precisa ter pelo menos 5 cm de areia, pois o pet terá material suficiente para conseguir cobrir suas necessidades de forma tranquila.
Pensando em economizar, muitas pessoas acabam colocando uma quantidade pequena de areia, porém, esse costume pode gerar problemas de odor, pois o xixi e cocô vão acabar entrando em contato com o fundo da caixa e fixando o cheiro forte no material, dificultando a limpeza posterior e irritando o olfato dos gatos.
Qual o modelo ideal de caixa de areia para gato?
Infelizmente, é muito comum tutores realizarem a escolha errada da caixa de areia, seja por conta do tamanho errado ou modelo não adequado para o pet.
Aliás, é muito comum vermos pet shops vendendo caixas de areia pequenininhas e estreitas de 8 a 10 cm de altura. Esses tamanhos não são recomendados pois estressam o gato e não o permitem fazer suas necessidades de forma tranquila.
No momento de fazer as necessidades, os gatos gostam de ter bastante espaço, portanto, é recomendado o uso de caixas de areia abertas, com uma vez e meia o tamanho do seu felino medindo da ponta do nariz até o bumbum.
Caixas de areia fechadas são recomendadas?
Não!
Os gatos não costumam ser muito fãs desses modelos, pois na hora que estão fazendo suas necessidades fisiológicas eles se vêem como uma presa na natureza, por estarem em um momento vulnerável. Então, gostam de ter a sensação de saber se tem alguém se aproximando.
As caixas totalmente fechadas também diminuem o espaço e os atrapalham de girar e cavar após realizarem as necessidades.
Quantas caixas de areia para gato necessito ter?
Para responder essa pergunta usamos uma conta simples, devemos somar o número de gatos mais 1, por exemplo:
- Se você possui um gato em casa, então, precisa ter duas caixas: 1 gato +1 = 2 caixas de areia
- Se possui dois gatos, precisa de 3 caixas: 2 gatos + 1 = 3 caixas de areia, assim sucessivamente.
Lembrando que, como dissemos anteriormente, as caixas precisam estar em lugares diferentes da casa, ao posicionarmos duas caixas, uma do lado da outra, os gatos vão entender como um único banheiro grande e não como dois locais diferentes.
Onde devo colocar a caixa de areia de gato na minha casa?
Os gatos gostam de fazer xixi e cocô em lugares diferentes e, por isso, é interessante termos a disposição das caixas em pelo menos dois ambientes distintos. Assim, eles irão conseguir realizar suas necessidades em locais diferentes mantendo a separação adequada.
Os gatos também não gostam muito de compartilhar as caixas, principalmente, se ele tiver um companheiro felino com quem não se dê muito bem. É altamente desconfortável para um gato usar o banheiro compartilhado com outros peludinhos com os quais não possui “amizade”.
Em geral, os gatos preferem urinar e defecar na periferia do seu ambiente. Então, é recomendado posicionar as caixas de areia nos cantos, deixando distante dos potes de alimentação, água, descanso e arranhadores.
Como preparar/limpar a caixa de areia do meu gato?
O ideal é manter uma rotina de limpeza de no mínimo duas vezes por dia, retirando os dejetos com a pazinha e realizar a troca da areia uma vez por semana, jogando fora os detritos antigos.
A lavagem e higienização da caixinha pode ser realizada com água e sabão neutro, evite utilizar produtos de limpeza com cheiros muito fortes para não irritar o nariz do seu felino.
Uma dica importante é não ser tão exigente com a limpeza no início, embora a higiene seja fundamental para que seu gato não rejeite a caixa de areia, deixar alguns torrões irá facilitar a assimilação do local para fazer as suas necessidades.
Essa dica é importante porque os gatos levam um tempo para se acostumar e fazer o reconhecimento de seu próprio cheiro.
Onde devo descartar a areia usada pelo meu gato?
Para realizar o descarte adequado da areia de seu gato o ideal é que você utilize sacolinhas plásticas para depositar a areia e deixar para a coleta de lixo recolher como lixo úmido, evite descartar em canos, ralos ou canteiros.
Caso você utilize areia biodegradável pode realizar o descarte em uma composteira doméstica.
Como ensinar o gato a usar a caixa de areia?
Coloque o gato dentro dela nos momentos em que provavelmente ele vai precisar urinar e defecar, como ao acordar e após realizar as refeições, indicando a ele que este é o local adequado para fazer suas necessidades.
Estabeleça um local fixo para a caixa de areia e demonstre ao seu felino que este é um lugar seguro. Você pode fazer essa indicação mexendo lentamente na areia limpa com as mãos, por exemplo.
Se você perceber que o gatinho está se preparando para urinar ou defecar em outro lugar, você pode pegá-lo com cuidado e levá-lo imediatamente para a caixa de areia, para ajudá-lo a assimilar que este é o local correto. Para isso, porém, não se esqueça que não devemos interromper se o felino já começou a urinar ou evacuar.
Todavia, uma das medidas que você sempre deve avaliar é a castração! Além de prevenir doenças, esse procedimento é muito eficaz para garantir que o gato tenha um comportamento mais dócil e favorável ao adestramento.
Conheça a Inova
A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores.
Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.
Nossas unidades contam com profissionais especializados para atender as necessidades do seu pet, desde casos mais graves, como uma consulta de rotina.
Seu pet apresentou algum sintoma ou sinal de que algo não está bem? Não importa a hora, procure o plantão Veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.
Nossas unidades estão localizadas:
- Unidade Nogueira Padilha: Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
- Unidade Campolim: Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Conte sempre com a Inova para cuidar do seu amigo quando ele mais precisar. Agende uma consulta e venha nos visitar!