Você sabia que a artrose em cães é uma enfermidade comum no mundo pet? Assim como nós humanos, nossos queridos peludinhos, também podem sofrer com esse problema.
É muito importante ficar sempre atento a qualquer alteração, com um diagnóstico precoce, é possível realizar um tratamento e evitar que seu amigo sinta muita dor.
Quer saber tudo sobre a artrose em cães? Continue neste texto para entender tudo sobre essa doença. Boa leitura!
O que é artrose em cães?
A artrose é um desgaste que ocorre na cartilagem das articulações dos ossos, causando limitação nos movimentos do pet e rigidez no membro afetado.
É uma doença articular degenerativa, que afeta diretamente as articulações, fazendo com que o cão tenha limitações nos movimentos.
É importante esclarecer uma dúvida que todo tutor tem: artrose em cães tem cura? Infelizmente, não. Depois que há o desgaste, o melhor tratamento é retardar a evolução e permitir que o pet tenha uma qualidade de vida, mesmo tendo que conviver com a doença.
Quais os sintomas da artrose em cães?
É necessária uma boa atenção do tutor para conseguir perceber a doença em seu amiguinho. A artrose é uma doença silenciosa. Portanto, quando os sintomas começam a se apresentarem, o grau da artrose já está avançado.
Mas é possível ficar atento e perceber os pequenos sinais que seu pet pode demonstrar.
O comportamento é o primeiro sinal apresentado. Quando ele começa a agir de forma diferente do usual. Ele começa a ficar mais quieto e desanimado.
Os passeios e as brincadeiras também já não o deixam tão animado quanto antes. Se perceber que começa a ter dificuldades ao se levantar, deitar ou sentar em posições diferentes do que de costume.
Esses podem ser os sinais sutis que seu amigo está apresentando sintomas de artrose.
Existem outros sintomas mais evidentes, são eles:
- Falta de apetite;
- Dificuldade ao se levantar;
- Choros constantes;
- Alteração na posição de evacuar ou urinar;
- Rigidez nos membros;
- Lambedura nas articulações.
- Deixar de fazer brincadeiras ou movimentos que fazia antes, como por exemplo: subir degraus.
O seu pet irá começar a sentir muita dor no local. Ao perceber que ele foge ao seu toque, é válido procurar um médico veterinário especializado em ortopedia para realizar uma avaliação física e exames.
Como é feito o diagnóstico?
A artrose em cães é uma doença silenciosa em sua fase inicial, somente um profissional capacitado é capaz de diagnosticar corretamente.
O diagnóstico é feito por um médico veterinário, mediante uma avaliação física e solicitação de um exame de imagem, o raio-X.
O profissional poderá solicitar outros exames, como de sangue e uma ultrassonografia articular, este que vem sendo muito importante na medicina veterinária para diagnosticar doenças articulares.
Qual a causa da artrose?
A artrose em cães é a evolução de uma artrite não tratada ou de outras doenças articulares, como por exemplo: displasias, luxação da patela, lesão do ligamento cruzado cranial do joelho. Quando o cão apresenta artrite, inflamação das articulações, e não faz o tratamento para retardar o avanço da doença, ela evolui para uma artrose.
Mas existem outros motivos para o desenvolvimento da artrose em cães, como a hereditariedade e a genética de certas raças; obesidade, que causa pressão constante sobre as articulações, e idade avançada, que traz o desgaste natural.
A artrose pode ocorrer de duas formas, artrose primária e secundária. Saiba mais:
Artrose Primária
A artrose em cães idosos é a degeneração da cartilagem de forma natural, com o passar dos anos, o pet começa a sentir as dores dessa degeneração. Sendo uma doença que se inicia sem ter sido complicação de nenhuma enfermidade anterior.
Artrose Secundária
Geralmente, a artrose em cães é secundária, quando vem de problemas anteriores. Uma causa comum é a artrose que evolui de uma artrite, pois não foi tratada corretamente, causando a degeneração da cartilagem.
Há outras causas que podemos destacar, são elas:
- Genética;
- Raças de porte grande;
- Ruptura de tendões e ligamentos;
- Luxações;
- Displasias;
- Obesidade.
Leia também:
Como tratar artrose em cães?
O médico veterinário pode optar por realizar um protocolo com medicações e/ou tratamentos de reabilitação.
Os remédios que o veterinário pode receitar não são específicos para a doença e sim para os sintomas de dor, pois não há remédio para artrose em cães. O que pode ser receitado são medicações para alívio e retardo da doença.
Os dois tipos de tratamentos possíveis são:
Tratamento medicamentoso
Consiste em um anti-inflamatório para artrose em cães, combinados com analgésicos. Poderá ser receitado medicamentos nutracêuticos, que são suplementos alimentares para fortalecer as articulações e beneficiar o organismo.
Tratamento de reabilitação
O tratamento baseado em reabilitação, terá melhores resultados se combinados ao tratamento com medicações. As técnicas que o veterinário pode indicar, são:
- Hidroterapia: são exercícios realizados na água para amenizar o impacto e a sobrecarga nas articulações;
- Ozonioterapia: um processo que utiliza gás ozônio como agente terapêutico, o qual diminui o processo inflamatório e as dores;
- Acupuntura: pode ser combinada à fisioterapia para se obter bons resultados. A acupuntura em cães e gatos ajuda o corpo a se equilibrar, melhora a circulação sanguínea e libera substâncias analgésicas;
- Fisioterapia: promove a reabilitação de problemas ortopédicos, melhorando a qualidade de vida do pet, fortalecendo a musculatura e melhorando a locomoção.
Leia mais:
Conheça a Inova
A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores. Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.
A Inova conta com profissionais especializados em ortopedia para atender as necessidades do seu pet, desde casos mais graves como fraturas e contusões, como uma consulta de rotina.
Seu pet apresentou algum sintoma ou sinal de que algo não está bem? Não importa a hora, procure o plantão veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.
Nossas unidades estão localizadas:
- Unidade Nogueira Padilha: Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
- Unidade Campolim: Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Conte com a Inova nesse processo. Agende uma consulta e venha nos visitar!