Pode ter gente que acha que gato é tudo igual!
Eles são bem parecidos mesmo, mas existem diversas raças com características exclusivas que os diferenciam bastante uns dos outros.
1. Persa e Himalaia
O gato Persa é, para muitos, sinônimo de gato de luxo. Com seu porte tranquilo, pelagem longa e majestosa e focinho plano, o tornam “rei das exposições”.
Possui temperamento tranquilo e é amável, ótimo para pessoas que possuem outros pets, crianças ou que são donos pela primeira vez de um felino.
O Persa adora dormir no colo e receber carinho!

2. Siamês
A aparência de um gato Siamês é o que mais chama atenção: olhos bem azuis e pelos claros com extremidades mais escuras (rosto, orelhas, patas e rabo). Com postura elegante, esta raça era comum em companhias para reis na Tailândia.
Já o temperamento do gato Siamês pode ser imprevisível. Na maioria das vezes, são tranquilos, amáveis e fiéis, mas algumas vezes, de repente, o comportamento muda, e eles podem ficar mais quietos e apáticos.São uma raça independente e que precisa de socialização logo cedo, para não terem ciúmes de seus donos e se darem bem com todas as pessoas próximas.
Se você tem um gato Siamês, lembre-se de tratá-lo com a alimentação adequada e específica.
3. Maine Coon
Também conhecido como o Gato Gigante, os gatos da raça Maine Coon são enormes, chegando a pesar até 13kg e a um porte semelhante ao de um poodle médio.
A coloração da pelagem é bem variada, e os pelos são longos, principalmente na região do rabo.
São brincalhões, ativos, companheiros e amigáveis. Por ser um gato bem diferente e único, esta raça necessita de cuidados e atenção especiais. Por isso existe a ração específica para Maine Coon.
4. Angorá
Outros gatos da raça podem ter também os dois olhos da mesma cor, como amarelos e azuis.
Para gatos de pelos longos, como o Angorá, é importante oferecer uma alimentação específica como esta ração e penteá-los periodicamente com escovas adequadas ao seu tipo.
5. Sphynx
6. Ragdoll
Seus pelos são longos e em variedade de cores, sendo uma delas, parecida com a do Siamês.Gatos de pelo longo como o Ragdoll, necessitam de alimentação adequada e ração específica.
7. Ashera
De raça rara e também a mais cara do mundo, os gatos Ashera também são gatos gigantes!
Tudo isso pois são geneticamente criados e modificados.
Esta raça foi criada pela mistura de gato doméstico com selvagens híbridos, como o africano serval e o gato leopardo asiático.
Aparentemente, se parecem bastante com um leopardo. Eles podem atingir até 14 kg e 1 m de comprimento
Por serem gatos considerados gigantes, necessitam de rações específicas para seu porte e que oferecem todos os nutrientes para uma vida saudável.
São gatos bem brincalhões e amigáveis, ótimas companhias! Mas é uma raça para poucos, pois o valor de um gato Ashera pode chegar aos R$ 40 mil.
8. American Shorthair
Chamada também de Pelo Curto Americano, é uma verdadeira raça de trabalho, pois é conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto. Sua característica única é o pelo curto, que deve ser penteado com escovas específicas para seu tipo, garantindo o brilho natural da pelagem.
Gatos desta raça são simpáticos, com grandes olhos, sempre alertas e pelagem em cores variadas.
9. Exótico
10. SRD
Os gatos Sem Raça Definida são bem antigos, pois há milhares de anos já cruzavam raças diferentes entre si. Por serem misturas, os gatos SRD podem ter diversas cores e tipos de pelagem, além de tamanhos, formatos e aparências.
Quando são resgatados da rua então, mais amorosos ainda podem ser, com gratidão a quem o salvou.
