Cachorro sente falta do dono? | Inova Veterinária

Você já deve ter percebido o quanto um cachorro sente falta do dono, seja observando o comportamento do seu amigo canino ou o de outras pessoas. Quando os donos saem de casa para trabalhar ou em compromissos, os cães costumam passar por uma ansiedade de separação. Quando os donos retornam à casa, são recebidos com muita alegria, pulos, “lambeijos” e até xixi.

A maioria dos cachorros, ao ficarem muito tempo sozinhos, tendem a desenvolver um determinado tipo de comportamento diferente, já que estão acostumados a viver em grupo. A falta do dono, ou seja, a ansiedade de separação, pode acontecer de diversas formas que todos os donos já devem ter percebido, como móveis roídos, sapatos ou peças de roupas rasgadas, itens de decoração derrubados, tristeza, latidos excessivos e apatia.

 

 

E será que os cachorros sabem por quanto tempo o dono esteve fora?

Sim, quando se trata de poucas horas, os cães têm percepção de quanto tempo ficaram longe dos donos. Um estudo comparou como os cães reagiriam de acordo com o tempo que ficam sozinhos e o resultado foi: após duas horas longe de seu dono, os cães vieram cumprimentá-lo com maior intensidade do que quando foram deixados por 30 minutos. No entanto, também foram deixados sozinhos por quatro horas e a intensidade com que se comportaram ao reencontrar com o dono foi a mesma que anteriormente (com o teste de duas horas).

Isto é comum, e os cães devem se acostumar a ficarem sozinhos também, mas existem algumas soluções para evitar estes comportamentos desagradáveis.

É necessária dedicação desde o primeiro dia do cãozinho em casa, tentando fazê-lo se acostumar desde o começo a ficar sozinho por alguns períodos. Comece por meia hora, depois duas horas e assim progressivamente.

Leia nossos artigos sobre problemas de comportamento comuns em cachorros e também sobre adestramento que você pode aplicar em casa e melhorar os comportamentos desagradáveis que seu amiguinho canino faz em casa.

Fonte: geracaopet.combr