O cachorro com sintomas de envenenamento indica que ele ingeriu substâncias tóxicas para seu organismo, como chocolate, medicamentos, plantas e até produtos de limpeza.
Por isso, é fundamental limitar o acesso do pet a esses tipos de produtos, armazenando-os adequadamente longe de seu alcance.
Além disso, antes de oferecer qualquer alimento novo, você deve consultar seu médico veterinário para saber se é seguro. Alguns alimentos, mesmo que considerados seguros, podem contribuir para a obesidade.
Continue sua leitura para aprender como identificar os sinais clínicos e quais substâncias são tóxicas para o pet.
Quais os sintomas de envenenamento em cachorro?
De forma geral, substâncias tóxicas para os pets costumam causar os seguintes sinais clínicos:
- Vômito e diarreia: ambos podem ocorrer imediatamente após a ingestão de substâncias tóxicas. O vômito pode ser contínuo e a diarreia pode conter sangue;
- Salivação excessiva: este sinal pode indicar uma reação química, que pode vir acompanhada de espuma branca;
- Dificuldade para respirar: as vias aéreas podem ficar irritadas e causar dificuldade respiratória. Em casos mais graves, pode ocorrer um choque anafilático, que é uma reação alérgica severa;
- Tremores ou convulsões: a reação química da substância pode afetar o sistema nervoso dos pets, resultando em tremores musculares ou convulsões;
- Fadiga ou letargia: o cachorro pode parecer cansado, desinteressado em atividades normais, ou ter dificuldade em se locomover, por causa do aumento ou da queda de batimentos cardíacos.
O tutor deve observar seu pet para detectar qualquer mudança repentina de comportamento que possa indicar um sinal de envenenamento.
Os sintomas e a duração podem variar de acordo com a substância e a quantidade ingerida, além do tempo do início do tratamento.
Veja também:
Pancreatite canina: seu pet vai precisar de ajuda
O que causa sintomas de cachorro envenenado?
Algumas substâncias que não são tóxicas aos seres humanos são tóxicas aos cachorros, por exemplo, certos medicamentos como paracetamol e ibuprofeno.
Por isso, não se deve administrar nenhum medicamento humano sem a orientação do veterinário. Existem produtos específicos para tratar condições veterinárias.
A ingestão de produtos químicos, como pesticida, detergente, álcool, água sanitária e desinfetante também são extremamente prejudiciais ao organismo.
Além disso, os cachorros são sensíveis a certos alimentos que não são tóxicos aos humanos, como o já mencionado chocolate, que contém teobromina, uva e uva-passa, cebola e alho.
Também existem plantas tóxicas aos cães, como Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia), Azaleia, Lírio, Cicadáceas (como a Palmeira Sagu) e Espada de São Jorge.
Veja aqui quais alimentos cachorro pode comer.
Além disso, algumas raças ainda podem apresentar uma sensibilidade maior a determinadas substâncias.
O Border Collie, por exemplo, é mais suscetível a reações adversas a medicamentos. Já o Bulldog pode sofrer mais com a exposição a produtos químicos e ao calor.
Leia mais:
Cinomose canina: entenda essa doença, como prevenir e tratar
O que fazer ao identificar sintomas de um cachorro envenenado?
Em primeiro lugar, mantenha a calma. Em caso de suspeita, não tente induzir o vômito em casa sem orientação veterinária, porque isso pode agravar a situação.
Tente deixar o cachorro o mais confortável possível e limpe sua boca com um pano umedecido com água, caso haja resíduos.
Em seguida, leve-o imediatamente à emergência e pronto atendimento veterinário e informe todos os sinais clínicos.
Ao retornar do veterinário, é necessário que toda a família se conscientize sobre as substâncias tóxicas que não devem ser oferecidas ao pet.
Alimentos e produtos que possam representar um risco à saúde devem ser retirados do alcance do cachorro.

Como tratar sintomas de envenenamento de cachorro?
Ao chegar no pronto atendimento, são realizados exames para diagnosticar a causa do envenenamento, caso o tutor não tenha conseguido identificar.
O veterinário realiza uma avaliação física, para detectar alterações na frequência cardíaca e respiratória, além da coloração das mucosas e do estado de consciência do pet.
Além de avaliar o cachorro com sintomas de envenenamento, o veterinário pode solicitar exames como hemograma, função renal e hepática, para identificar alterações secundárias à intoxicação.
O tratamento varia conforme a causa do envenenamento. Em caso de ingestão de veneno, por exemplo, é necessário administrar carvão ativado para limitar a absorção pelo organismo.
Em outros casos, pode ser necessário induzir o vômito, realizar uma lavagem gástrica ou fluidoterapia, além de tratar os sintomas.
O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. O ideal é que o cachorro envenenado seja tratado dentro das primeiras duas horas para minimizar as sequelas.

O que fazer após tratar envenenamento no cachorro?
Problemas renais ou hepáticos permanentes, coordenação motora afetada e sensibilidade alimentar podem surgir após o tratamento tardio.
Mudanças no comportamento do cachorro também podem ser percebidas pelos tutores, como ansiedade, aversão a alimentos, insegurança e desconfiança.
A família deve ajudar o cachorro a recuperar sua confiança, estimular atividades e evitar sentimentos negativos.
A dieta deve consistir em alimentos de fácil digestão e o cachorro deve se hidratar bastante. Sob as orientações do veterinário, deve-se reintroduzir a dieta normal do pet.
Além disso, é essencial realizar consultas regulares ao veterinário para identificar quaisquer problemas de saúde que possam surgir.

Inova Veterinária
A Inova Hospital Veterinário 24h oferece emergência e pronto atendimento para tratar diferentes condições, inclusive sintomas de envenenamento no cachorro.
Com unidades equipadas com tecnologias de ponta e veterinários especializados, a Inova oferece atendimento ágil e completo, desde a realização de exames para identificar a causa do problema até a condução de tratamentos.
Além disso, a Inova orienta os tutores sobre prevenção e cuidados pós-tratamento, garantindo segurança e bem-estar ao pet.
A Inova Hospital Veterinário oferece um serviço completo de emergência e pronto atendimento para cães e gatos.
A assistência 24h assegura que seu amigo de quatro patas receba os cuidados necessários a qualquer hora.
Conheça nossas unidades em Sorocaba:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Preencha o formulário e agende uma consulta!