Você que é tutor de pets já deve ter se perguntado se existe algum calmante para cachorro. A resposta é sim, existe remédio calmante para os cãezinhos, porém, para ministrar alguma dose é necessário passar em uma consulta com um veterinário.
Essa medicação pode ser importante porque, assim como os humanos, nossos amiguinhos de quatro patas também têm emoções como o medo, que geram estresse e podem levar à ansiedade.
Mas com todas essas emoções para serem controladas, será que os problemas irão se resolver com calmantes?
Não se preocupe! Vamos te ajudar a entender melhor o que é indicado fazer para melhorar a vida do seu amigo.
Quando posso dar calmante para meu cachorro?
Existem vários tipos de calmantes para cachorros agitados, tanto naturais quanto os fármacos.
É comum os tutores terem dúvidas se podem dar ao cão um remédio para acalmar em situações de barulho ou estresse.
As dúvidas mais frequentes são para os casos das festas de fim de ano, devido ao barulho dos fogos de artifício, em viagens, idas ao veterinário, cão que late muito, agressivo ou muito agitado.
Existe sim medicamento para essas situações, como calmante para cachorro dormir na viagem, porém, o tutor precisa levar o pet para uma consulta com o médico veterinário para que seja avaliado o quadro de saúde do pet e realizar exames, para saber se não possui nenhuma doença preexistente.
Após essa avaliação o profissional pode receitar o melhor fármaco para aliviar os sintomas.
Qual o melhor calmante para cachorro?
Calmantes para cachorros não são recomendados de forma deliberada, é necessário que um médico veterinário avalie e assim possa prescrever o melhor para cada cão, pois eles possuem particularidades que somente o profissional pode distinguir.
Além dos fármacos que podem ser receitados, existem suplementos e fitoterápicos com este intuito, eles não são considerados medicamentos e sim uma alternativa para quem prefere algo mais leve e natural.
O efeito dos suplementos não é rápido, eles agem a longo prazo, trazendo resultados discretos ao longo das semanas. Passiflora e Valeriana são umas das opções que podem ser prescritas pelo veterinário.
Para problemas que precisam de uma solução rápida é necessário uma consulta médica para solicitar a medicação.
Calmante para cachorro dormir
Vamos falar agora de fármacos propriamente ditos, que são compostos por princípios ativos para o cão dormir. E só podem ser utilizados com prescrição médica.
Normalmente, são medicamentos usados para animais com níveis altos de estresse relacionados a situações específicas, com finalidade de um relaxamento para ser realizado o tratamento de forma adequada e melhor para o cão. Trazodona, Gabapentina, Buspirona são algumas das possíveis drogas que podem ser prescritas após a avaliação do veterinário.
Jamais dê ao seu cachorro uma medicação para que ele fique mais calmo ou durma a noite toda sem prescrição médica.
Para esse problema pode usar de alternativas naturais e um manejo diferente, educando-o para aprender como deve ser seu comportamento.
Calmante para cachorro que late muito
Para quem pensa que o calmante irá resolver esse problema, está um pouco equivocado, pois não basta apenas medicar o cão, é necessário avaliar e entender o que há por trás desse comportamento.
Quando o cão late muito, ele possui um estímulo para isso, o correto é ensiná-lo a lidar com esse estímulo e não dar um calmante.
Há casos que esses estímulos são por medo ou algo que o faz sentir ameaçado, então nesta situação pode ser que o médico entre com uma medicação para fazer um tratamento à parte.
Casos mais indicados para dar calmante aos cachorros
Existem casos onde o médico veterinário pode vir a receitar alguns tipos de calmantes, ansiolíticos ou antidepressivos, pois ajudaria com ansiedade, estresse, agressividade, dentre outros comportamentos.
Situações como uma viagem que o cão precisa fazer, o tutor pode levá-lo a uma consulta para verificar a possibilidade de um calmante para viajar mais tranquilo.
Posso dar calmante humano para meu cachorro?
De forma alguma você deve dar calmante humano por conta própria.
Algumas medicações humanas também são receitados para os pets, porém, não temos como saber qual será a reação do cão ao receber um remédio diferente e que não foram fabricados para os animais. Sempre consulte o médico veterinário.
Por isso, é tão importante contar com profissionais especializados para auxiliar em todos os momentos da vida do seu melhor amigo.
Sempre que notar algum comportamento diferente procure logo um médico de confiança para ajudar seu amigo de quatro patas.
Conheça a Inova
A Inova é um hospital veterinário em Sorocaba que nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para os pacientes, transmitindo segurança aos tutores.
A equipe de veterinários da Inova é treinada para diagnosticar e tratar várias patologias, além de oferecer uma equipe veterinária especializada na área de Comportamento e Psiquiatria animal.
Além disso, realizamos diversos exames em nosso hospital, evitando o estresse de deslocamento do pet para laboratórios externos.
Seu pet apresentou algum sintoma ou deu algum sinal de que não está muito bem? Não importa a hora, procure o plantão veterinário 24 horas da Inova.
Agende uma consulta para cuidarmos da saúde do seu pet e venha nos visitar!
Você pode se interessar também: