Você notou que o seu amiguinho anda se coçando muito e apresenta algumas feridas em sua pele?
Esse problema pode ser a piodermite canina, uma infecção bacteriana muito comum entre os cães.
E para esclarecer as dúvidas mais comuns entre os tutores, preparamos um texto completo sobre o assunto. Continue lendo e entenda.
O que é piodermite canina?
A piodermite bacteriana canina, como o próprio nome já diz, é uma infecção causada por bactérias que atinge a pele dos cães.
A doença costuma ser classificada por sua profundidade (piodermite superficial e piodermite profunda). Entenda cada uma:
• Piodermite superficial: afeta a camada externa e superficial da pele, um exemplo é a foliculite (popularmente conhecida como pelo encravado);
• Piodermite profunda: neste caso, atinge camadas mais profundas da pele, podendo chegar até a última camada, a hipoderme. Pode ter a participação de outras bactérias e apresentar abcessos.
Piodermite canina passa para humanos?
Uma dúvida bastante comum: a piodermite canina é contagiosa ou pode passar para humanos?
Pode ficar tranquilo(a): a piodermite canina não é contagiosa e não pode ser transmitida para outros pets e nem mesmo para humanos.
Piodermite canina: causas
O que muita gente não sabe é que a piodermite tem como motivo uma bactéria já comum no organismo dos cães: a Staphylococcus pseudintermedius.
Porém, isso não quer dizer que todos os pets apresentarão esse problema, porque, normalmente, essa bactéria costuma ser inofensiva.
Então, você provavelmente deve estar se perguntando: o que causa a piodermite canina?
Uma das causas mais comuns é quando o sistema imunológico do seu amiguinho está comprometido, havendo um crescimento anormal dessa bactéria, causando a infecção. Ou seja, essa doença se torna uma consequência de outro problema que já estava afetando o cão.
Todavia, essa não é a única causa, conheça outras:
- Fungos;
- Dermatite atópica;
- Doenças parasitárias transmitidas por pulgas e carrapatos;
- Doenças endócrinas, como hipotiroidismo e diabetes;
- Casos em que o pet já tem quadros de hipersensibilidade ou de seborreia, favorecendo a presença de infecções, dentre outros.
Piodermite canina: sintomas
Dentre os principais sintomas nos cães, podemos citar:
- Queda de pelo em cachorro;
- Coceira excessiva;
- Crostas na derme;
- Descamação;
- Pápulas (semelhantes a pequenos caroços);
- Abcessos;
- Pústulas (semelhantes a espinhas);
- Vermelhidão;
- Lambidas ou mordidas na região afetada, dentre outros.
Reforçamos que diante de qualquer alteração no comportamento ou no físico do seu pet, é importante consultar um médico veterinário o mais breve possível, para que ele possa realizar o diagnóstico correto e dar início ao tratamento mais adequado.
Piodermite canina: prevenção
Como não há um contágio direto externo, a forma mais eficiente de prevenção é o cuidado contínuo com a pele do seu amiguinho. Mantenha seu pet e os locais por onde ele circula sempre limpos. E cuide de todo e qualquer ferimento para que não seja foco de outras doenças.
- Mantenha a pelagem do pet seca e limpa;
- Garanta que ele tenha um local sem umidade para ficar e dormir;
- Faça o controle de ectoparasitas;
- Mantenha a vermifugação em dia;
- Vacine o pet.
A piodermite em cães apesar de ser comum e com um fácil tratamento causa muito desconforto ao pet. Assim, é fundamental que a doença seja tratada corretamente e o quanto antes. Se a causa base não for tratada, a tendência é que seu pet volte a apresentar a piodermite depois de um tempo do tratamento.
Piodermite canina: tratamento
Realizado o diagnóstico por meio de exames clínicos e laboratoriais, como identificação das lesões, citologias, culturas, exame parasitológico e ou biópsia, o médico veterinário determinará como tratar a piodermite canina.
O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos para piodermite canina, corticoides e produtos antissépticos. Além desses medicamentos, outros podem ser indicados para outras doenças que possam ter dado origem a essa dermatite.
Como tratamento para casos recorrentes, também podem ser indicados pelo veterinário, o uso contínuo de shampoo ou produtos específicos de manutenção para piodermite canina.
Piodermite canina: tratamento caseiro não é indicado
Por mais que você queira ajudar o seu amiguinho, não medique seu cão sem a orientação de um veterinário especializado em dermatologia.
Essa iniciativa pode até agravar a doença e trazer ainda mais problemas.
Piodermite canina pode matar?
A boa notícia é que, realizado o tratamento correto, a piodermite canina tem cura clínica.
Então, na dúvida sobre qual o melhor remédio para piodermite canina, leve o pet para uma consulta veterinária e siga todas as recomendações quanto ao tratamento.
Conheça a Inova
A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores. Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.
Contamos com o atendimento diversas especialidades como a Dermatologia Veterinária, em uma estrutura completa para atender tudo que o seu pet precisar, desde dicas de shampoo para cachorro até uma dermatite em cachorro.
Oferecendo também ambulatório central, diagnóstico por imagem, centro Inoscope (serviço de endoscopia), emergência e pronto atendimento, internação, microchipagem, entre outros serviços.
Precisando de ajuda, conte com a Inova e com a nossa equipe de veterinárias especializadas em dermatologia para te auxiliar. Agende uma consulta hoje mesmo e leve mais qualidade de vida para o seu amiguinho!
Mas não importa a hora, procure o plantão veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.
Leia também: