Você conhece as principais raças de gato? Existem diversas, que se diferenciam por características físicas, psicológicas e emocionais.
Se você é um apaixonado por felinos, fique neste texto para descobrir as raças de gatos e suas variáveis.
Quais são as principais raças de gato?
Pode ter gente que acha que gato é tudo igual!
Eles podem ser bem parecidos mesmo, mas existem diversas raças de gato com características exclusivas que os diferenciam bastante uns dos outros.
1. Persa e Himalaia
O gato Persa é, para muitos, sinônimo de gato de luxo, com seu porte tranquilo e pelagem longa. Por isso, é considerado o “rei das exposições”, por ser uma raça de gato peludo e majestosa com focinho plano.
Possui temperamento tranquilo e é amável, ótimo para pessoas que possuem outros pets, crianças ou que são tutores pela primeira vez de um felino.
O gato Persa é uma raça braquicefálica, nome dado a característica da conformação craniana, devido ao seu focinho ser mais curto ou “achatado”. O que pode resultar na dificuldade da respiração, muitas vezes refletindo em seu comportamento mais tranquilo e quieto.
A raça de gato Persa adora dormir no colo e receber carinho!
Já a raça de gato Himalaia é mais nova, nasceu em 1950, quando cruzaram um gato Siamês com um Persa para criar um pet que tivesse corpo do Persa e a coloração do Siamês (olhos azuis e cores nas extremidades, denominado Persa Colorpoint).
Gato Persa
Origem: Irã
Expectativa de vida: 15 a 20 anos.
Doenças mais comuns:
- Síndrome braquicefálica ocasionando problemas respiratórios;
- Problemas cardíacos;
- Problemas oftálmicos;
- Displasia do quadril;
- Rins policísticos;
- Problemas dermatológicos.
2. Siamês
A aparência de um gato Siamês é o que mais chama atenção: olhos bem azuis e pelos claros com extremidades mais escuras (rosto, orelhas, patas e rabo). Com postura elegante, esta raça era comum em companhias para reis na Tailândia.
Já o temperamento da raça de gato Siamês pode ser imprevisível. Na maioria das vezes, são tranquilos, amáveis e fiéis, mas algumas vezes, de repente, o comportamento muda, e eles podem ficar mais quietos e apáticos.
É uma raça independente e que precisa de socialização logo cedo, para não ter ciúmes de seus tutores e se dar bem com todas as pessoas próximas.
Dentre essas principais raças de gato, o Siamês é uma das raças de gatos pequenos mais famosas que existem, medindo entre 20 a 30 cm e pesa de 4 a 6kg.
Por se tratar de um gato de raça, o Siamês possui predisposição a algumas doenças, como a bronquite alérgica felina ou asma, que se desenvolve por uma hipersensibilidade a alérgenos ambientais como cigarro, ácaros, poeira, entre outras.
Os sinais que seu gato Siamês pode apresentar é dificuldade respiratória, tosse, chiado e intolerância ao exercício.
Se você tem um gato Siamês, lembre-se de tratá-lo com a alimentação adequada e específica.
Gato Siamês
Origem: Tailândia
Expectativa de vida: 15 a 20 anos
Doenças mais comuns:
- Bronquite alérgica;
- Cardiomiopatia dilatada;
- Cálculo renal.
3. Maine Coon
Também conhecido como o Gato Gigante, os gatos da raça Maine Coon são enormes, chegando a pesar até 13kg e ter um porte semelhante ao de um poodle médio.
A coloração da pelagem é bem variada, e os pelos são longos, principalmente na região do rabo.
São brincalhões, ativos, companheiros e amigáveis. Por ser bem diferente e única, esta raça de gato gigante necessita de cuidados e atenção especiais. Por isso, existe a ração específica para a raça de gato Maine Coon.
Além do cuidado com a alimentação, é importante estar atento a musculatura do seu gato, principalmente do quadril, pois os gatos de raça Maine Coon podem sofrer de atrofia muscular espinhal (SMA), que é uma desordem muscular hereditária que afeta os ossos e a musculatura dos quadris.
O felino quando acometido com essa doença, pode apresentar alguns sinais como os dedos dianteiros virados para fora, respiração forçada e sensibilidade quando tocados na área da coluna.
A SMA é detectada por meio de um exame onde será analisado o DNA do felino.
Maine Coon
Origem: Estados Unidos
Expectativa de vida: 9 a 15 anos
Doenças mais comuns:
- Atrofia muscular espinhal;
- Displasia coxofemoral;
- Cardiomiopatia hipertrófica;
- Complexo gengivite estomatite crônica.
4. Angorá
Fofo, elegante e independente, o gato Angorá pertence a uma raça de gatos domésticos que veio da Turquia. De pelos longos que necessitam de escovação frequente e olhos claros e marcantes, o gato Angorá adora brincar e é ótimo para fazer companhia a crianças.
Sua pelagem pode ter diversas cores, do branco ao preto, passando pelo vermelho e por misturas. E é nesta raça que mais surgem gatos com heterocromia, ou seja, que possuem um olho de cada cor, sendo normalmente um amarelo esverdeado e outro azul.
Outros gatos da raça podem ter também os dois olhos da mesma cor, como amarelos e azuis.
Além disso, alguns gatos dessa raça podem sofrer de Ataxia hereditária, que é uma doença rara que afeta a coordenação motora deixando o felino sem equilíbrio.
Para gatos de pelos longos, como a raça de gato Angorá, é importante oferecer uma alimentação específica e penteá-los periodicamente com escovas adequadas ao seu tipo.
Angorá
Origem: Turquia
Expectativa de vida: 12 a 18 anos
Doenças mais comuns:
- Ataxia hereditária;
- Cardiomiopatia hipertrófica.
5. Sphynx
Exótica e diferente, a raça Sphynx é a mais rara dos felinos. Também conhecido como Pelado Canadense, o gato desta raça possui o visual totalmente sem pelos!
Os gatos Sphynx são extremamente dóceis e apegados aos donos, adoram carinho, companhia e brinquedos, seja para se entreter sozinho ou de preferência com seu dono.
Além da ausência de pelos, os grandes olhos e orelhas são características marcantes. Eles também não possuem bigodes, o que os tornam um pouco desajeitados.
Assim como em outras raças de gatos, as doenças cardíacas são uma preocupação no Sphynx, dentre as diversas formas de doença cardíaca que podem acometer os gatos, a cardiomiopatia hipertrófica é a principal. Ela causa um espessamento do músculo do coração e consequentemente reduz a quantidade de sangue que é bombeado para o corpo. O gato Sphynx pode apresentar variados sinais, mas principalmente a intolerância ao exercício, falta de apetite e apatia.
Curiosamente, o primeiro gatinho pelado que deu origem à raça, nasceu em uma ninhada no Canadá, em 1966, sendo o único sem pelos. Este gato deu crias, posteriormente, e mais gatos nasceram pelados, dando assim continuidade e criação à raça Sphynx.
Sphynx
Origem: Toronto
Expectativa de vida: 15 a 20 anos
Doenças mais comuns:
- Cardiomiopatia hipertrófica;
- Displasia coxofemoral e cálculos urinários;
- Problemas dermatológicos.
6. Ragdoll
Seu nome, que significa “boneca de trapos”, indica uma característica: relaxar completamente quando o pegamos no colo. É tão dócil que permite ser colocado de um lado para o outro, algo com que nem todos os gatos concordam.
É uma raça de gato grande, que pode chegar a pesar até 9 kg. Os olhos são sempre azuis e formam um rosto característico e harmonioso com as bochechas e o focinho.
Por se tratar de uma raça extremamente mansa e caseira, o Ragdoll tem uma predisposição a desenvolver obesidade, já que alguns não são tão fãs de praticar exercícios físicos.
A obesidade é um quadro clínico bastante perigoso, pois pode desencadear outras doenças como diabetes mellitus, artrite, lipidose hepática, doença do trato urinário inferior, constipação, dermatites, problemas cardiovasculares e respiratórios.
Seus pelos são longos e em variedade de cores, sendo uma delas parecida com a do Siamês. Gatos de pelo longo como o Ragdoll, necessitam de alimentação adequada e ração específica.
Ragdoll
Origem: Califórnia
Expectativa de vida: 15 a 25 anos
Doenças mais comuns: Doença renal policística, obesidade e cardiomiopatia hipertrófica, displasia coxofemoral.
7. Ashera
De raça rara e também a mais cara do mundo, os gatos Ashera também são gatos gigantes, pois são geneticamente criados e modificados.
Esta raça foi criada pela mistura de gato doméstico com selvagens híbridos, como o africano serval e o gato leopardo asiático.
Aparentemente, se parecem bastante com um leopardo. Eles podem atingir até 14 kg e 1 m de comprimento.
Por serem gatos considerados gigantes, necessitam de rações específicas para seu porte e que oferecem todos os nutrientes para uma vida saudável.
Os amantes de gatos sabem da predisposição da espécie em sofrer com problemas no trato urinário. Infelizmente, algumas raças têm ainda mais chances de serem acometidas por esse problema, como é o caso do Ashera.
O cálculo urinário é uma espécie de “pedra” que pode se formar na bexiga e uretra dos felinos. Se não tratado, o problema pode ser bastante perigoso, pois muitas vezes resulta em um bloqueio na passagem da urina.
São gatos bem brincalhões e amigáveis, ótimas companhias!
Ashera
Origem: Estados Unidos
Expectativa de vida: Aproximadamente 15 anos
Doenças mais comuns:
- Cálculo urinário;
- Cardiomiopatia hipertrófica;
- Amiloidose hepática.
8. American Shorthair
Chamada também de Pelo Curto Americano, é uma verdadeira raça de trabalho, pois é conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto.
Sua característica única é o pelo curto, que deve ser penteado com escovas específicas para seu tipo, garantindo o brilho natural da pelagem.
Gatos desta raça são simpáticos, com grandes olhos, sempre alertas e pelagem em cores variadas.
Uma das principais doenças do American Shorthair acaba sendo a obesidade, pois é uma raça que não é muito ativa, preferem um colo, recebendo atenção e carinho, do que ficar correndo e brincando pela casa.
Por isso, é importante enriquecer o ambiente e estimular brincadeiras para evitar o sobrepeso.
American Shorthair
Origem: Estados Unidos
Expectativa de vida: 15 a 20 anos
Doenças mais comuns: Obesidade e cardiomiopatia hipertrófica.
9. Exótico
Com a intenção de ter um gato com temperamento do Persa mas com pelo mais curto e de fácil manutenção com escovas adequadas, como o American Shorthair, realizaram o cruzamento entre estas duas raças, resultando no gato Exótico.
Extremamente dócil, brincalhão, calmo e leal, este gato é ótimo para ser companhia de crianças.
Os pelos não são os mais curtos, mas são mais fáceis de cuidar do que o do Persa. Possuem cabeça achatada e olhos afastados. São compactos e de ossadura forte.
Gatos que possuem faces achatadas (braquicefálicos), como o caso dos Exóticos, acabam nascendo com alterações no sistema respiratório e formato do crânio, consequentemente, possuem deformidades de mandíbula, o que poderá levar a doenças periodontais e potenciais problemas no ato de comer e beber.
Exótico
Origem: Estados Unidos
Expectativa de vida: 10 a 15 anos
Doenças mais comuns:
- Problemas respiratórios;
- Doenças periodontais;
- Doença renal policística.
10. SRD
Os gatos Sem Raça Definida são bem antigos, pois há milhares de anos já cruzavam raças diferentes entre si. Por serem misturas, os gatos SRD podem ter diversas cores e tipos de pelagem, além de tamanhos, formatos e aparências.
Não há um temperamento pré-definido, pois estes gatos possuem características de várias raças, mas sabe-se que são gatos saudáveis, carinhosos e amigáveis.
Os gatos SRD podem desenvolver problemas renais, causando falta de apetite, vômito, apatia, falta ou excesso de urina, por isso é muito importante que sejam estimulados a beber bastante água.
Quando são resgatados da rua então, podem ser ainda mais amorosos, com gratidão a quem os salvou.
SRD
Origem: Sem origem definida
Expectativa de vida: Aproximadamente 20 anos
Doenças mais comuns:
- Problemas renais;
- Cardiomiopatia hipertrófica;
- Miopia hereditária.
É muito comum também que as pessoas tenham outras perguntas sobre os gatos de raça. Veja abaixo:
Qual raça de gato vive mais?
A expectativa de vida varia bastante, porém, o gato Siamês, Persa, Sphynx, Ragdoll, Shorthair e o gato sagrado da Birmânia estão na lista de felinos que têm mais longevidade.
Siameses, persas, Shorthair e Sphynx, podem viver de 15 a 20 anos, já o Ragdoll pode viver de 15 a 25 anos, enquanto o burmês de 18 a 25 anos, mas já houve registro de gato desta raça que viveu até 35 anos.
Qual a raça de gato mais cara do mundo?
Como já mencionado acima, a raça de gato mais cara é a Ashera, é uma raça para poucos, pois o valor de um gato Ashera pode chegar aos R$ 40 mil.
Qual a raça de gato mais dócil?
Há muitas raças de gatos dóceis, porém, o Persa é considerado o mais dócil e sociável de todos.
Conheça a Inova
A Inova é um hospital veterinário 24 horas de Sorocaba que nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para os pacientes, transmitindo segurança aos tutores.
A Inova conta com uma profissional especializada em medicina felina para atender as necessidades do seu pet, desde a lipidose hepática em gatos, esporotricose felina até exames mais simples de rotina.
Também contamos com uma infraestrutura preparada nos conceitos Cat Friendly, com a qual você encontra em um hospital veterinário para gatos, ou seja, com recepção, consultório e internação exclusivos para os felinos, utilizando feromônios para auxiliar no bem-estar, e equipe treinada e preparada para o manejo ideal dos pacientes felinos.
Além disso, realizamos diversos exames em nosso hospital e vacinas para gatos, evitando o estresse de deslocamento do pet para laboratórios externos.
Seu pet apresentou algum sintoma ou deu algum sinal de que não está muito bem? Não importa a hora, procure o plantão de veterinário para gatos 24 horas da Inova.
Estamos à disposição para oferecer sempre os melhores tratamentos e cuidados para o seu felino.
Fonte: bob.geracaopet.com.br