A dermatite em gatos é uma condição muito comum na população felina, principalmente porque existem diversas doenças de pele que são causadas por diferentes fatores.
Essas doenças não são perigosas, contudo, elas podem favorecer a entrada de bactérias e outros micro-organismos nocivos, que podem comprometer a saúde dos gatinhos.
Para aprender como proteger seu bichano, acompanhe este conteúdo e saiba tudo sobre este tipo de doença, como ela age e como tratá-la.
O que é dermatite em gatos?
É uma inflamação que ocorre na pele dos felinos, causada por algum fator desencadeante.
Os felinos podem apresentar crises de alergia ao entrar em contato com determinadas substâncias alergênicas.
Mas o que causa dermatite em gatos? O termo significa doença de pele, contudo, existem diferentes causas para este problema.
Conheça quais são os tipos de dermatite em gatos mais comuns:
Dermatite alérgica
Este tipo de dermatite é causado por alguma substância que causa uma reação alérgica, como é o caso das picadas de pulga.
Felinos com alergia a este inseto apresentam uma coceira intensa. O ato de coçar pode causar lesões, que ocorrem em todo corpo, assim como nas orelhas. Por causa disso, é comum que esses locais apresentem falhas no pelo.
A dermatite alérgica à picada de pulga em gatos funciona da mesma forma do à picada de carrapato, que também provoca irritação e inflamação na pele.
Por isso, pets que têm acesso à rua estão mais suscetíveis a se contaminarem com esses parasitas e sofrerem com as reações às picadas.
Aliás, não somente a eles, como também a bactérias e vírus que podem prejudicar sua saúde e, inclusive, levá-los a óbito.
Dermatite alimentar
A dermatite alimentar também é um tipo de dermatite alérgica, contudo, é causada pela hipersensibilidade alimentar.
Nesse caso, ao ingerir algum alimento alergênico, a pele do bichano inflama e causa coceira e vermelhidão.
Geralmente, a reação alérgica é causada por algum tipo de proteína ou outro nutriente presente na ração ou em outros alimentos, como patês, sachês e petiscos.
Se o felino possui o hábito de comer alimentos para humanos, também possui maior probabilidade de desenvolver uma alergia alimentar e sofrer com as crises.
Dermatite atópica
Também é chamada de síndrome atópica felina. Este tipo de dermatite, na verdade, é causado por uma deficiência na barreira cutânea do felino.
Essa é uma condição que os felinos já apresentam uma predisposição genética, que se desenvolve ao longo da vida.
Na dermatite atópica em gatos, qualquer substância, como poeira, ácaro e mofo, que entra em contato com a pele pode causar uma reação alérgica.
Além de provocar coceira, a reação favorece a perda de água da pele, deixando-a ressecada, o que aumenta ainda mais a coceira.
Quais são os sintomas da dermatite em gatos?
Por se tratar de uma inflamação na pele, os gatinhos sentem bastante incômodo. A pele apresenta uma vermelhidão generalizada e coceira, que pode ser classificada entre moderada a excessiva.
Também é comum que os pets apresentam uma leve descamação, que ocorre pela troca constante de células mortas na pele.
Os felinos podem apresentar lesões pelo ato de coçar excessivamente, assim como crostas de sangue.
Por causa das infecções secundárias, o gato pode desenvolver bolinhas vermelhas na pele, chamadas de pápulas, ou pequenas espinhas, conhecidas como pústulas.
Leia mais sobre:
Gato doméstico de pelo curto: conheça 5 raças
A dermatite em gato é perigosa?
Felizmente, as dermatites não são doenças perigosas. O problema, na verdade, são as reações que elas causam na pele do gato.
Além disso, a inflamação na pele pode não ser uma dermatite, mas sim um sintoma de um timoma, um tipo de tumor, ou de uma síndrome paraneoplásica, isto é, sintomas associados ao câncer.
Essa condição deixa a pele mais sensível, ocasionando coceira e lesões, o que pode ser confundido com os sintomas de uma dermatite em gatos.
A dermatite de gato pega em humano?
A doença em si não é perigosa ou contagiosa. Na verdade, o que deve ser avaliado é a sua origem.
Por exemplo, se a dermatite for causada por pulgas, é possível que o felino possa transmitir o parasita para outros pets.
O ácaro também é um problema que pode causar alergias não somente para outros pets, como também para seus tutores.
Por isso, é indispensável identificar a causa da dermatite no gato e eliminá-la.
Como tratar dermatite em gatos?
O tratamento depende da causa da inflamação. As doenças de pele ocasionadas por picadas de pulgas e carrapatos ou por ácaro podem ser tratadas com remédio para dermatite em gatos.
Também é possível utilizar outros produtos, como cremes, pomadas, shampoos e sprays para tratar a inflamação.
Contudo, os felinos possuem uma pele muito sensível e esses tipos de produtos podem causar incômodo. Na tentativa de limpar sua pele, eles podem piorar as lesões existentes com lambedura excessiva.
Portanto, o mais recomendado é recorrer ao uso das medicações sistêmicas ao invés de aplicar produtos de uso tópico nos felinos.
No entanto, esse tempo pode variar de acordo com o número de gatos que o pet convive, se possui acesso à rua e do manejo do ambiente. Essas condições podem favorecer a reinfecção do felino e prolongar o tratamento.
Mas, para outros tipos de dermatite, como as que são causadas por alergias alimentares, é necessário que o pet siga uma dieta hipolargênica para evitar as crises.
Com a dermatite atópica, o caso é um pouco mais complicado, porque qualquer substância pode causar alergia no bichano.
Por isso, durante toda a vida do pet, é necessário que o tutor tenha bastante cuidado com a administração de medicamentos, mudança na alimentação e higienização dos ambientes.
Além disso, é necessário utilizar um repositor de barreira cutânea pelo resto da sua vida.
Inova Veterinária
Se você reconhecer esses sintomas no seu pet, deve trazê-lo para realizar uma consulta com nossos médicos veterinários, que podem atuar em conjunto para tratar os pacientes de forma integral.
Aqui, contamos com um veterinário com a especialidade em Medicina de Felinos, que possui conhecimento sobre todas as particularidades dos bichanos, para atendê-los com todo o cuidado que precisam.
Também contamos com um veterinário especialista em Dermatologia Veterinária, que está capacitado para tratar diferentes tipos de dermatite em gatos, assim como outras doenças.
Conheça nossas unidades em Sorocaba:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.