Eletrocardiograma, o que é? | Inova Veterinária

O eletrocardiograma (ECG) é um recurso diagnóstico não invasivo de fácil execução e de baixo custo para o proprietário. Há ainda quem diga que, assim como estetoscópio e termômetro, o ECG pode ser considerado como equipamento semiológico que nos fornece várias informações acerca do organismo do paciente e deveria ser introduzido como exame básico na rotina clínica (CID FIGUEIREDO, Prof. titular aposentado do Departamento de Clinica Veterinária da FMVZ-UNESP de Botucatu).

Por que solicitar ECG?

O exame eletrocardiográfico nos permite avaliar a qualidade e condição do impulso elétrico cardíaco, sugere aumento de câmaras cardíacas e sugere se a oxigenação do tecido cardíaco esta adequado. Desta forma, é o essencial para determinação de qual arritmia cardíaca esta ocorrendo no paciente já que só auscultação não nos permite identificar qual é a origem da alteração do ritmo e, dependendo da arritmia, não conseguimos nem detectar no exame físico.

Muitas pessoas acreditam que apenas doenças cardíacas geram arritmias nos cães e gatos, porém, outras enfermidades também podem alterar a condução de impulso elétrico como sepse, neoplasias, torção gástrica e esplênica, endocrinopatias, intoxicações e alguns fármacos sendo um exame de grande valia para animais incluídos nestes grupos.

O ECG nos fornece informações valiosas não apenas sobre o sistema cardiovascular, mas também sobre distúrbios eletrolíticos, alterações renais, gastrointestinais e sistema nervoso central.

Como proporciona todas as informações citadas anteriormente, é um exame pré-anestésico básico que confere maior segurança ao Médico Veterinário ao indicar procedimento anestésico/cirúrgico principalmente os de caráter eletivo além de acarretar maior qualidade no atendimento do profissional que indica. Permite ainda, a determinação do melhor protocolo anestésico e planejamento cirúrgico para cada paciente.

VANESA KUTZ DE ARRUDA
CRMV-SP: 27.109

Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais, UNESP-Botucatu
Atua na área de Cardiologia Veterinária no Hospital Veterinário Publico ANCLIVEPA-SP e em Sorocaba e Região