Gatos resfriados no inverno

Agora que o frio chegou, muitos gatinhos estão manifestando os sintomas respiratórios.

Um tutor mais atento pode perceber somente que o gatinho vem diminuindo a ingestão de água e alimento e já procura o veterinário para investigar a possível causa disso. Mas quem tem muitos gatinhos as vezes não tem como perceber isso.

O mais importante é lembrar-nos de que o gato por ser um caçador, vai esconder dos outros gatos e do proprietário, que não está bem e quando isso acontece pode ser um pouco tarde!

Nem tudo que faz o gato espirrar é rinotraqueite, a famosa doença respiratória dos gatos!

De fato, os gatinhos portadores do herpesvirus felino tendem a manifestar a infecção devido a um quadro de imunossupressão e junto ao frio tem uma menor concentração de defesas na porta de entrada das bactérias, que são as vias aéreas superiores (nariz e garganta).

A rinotraqueite, por ser causada por vírus não é tratada com antibióticos. Esses medicamentos são para controle da infecção bacteriana secundária e oportunista à inflamação que o vírus causou. Portanto para combater o vírus o animal tem que receber um tratamento para estimular as próprias defesas do organismo.  Nessa hora não adianta, e nem deve-se vacinar!

Um gatinho com muita secreção nasal também não vai conseguir sentir o cheiro da ração e não vai comer bem por isso, ficando ainda mais sensível a infecção.

Mas, como dissemos nem tudo é rinotraqueite! Nos dias frios e secos os gatinhos susceptíveis podem desenvolver crises de asma, rinite e em casos mais graves de infecção respiratória uma pneumonia. Por isso é muito arriscado tentar medicar o gatinho sem saber de fato o que está causando o problema!

Em qualquer um desses casos, o mais importante é boa nutrição do animal. Um gato jamais pode ficar sem comer! Existem suplementos alimentares no mercado para estímulo do sistema imune e até mesmo voltados para “encurtar” o ciclo do herpesvirus. Muitos desses suplementos são palatáveis e podem se oferecidos diretamente na boca do animal e outros polvilhados na alimentação.

Mas se mesmo melhorando a alimentação o gatinho não apresentar melhora, o Médico Veterinário deverá ser consultado. Nunca administre antibióticos sem orientação, pois a medicação,  a dose e duração do tratamento pode variar muito e se não for feita corretamente pode criar resistência bacteriana e o problema ficar ainda mais difícil de ser resolvido.

Animais de colônia devem ser acompanhados porque doenças respiratórias são muito comuns e facilmente disseminadas e tratar todos os animais pode-se tornar inviável. Portanto o manejo e orientação veterinária ajuda a prevenir muitas dessas complicações.

Afinal, ainda mais se tratando de gatinhos, prevenir é melhor que remediar!

Por. Dra. Vanessa Zimbres
Medica Veterinária Especializada em Felinos
Clínica de Medicina Felina Gato é Gente Boa!

Fonte: Geração Pet