Apesar de ser uma doença que atinge muito os seres humanos, os cães também podem apresentar infecção urinária.
Continue lendo e entenda tudo sobre infecção urinária em cachorro: o que é, sintomas e tratamento.
Infecção urinária em cachorro: o que é?
Já percebeu o seu cachorro pedindo para sair para urinar várias vezes seguidas, muito além do que sua frequência normal? Ou que ele se esforça muito, chora e geme ao urinar? E que ele vem deixando pingos de urina pelo chão e lambendo muito os órgãos genitais?
Esses podem ser sinais claros que ele está com uma infecção urinária. Sim, cães também são vítimas de infecções no trato urinário.
Assim como nos seres humanos, a infecção urinária em cães também é muito comum, e costuma afetar os órgãos do sistema urinário, por isso, também recebe o nome de infecção do trato urinário (ITU).
Essa infecção ocorre devido à presença de micro-organismos nas vias urinárias e pode abranger todo o trato urinário, dos rins à uretra.
Outra semelhança da infecção urinária canina em relação ao que ocorre com as pessoas é que essa doença costuma afetar mais frequentemente as fêmeas, por 3 motivos:
- Têm o órgão reprodutor mais exposto ao fazer xixi;
- Costumam ter uma frequência urinária menor do que os machos;
- Têm a uretra mais curta e larga, facilitando o desenvolvimento da doença.
Essa é uma patologia que pode afetar cães de qualquer idade ou raça, por isso, vale observar as mudanças de comportamentos no seu pet, porque, ao contrário dos seres humanos, eles não podem se queixar verbalmente.
Assim, fique atento (a) diante de qualquer mudança de comportamento dos seus amiguinhos de quatro patas. Essa vigilância vai permitir que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível, impedindo que ocorram complicações maiores com eles, como uma infecção renal ou formação de cálculos na bexiga.
O que causa infecção urinária em cachorro?
Essa patologia, em geral, é causada por bactérias, as principais são: Escherichia coli; Proteus mirabilis; Klebsiella pneumoniae; Staphylococcus spp.; Enterococcus spp.; Corynebacterium urealyticum; dentre outras.
O contágio ocorre tanto pela entrada de bactérias pela uretra do pet, pelo contato direto ou não com outro cãozinho, ou se desenvolve isoladamente no organismo, por diversos fatores.
Em geral, até a metade proximal da uretra, o trato urinário do cachorro é estéril, porém, por alterações do pH, questões funcionais ou anatômicas, as bactérias (ou fungos) encontram uma situação favorável para se desenvolver.
No entanto, a infecção urinária canina também pode acontecer devido a algumas doenças, como o diabetes mellitus, ou até mesmo pela presença de fungos no organismo do pet.
Cães idosos, especialmente os que têm problemas de próstata, também estão propensos ao desenvolvimento desse problema no trato urinário.
Além dessas, outras causas associadas à doença são: baixa imunidade, obesidade canina, baixa ingestão de água, dentre outros tópicos, que devem ser investigados por um médico veterinário.
Infecção urinária em cachorro: sintomas
Muitas vezes, os cães demoram a demonstrar os sintomas de infecção urinária, não manifestando dores ou indícios de que algo pode estar errado em seus organismos. Então, a doença vai se desenvolvendo de forma silenciosa, levando até mesmo a quadros mais graves, que podem trazer prejuízos ao funcionamento renal.
Então, se você fica se perguntando como saber se o cachorro está com infecção urinária, observe esses sintomas:
Ao perceber esses sinais, leve o seu pet o quanto antes ao veterinário para realizar o diagnóstico correto, com a ajuda de exames como de sangue e de urina, e descobrir como tratar essa patologia.
Infecção urinária cachorro: tratamento
O tratamento do problema vai depender da causa, mas, geralmente, inclui a indicação de um remédio para infecção urinária de cachorro, como antibióticos ou antifúngicos, e também as medicações para controle da dor.
Vale lembrar que não é indicado administrar nenhum tipo de remédio caseiro para infecção urinária em cães. Por mais que você queira ajudar o seu amiguinho, essa iniciativa poderá agravar a situação.
Somente um médico veterinário saberá tratar corretamente o problema e responder dúvidas como: qual é o remédio para infecção urinária em cães mais adequado?
Em alguns casos, a medicação será via oral, em outras são injeções subcutâneas, que podem ser mais eficazes porque nem todos os cães aceitam bem a ingestão de remédios e, muitas vezes, os próprios donos se esquecem de ministrar a medicação no prazo correto, o que pode fazer as bactérias sobreviverem ao tratamento, dificultando a cura da doença.
No entanto, pode ser que o remédio sozinho não funcione, e uma intervenção cirúrgica pode ser necessária, caso seja preciso retirar os cálculos urinários.
Um dado importante: cistite e infecção urinária são patologias diferentes
Outra questão importante é que a cistite em cachorro não é a mesma coisa que um cachorro com infecção urinária.
A cistite é uma inflamação que limita-se à bexiga, que pode também se tornar uma infecção, enquanto a infecção urinária vai acometer todo o trato urinário.
É possível prevenir a infecção urinária em cães?
Agora que você sabe que cachorro tem infecção urinária, a boa notícia é que é possível sim tomar alguns cuidados para prevenir o problema. Conheça essa dicas simples, mas preciosas:
- Disponibilizar água limpa e fresca;
- Oferecer uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos, como caminhadas com o seu pet;
- Manter os check-ups dele sempre em dia são dicas preciosas.
Está precisando de ajuda para evitar ou tratar a infecção de urina nos seus cães?
A Inova oferece atendimento 24h, de domingo a domingo, com uma equipe multidisciplinar completa, inclusive de nefrologistas, especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário para cuidar do seu pet da melhor maneira possível.
Leia também: