fbpx Ir para o conteúdo
  • (15) 3333-2300
  • (15) 3333-2300

Hospital Veterinário 24h

Resultados de Exames
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Menu
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Maine Coon: conheça mais sobre esse felino gigante

  • outubro 25, 2023
  • 15:00
Imagem destaque do texto exemplificando o tema do mesmo

Você sabe o que é maine coon? Essa é conhecida como a raça de gato gigante mais famosa do mundo! Além do próprio tamanho, esse felino também se destaca por ter uma personalidade marcante e um vínculo incrível com seus tutores. 

Você ficou curioso(a) para conhecer mais sobre essa raça de gato única e fofa? Leia o texto e saiba mais sobre esse a história, qual o tamanho de um maine coon  e as características desse peludo incrível.

Qual a origem do maine coon?

A raça de gatos maine coon surgiu por volta de 1850 no estado do Maine, nos Estados Unidos. 

Levam esse nome porque sua cauda se assemelha aos dos guaxinins, que tem desenhos que parecem anéis, assim como, os guaxinins. Por isso, o nome maine coon é o diminutivo de “racoon”, que significa guaxinim em inglês, e Maine, que é o local onde a raça surgiu.

Dentre as teorias envolvendo sua origem, a mais aceita é que essa raça se originou do cruzamento de espécies nativas de felinos da América do Norte com gatos de pelo longo trazidos pelos europeus.

Existem lendas que também relatam que essa raça surgiu originalmente em meio ao povo viking. Essa história se tornou famosa devido aos gatos serem muito comuns na mitologia nórdica.

Em algumas passagens da mitologia, a carruagem pilotada pela deusa Freya era puxada por dois gatos gigantes que recebeu de presente do Deus Thor. 

Quais são as suas principais características?

Apesar do tamanho, o gato maine coon é amigável, brincalhão e doce. É muito sociável e gosta da companhia da família humana.

Esse felino se destaca pela cabeça quadrada, orelhas grandes, compridas na base e levemente pontudas, com tufos de pelos que lembram as orelhas de um guaxinim. 

Os olhos também são bem grandes e com ângulos levemente ovais, podendo ser de qualquer cor, e uma cauda comprida e fluida com bastante subpelo. 

Os gatos da raça Maine Coon possuem uma estrutura corporal robusta, peito largo, e graças aos seus ossos sólidos e uma estrutura muscular forte. Os gatos machos se destacam pelo pescoço musculoso e forte. De forma geral, eles têm o corpo alongado com comprimento médio das pernas.

A pelagem deles é mais curta e densa na cabeça e comprida nas costas e laterais. Tem uma textura suave e cai levemente, mostrando a camada interna que é densa e grossa para proteger contra o frio.

É preciso falar do tamanho de um maine coon…

Essa raça de gatos é conhecida por seu tamanho fora do padrão. Os machos podem facilmente ultrapassar 1 metro de comprimento e chegar aos 14 kg , enquanto as fêmeas pesam entre 6 a 10 kg. Veja os tamanhos em cada fase:

  • Filhotes (0 a 6 meses): o filhote de maine coon cresce rapidamente, e pode atingir um comprimento de até 30 cm e um peso de até 2 kg nessa idade;
  • Adolescentes (6 a 12 meses): os adolescentes dessa raça continuam a crescer muito, mas com um ritmo mais lento. Eles podem atingir um comprimento de até 60 cm e um peso de até 6 kg nessa idade;
  • Adultos (12 meses a 7 anos): nesta fase, eles atingem o tamanho máximo. Os machos podem medir até 1 metro de comprimento e alcançar um peso de até 14 kg. As fêmeas podem atingir um comprimento de até 80 cm e um peso de até 10 kg;
  • Idosos (7 anos em diante): nesta fase, esses felinos podem perder um pouco de tamanho com o tempo. No entanto, ainda serão gatos grandes e fortes.

De acordo com o Guinness World Records, o maior gato do mundo foi um Maine Coon chamado Stewie, que media 1,23 m de comprimento do focinho à ponta da cauda. Stewie morreu em 2005, mas seu recorde ainda não foi quebrado.

Maine coon: gato brincalhão por natureza

Esses gatos adoram brincar e se divertir ao longo de toda a vida, até mesmo na velhice. Eles são superinteligentes e capazes de reconhecer palavras de ordem. Além disso, são famosos por sua vocalização e adoram “falar” com os humanos.

Devido à natureza caçadora e de constantes brincadeiras, esses gatos precisam de sessões de brincadeira com os tutores. Nessas sessões,é possível usar brinquedos como camas de pesca, dispensadores de comida, catnip ou até mesmo outros artefatos mais simples, feitos de papelão.

É importante prestar atenção ao enriquecimento ambiental do felino, adequando a casa com estruturas para ele subir, erva-de-gato, túneis, fontes de água, entre outros.

Uma curiosidade é que os gatos da raça maine coon são aficcionados pela água se entretendo por muito tempo com chuveiros, torneiras, mangueiras e bacias cheias. 

E não podemos esquecer que é muito importante brincar com esses felinos pelo menos de 20 a 40 minutos por dia para deixá-lo sempre feliz.

Quanto tempo um maine coon vive?

Esses felinos possuem uma expectativa de vida alta com sua média de idade variando entre os 9 e 15 anos de idade, porém, já houve relatos de gatos que viveram por mais de 20 anos! 

Ao escolher um gato gigante maine coon como seu companheiro, o tutor vai estar garantindo muitos anos de alegria e carinho ao lado de seu amigo de 4 patas.

É sempre necessário lembrar que a longevidade dos maine coons vai depender do cuidado que cada um recebe, quanto melhor for o tratamento que ele receber de seus tutores, maiores serão seus anos de vida. 

Quais são as doenças comuns da raça?

Entre as doenças mais comuns dessa raça, estão: cardiomiopatia hipertrófica felina, displasia de quadril e pectus excavatum. Saiba mais:

  • A cardiomiopatia hipertrófica felina é uma doença cardíaca que causa o espessamento do músculo do coração;
  • Displasia de quadril é uma malformação no osso do quadril ou do fêmur que causa dor e dificuldade para andar;
  • Pectus excavatum é uma deformidade da caixa torácica que pode causar problemas respiratórios.

O primeiro cuidado que devemos ter para evitar doenças em nossos amigos de quatro patas é aplicar todas as vacinas necessárias e deixá-lo livre de vários riscos à saúde. Além disso, manter a rotina de consultas e check-ups com um veterinário especializado em felinos ajuda a manter a qualidade de vida e evitar outras possíveis doenças.Leia mais sobre vacinas para gatos.

Quanto custa um gato maine coon?

O maine coon é uma raça de gato com poucos criadores no Brasil. Por ser mais rara e difícil de se encontrar, acaba sendo mais cara. O preço de um filhote tende a variar entre R$ 3.000 e R$ 7.000, aproximadamente.

Infelizmente, é muito comum o comércio ilegal de maine coon filhote. Geralmente, as condições não são nada adequadas. Por isso, é importante tomar cuidado para não ser vítima desse tipo de crime.

É sempre importante se certificar de encontrar um criador ou gatil confiável. Você pode verificar a reputação do criador em sites como do Clube Brasileiro do Gato (CBG).

O que um maine coon pode comer?

A alimentação dessa raça deve ser baseada em produtos de alta qualidade, sejam rações, receitas caseiras ou dietas cruas. Escolher um bom produto terá repercussões na saúde do gato, no seu bem-estar e em uma pelagem radiante.

Ao escolher uma ração, é importante considerar os seguintes fatores:

  • Idade do gato: filhotes, adultos e idosos têm necessidades nutricionais diferentes;
  • Nível de atividade: gatos mais ativos precisam de mais calorias do que gatos menos ativos;
  • Condição de saúde: gatos com problemas de saúde podem precisar de uma dieta especial.

Devido à propensão da raça à obesidade, é recomendado dividir a alimentação em duas ou três porções diárias. Isso ajudará a manter o gato saudável e com o peso ideal.

Posso alimentá-lo com receitas caseiras e dietas cruas?

Sim! Dietas baseadas em alimentos crus, como carne, peixe, ovos e vegetais ou receitas caseiras podem ser uma boa opção para gatos que têm sensibilidade alimentar ou alergias.

No entanto, é importante consultar um veterinário especializado em nutrição para garantir que a dieta seja equilibrada e adequada para a saúde do gato.

Cuidados com a higiene do maine coon

Essa é uma raça de gato que requer alguns cuidados específicos. É importante dedicar algumas horas por semana para escovar os seus pelos para mantê-los desembaraçados e evitar a formação de nós. 

Essa rotina também permite que você detecte rapidamente qualquer problema na pele, dor ou presença de parasitas.

Não é necessário dar banho  pois os gatos já se lambem frequentemente para se limpar, retirando dessa forma, os pelos mortos e sujidades Banhos são indicados pelos médicos veterinários somente em casos específicos.

É importante oferecer uma caixa de areia grande, onde ele possa fazer as necessidades fisiológicas confortavelmente. Você também deve providenciar arranhadores de diferentes tipos, para que ele possa afiar as unhas e expressar o comportamento natural de marcação.

Posso tosar o maine coon?

Não é recomendado! O pelo longo e espesso dessa raça ajuda a protegê-lo do clima frio e das intempéries. Tosar pode deixá-lo mais vulnerável a doenças e problemas de pele.

Além disso, tosar o pelo do maine coon pode interferir nessa capacidade do gato de se limpar, o que pode levar ao acúmulo de sujeira e bactérias no pelo.

Em alguns casos, pode ser necessário tosá-lo parcialmente, por exemplo, se o gato tiver um nó muito grande ou se estiver com a pele machucada. No entanto, é importante que a tosa seja feita por um profissional experiente em gatos de pelo longo.

Em geral, é melhor deixar o pelo do maine coon crescer naturalmente, porque essa é uma característica da raça e ajuda o gato a se manter saudável e confortável.

Conheça a Inova

A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores. 

Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.

Nossas unidades contam com profissionais especializados e uma equipe de veterinárias cardiologistas para atender as necessidades do seu pet, desde casos mais graves, como uma consulta de rotina.

Seu pet apresentou algum sintoma ou sinal de que algo não está bem? Não importa a hora, procure o plantão Veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.

Nossas unidades estão localizadas:

  • Unidade Nogueira Padilha: Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
  • Unidade Campolim: Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.

Conte sempre com a Inova para cuidar do seu amigo quando ele mais precisar. Agende uma consulta e venha nos visitar! 

Leia também:

Otite em cães: cuidaAssim como nós, os cães também podem sentir dor de ouvido. Aliás, é uma doença que aparece com frequência nos consultórios veterinários, e recebe o nome de otite canina. É preciso estar atento aos sinais, para não deixar o seu amiguinho sentindo dor. Entenda tudo sobre otite em cães no texto que preparamos especialmente sobre o assunto! Otite canina: o que é? Antes de mais nada, é preciso entender o que é a otite em cães. Caracterizada pela dor de ouvido em cachorro, ela é uma inflamação do ouvido (conduto auditivo). Essa complicação pode acometer qualquer cachorro, mas é bem comum em raças que possuem as orelhas caídas, como os beagles. Isso porque dentro do ouvido dos cães existem fungos naturais e bactérias, que são saudáveis e importantes para o organismo. Porém, quando o local fica úmido, ou a imunidade do nosso amiguinho cai, essa produção pode aumentar e favorecer a infecção do local, provocando a otite. Se não tratada, essa infecção pode avançar e se tornar uma otite crônica em cães. A otite crônica em cães tem cura, mas pode trazer consequências irreversíveis ao seu amiguinho. Causas de otites em cães As causas da otite em cães podem ser muitas - desde otite por ácaro em cães; Otite alérgica em cães; Otite bacteriana em cães ou até mesmo aquela água que acabou entrando no ouvido do seu amiguinho quando você estava dando banho nele. Conheça outras causas: Bactérias; Fungos; Ácaros; Alergias; Acúmulo de cera no ouvido; Entrada de corpos estranhos (água ou algodão, por exemplo). Por isso, é tão importante manter a higienização correta do local para evitar possíveis problemas ao seu amiguinho e levá-lo em consultas periódicas com um veterinário de confiança, que poderá te ensinar como prevenir otite em cães. Quais os sintomas de otite em cães? Já que nosso amiguinho não sabe falar, é importante ficar atento a alguns sintomas que são característicos da otite canina: Coceira constante na orelha; Balançar ou chacoalhar a cabeça com uma certa frequência; Ao observar as orelhas, procure sinais de vermelhidão, odor forte, inchaço e excesso de cera no ouvido; Em casos mais sérios, é possível notar o cachorro com febre. Como tratar otite crônica em cães? Se você desconfia que o seu pet esteja com otite, é necessário procurar um veterinário o mais rápido possível. Ele saberá como cuidar de otite em cães e qual o melhor remédio para otite em cães. Normalmente, são receitados antibióticos para otite em cães e/ou anti-inflamatórios para otite em cães. O local também deve ser mantido sempre limpo e seco, com a higienização correta. Em casos mais sérios, pode ser indicada a cirurgia. Como fazer a higienização da orelha do cão? A higienização correta da orelha do pet é fundamental para tratar a otite em cães, além de prevenir a doença. Porém, é importante ter cuidado ao realizar o procedimento, já que o ouvido é um local muito sensível. O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana. Existem alguns produtos específicos para a tarefa, sendo que um veterinário poderá te indicar o melhor para o seu amiguinho. Para fazer a limpeza, apoie o pet em seu colo e aplique o produto, indicado pelo veterinário, na orelha dele. Feito isso, massageie a orelha delicadamente e, com a ajuda de um algodão ou de uma gaze, retire o excesso de sujeira, tomando muito cuidado para não machucar seu amiguinho. Vale lembrar que o uso de cotonete para fazer essa tarefa não é recomendado, pois pode acabar causando uma lesão. Caso você não se sinta confortável ou fique com medo de limpar a orelha do seu pet, é sempre válido pedir ajuda e orientação de um veterinário. Como prevenir otite em cães Dizem que a prevenção é sempre o melhor remédio, e por aqui não poderia ser diferente. Com procedimentos simples, como manter os ouvidos do seu pet sempre limpos e arejados, e tomar cuidado para que nenhuma água entre no local durante o banho, você irá ajudar a prevenir a otite no seu amiguinho. Ter um olhar atento e manter uma rotina com check-ups periódicos também ajudam com que seu pet esteja com a saúde sempre em dia.

Seu cachorro coça muito a orelha? Pode ser otite canina

16 de setembro de 2025
Leia mais »
Gato com hiperestesia felina sentado em sofá.

Comportamentos estranhos em gatos? Saiba se é hiperestesia felina e como tratar

9 de setembro de 2025
Leia mais »
Gato filhote com rinotraqueíte felina envolto em cobertor.

Gatos gripados? Pode ser rinotraqueíte viral felina

2 de setembro de 2025
Leia mais »
Mão de veterinário examinando os dentes de cão pequeno com tártaro visível destacando a importância do tratamento periodontal.

Tratamento periodontal: como salvar os dentes e evitar problemas graves na gengiva do seu pet

26 de agosto de 2025
Leia mais »

Atendimento

Consultas agendadas:
Clínica de Especialidades – Unidade Nogueira Padilha
Segunda a Sexta-feira: das 08 às 21h
Sábados das 08h às 18h

 

Clínica de Vacinas e Especialidades – Unidade Campolim

Segunda a Sexta-feira: das 09h às 20h
Sábados das 09h às 13h

Hospital para Pronto Atendimento e Emergências:

Todos os dias – 24h

Atendimento por ordem de chegada

Endereços

Hospital 24h e Clínica de Especialidades:

Avenida Nogueira Padilha,
1770  Vila Hortência – Sorocaba/SP

Fone: (15) 3333-2300

Clínica – Unidade Campolim:

Avenida Gisele Constantino, 1495
Parque Campolim – Sorocaba/SP 
Fone: (15) 3333-2300

Facebook

Inova Hospital Veterinário 2020.
Todos os direitos Reservados

24h

Hospital Veterinário

Facebook Instagram Youtube