O Malamute do Alasca é uma raça dócil e energética que exige cuidados específicos com saúde, higiene e socialização, e na Inova Veterinária, você encontra todo o suporte para mantê-lo saudável.
Se você pensou em ter como companheiro um cachorro grande e robusto, deve conhecer o Malamute do Alasca!
Apesar do seu tamanho, que pode ser intimidante para algumas pessoas, essa raça é muito dócil e se dá muito bem com crianças.
Mas ter um cachorro dessa raça em casa exige alguns cuidados, principalmente por ser um cão de porte grande com muita energia.
Confira tudo o que você precisa saber para cuidar de um Malamute do Alasca!
Como é o cachorro Malamute do Alasca?
Essa raça costuma ter natureza dócil e amigável, o que torna esses cães bem sociáveis e afetuosos. Eles gostam de ficar na companhia de seus tutores e demonstrações de carinhos são sempre muito bem-vindas.
Por outro lado, os cachorros possuem uma personalidade forte, principalmente porque é uma raça historicamente que vivia em matilha, com a liderança de um alfa. Por isso, precisam ser bem treinados para respeitar os comandos dos tutores.
Apesar disso, são cães que se dão muito bem com outros pets, principalmente quando são introduzidos ainda filhotes.
O Malamute do Alasca é um cachorro que adora brincar e interagir com crianças, sendo bem protetor e atencioso com sua família.
Porém, é necessário supervisionar todo tipo de interação, uma vez que essa raça possui instintos muito fortes de caça, que podem ser ativados em determinadas situações.
Apesar do seu instinto e sua lealdade, não é uma raça considerada para guarda, que exige um comportamento mais agressivo, o que não é típico de sua personalidade.
Cães dessa raça podem zelar pela sua família, alertando-a sobre intrusos ou visitantes desconhecidos, mas não reagem da mesma forma do que um Pastor Alemão, por exemplo, que possui uma atitude mais protetora e ofensiva.

Quais são as características do Malamute do Alasca?
Essa é uma raça de grande porte, robusta e musculosa, com pelagem densa. Sua cabeça é larga, assim como o pescoço, e suas orelhas triangulares.
Sua postura é ereta e está sempre atento ao que acontece ao seu redor.
Malamute do Alasca: tamanho
Os machos dessa raça podem atingir entre 63 e 76 cm de altura, enquanto as fêmeas atingem entre 58 a 69 cm.
Quanto ao peso, os cães podem variar de 34 a 56 kg.
Malamute do Alasca: pelagem
O pet possui pelagem dupla, composta por um subpelo macio e uma camada externa resistente, que protege-o de climas frios. Suas cores variam entre tons de cinza, preto, vermelho e até marrom, frequentemente com marcas brancas.
Leia mais sobre raças:
10 raças de cachorros mais populares no Brasil
Como cuidar de um Malamute do Alasca?
Essa raça é bastante energética, por isso, precisam de bastante exercícios físico. Caso contrário, pode adotar um comportamento destrutivo por conta da energia acumulada.
Historicamente, os cachorros eram utilizados para trabalhos pesados por conta de sua força e disposição. Portanto, o Malamute do Alasca deve se exercitar de 1 a 2h por dia, com caminhadas e jogos de busca.
Além disso, precisam de atenção e momentos de socialização regulares, seja com outros cães ou com a família, para que não fiquem ansiosos, depressivos ou hiperativos.
Quanto à dieta do Malamute do Alasca, sua ração deve ser rica em proteínas e nutrientes, e a porção deve ser ajustada conforme sua idade e peso, conforme a orientação do seu veterinário.
Quais são os cuidados com a saúde do Malamute do Alasca?
O pet pode apresentar algumas doenças características, como:
- Displasia coxofemoral: uma condição genética que compromete a articulação do quadril;
- Problemas oculares: o cachorro pode desenvolver cataratas e atrofia progressiva da retina;
- Hipotireoidismo: uma condição hormonal que pode influenciar a energia e o metabolismo do animal.
Por isso, é fundamental levá-lo regularmente ao veterinário para acompanhar sua saúde e conseguir identificar qualquer problema precocemente. Se bem cuidado, o Malamute do Alasca tem uma expectativa de vida de 12 a 15 anos.
Quais são os cuidados com a higiene do Malamute do Alasca?
É essencial se atentar à higiene do pet. Apesar de sua pelagem espessa, que é excelente para locais frios, o cachorro não precisa ser tosado no verão.
A pelagem tem a capacidade de regular sua temperatura corporal, assim como para protegê-lo do calor e de queimaduras solares.
Da mesma forma, não se recomenda dar banhos com frequência no cão para tentar refrescá-lo, porque pode remover a oleosidade natural do pelo e causar irritação.
Os banhos devem ser esporádicos, mas a escovação dos pelos do Malamute do Alasca deve ser feita de forma regular, para ajudar a remover os pelos soltos e evitar emaranhados.
Quais são os cuidados com filhote Malamute do Alasca?
Os filhotes precisam seguir o calendário de vacinação indicado pelo veterinário, para que fiquem protegidos contra diversas doenças.
Nessa fase, seu sistema imunológico ainda não está totalmente formado, por isso, estão suscetíveis a se infectar com micro-organismos perigosos, principalmente se têm contato com outros cães.
Mas antes de iniciar o protocolo de vacinação, é essencial que os filhotes do Malamute do Alasca tenham a oportunidade de mamar na mãe durante as primeiras semanas de vida, para fortalecer seu organismo.
Além disso, recomenda-se socializar os filhotes desde cedo, apresentando-os a diferentes pessoas e ambientes, para que se tornem cães equilibrados e adaptáveis.
Essa exposição ajuda a reduzir o medo e a ansiedade em novas situações, promovendo um desenvolvimento emocional saudável nos cães.
Quanto aos cuidados com as fêmeas durante a gestação, é essencial oferecer uma dieta rica em nutrientes e balanceada para cadelas gestantes.
Da mesma forma, o tutor deve marcar consultas regulares com o veterinário, para o monitoramento da saúde da mãe e dos filhotes.
A gestação da fêmea dura por volta de 65 dias. A ninhada pode vir com 5 a 10 filhotes, o que varia conforme a saúde da cadela e da sua genética.
Para acomodar bem a fêmea e a cria, você deve preparar um espaço tranquilo e confortável para que a mãe possa ter um parto tranquilo e cuidar de sua ninhada.

Qual a diferença entre o Malamute do Alasca e o Husky Siberiano?
Quando se fala em cães de trenó, as duas raças se destacam. Embora ambos compartilhem a mesma origem como cães de trabalho em regiões frias, eles apresentam características únicas que os diferenciam.
O Malamute do Alasca é geralmente maior e mais robusto, com um corpo mais musculoso, esses cães foram desenvolvidos para puxar cargas pesadas, o que se reflete em sua estrutura física.
Por outro lado, o Husky Siberiano é mais esguio e ágil, projetado para velocidade e resistência em corridas.
Essa diferença de tamanho e forma influencia não apenas suas habilidades, mas também suas necessidades de espaço e exercício.
Ambas as raças possuem pelagens densas, essenciais para protegê-los do frio intenso. No entanto, os Malamutes tendem a ter uma pelagem mais grossa e longa, o que proporciona uma camada extra de isolamento.
Já os Huskies, embora também tenham uma pelagem espessa, apresentam uma textura mais leve, o que os torna mais adequados para corridas rápidas em condições climáticas variadas.
Qual a melhor forma de cuidar de um Malamute do Alasca?
Na Inova Hospital Veterinário 24h, seu companheiro vai receber todos os cuidados para viver com bastante saúde e qualidade.
Oferecemos desde consultas preventivas e vacinação até atendimentos de emergência e internações, com uma equipe de veterinários especializados em diversas áreas.
Nossa estrutura conta com ambientes planejados para receber seu pet da melhor forma possível e equipamentos com tecnologia de ponta para tratá-lo com mais precisão.
Preencha o formulário abaixo e agende uma consulta!
Conheça nossas unidades em Sorocaba:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.