Meu cachorro late demais! Como lidar? | Inova Veterinária

É completamente normal um cachorro latir e esta é uma das formas mais importantes de comunicação, depois da linguagem corporal e energia. Os cachorros latem principalmente como uma forma de aviso para proteger seu bando e seu território e também como forma de manifestar sua empolgação/agitação. Seu cachorro late demais? Saiba como lidar com isso!
Estas formas de latido não devem ser um incômodo e durar tanto tempo. E é por isso que os latidos quase sempre tem a mesma causa e solução. Quando um cachorro late excessivamente, ele só está nos dizendo que está entediado e que precisa de alguma coisa para fazer ou de um desafio.

O problema pode ser você

Inevitavelmente, latidos excessivos indicam que existe um problema… com o humano, e não com o cão. Eles sentem que o bando não está em equilíbrio, portanto as necessidades do cão não estão sendo atendidas. O latido é a única maneira que o cachorro tem para te avisar que alguma coisa está errada.
Um cão latindo significa que ele precisa de exercíciodisciplina e, em seguida, afeto. Exatamente nesta ordem. Exercício e Disciplina irão proporcionar o estado físico e psicológico que o seu cão realmente precisa. Afeto, irá reforçar este estado mental que nós queremos, mas somente pode ser feito quando seu cachorro está em um estado calmo e submisso. Do contrário você só estará recompensando um comportamento que não deseja.

 

 

Controle a agitação

Tenho certeza que você já viu esta cena inúmera vezes – alguém, com um cachorrinho agitado que não para de latir. Então, a pessoa pega o cão no colo para tentar pará-lo.

Infelizmente, esta é exatamente a pior abordagem que podemos fazer. A atenção e o carinho de ser pego, diz ao cão: “Eu gosto do que está fazendo agora, continue assim”.

Este tipo de reforço positivo, repetido algumas vezes, só afirma ao seu cão, que o latido é realmente o que você quer. E isso não acontece somente no cenário acima. Quantas vezes não chegamos em casa e somos recebidos com pulos e latidos de cachorros “felizes” e agitados? E quantos de nós, imediatamente não agradamos nossos cachorros como forma de agradecer o que interpretamos como felicidade?

 

 

E esse comportamento errado é uma das coisas mais difíceis para um amante de cão compreender. Na origem dos cães, quando um cão retorna ao seu bando, ele não é recebido com latidos animados e pulos. Algumas vezes, eles se cheiram e balançam o rabo, mas na maioria das vezes quando o cão retorna ao bando, é como se nada tivesse acontecido, tudo permanece normal. Infelizmente, nós humanos, acreditamos ser uma grande coisa o ato de sair e voltar para casa, e isso acaba colocando nossos cães em um estado de espírito errado.

Se você receber seu cachorro toda vez de forma agitada e animada, então assim que você sair ele vai ficar esperando o seu retorno para receber este afeto. Isto significa que, enquanto está te esperando, ele vai antecipar esta agitação e ficar frustrado e entediado enquanto você não chega. Agora, se você faz uma grande festa antes de sair, você deixará seu cachorro em um estado mental animado e excitado. Esta é a fórmula perfeita para se criar um problema de latidos excessivos.

Exercício e Disciplina Sempre

A solução é muito mais simples do que as pessoas pensam. Seu cão precisa deexercício e disciplina. Leve sempre seu cão para caminhar e dê trabalho para ele, ensine alguns truques e comandos. O cachorro gosta de trabalhar e se sentir importante. E o mais importante, é extremamente necessário que você não recompense com carinho o comportamento indesejado do seu cão, particularmente a emoção.

Não se preocupe, seu cão não vai achar que você é malvado porque não está acariciando ele ou dando petiscos o dia inteiro. Seu cão quer conquistar o seu afeto. Permitindo que ele faça isso e, vendo a nossa felicidade é, para o seu cão, a maior recompensa de todas.

Colaboração: Geração Pet
*Essa e outras dicas você encontra no blog do Geração Pet.