fbpx

Hospital Veterinário 24h

Resultados de Exames

O que dar para cachorro vomitando?

Cachorro porte grande deitado de frente no chão

Muitas vezes encontramos nosso pet passando mal e ficamos sem saber o que dar para cachorro vomitando. 

Quando esse é o caso, o melhor mesmo é correr para o seu veterinário de confiança para que ele faça exames clínicos e indique o que pode estar prejudicando o seu amiguinho.

Neste texto, vamos lhe contar as principais causas desse desconforto estomacal do seu pet e como socorrê-lo antes de levá-lo ao médico. 

Cachorro vomitando: o que pode ser?

Antes de indicar qualquer tipo de tratamento, o ideal é entender por que seu amigo está vomitando e como identificar os tipos de vômitos.

Isso pode ocorrer por várias causas, mas é necessário entender a diferença entre vomitar e regurgitar.

O regurgitar é quando o cãozinho expulsa algo que ainda não foi digerido, quando ainda está no esôfago. Já o vômito, é quando libera algo do estômago.

Um exemplo de regurgitação é quando ele come a ração rápido demais e em seguida expulsa todo o alimento antes de chegar ao estômago.

Por isso, é importante ficar atento se foi algo que comeu rápido demais ou algo que já estava mesmo no estômago.

Quais são as causas do vômito?

Existem algumas causas para que ocorra o vômito no seu cão e pode ser:

Brincadeiras

Quando seu pet come rápido e depois vai brincar, isso atrapalha a digestão e ele pode acabar vomitando.

Mudanças na alimentação

Quando acontece alterações na alimentação, uma troca de ração, ou ele ingere algo diferente e não próprio para consumo, como lixo, alimentos gordurosos, grama ou objetos. 

Ficar sem comer

Quando o pet fica muito tempo sem se alimentar ele também pode apresentar vômito, neste caso é comum que o conteúdo do vômito seja uma espuma branca ou líquido amarelado. 

Doenças

O vômito pode ser indicação de que algo não está bem com seu cão. Há várias doenças que causam este sintoma, por exemplo, uma intoxicação, lesões internas, parvovirose, giardíase, cinomose, gastroenterite, doença do carrapato (erliquiose, babesiose, anaplasmose), dentre outras. 

O que dar para o cachorro que está vomitando?

É importante observar a frequência do vômito e se apresenta outros sintomas como desânimo, diarreia, febre ou tosse.

Caso seu pet só tenha um episódio de vômito, normalmente, não há motivo para se preocupar, porém, é importante observar se há outro sintoma.

Quando perceber que seu cachorro está vomitando, retire a comida do alcance dele e depois de um período ofereça novamente em pequena quantidade, caso ele vomite após comer, é válido consultar um médico veterinário.

Se o seu amiguinho vomitou várias vezes, é provável que já esteja um pouco desidratado. Neste caso, o que dar para cachorro vomitando? O ideal é pensar em garantir a hidratação, ofereça líquido – água ou água de coco, em pequenas quantidades várias vezes. Não deixe a vontade, pois o pet pode ingerir uma grande quantidade de líquido de uma única vez e induzir o vômito.  

Não é recomendado dar nenhum tipo de medicamento caseiro ou algo sem ser que tenha orientação do médico veterinário, para não agravar a situação.

O que dar diante após identificação do vômito

É importante observar o aspecto do vômito, o comportamento do cão, quantidade de vezes que vomitou e se tem outro sintoma. Tudo para informar o veterinário e ele conseguir juntamente com exames realizar o diagnóstico correto.

Cachorro vomitando espuma branca

Essa espuma branca que seu cachorro vomitou pode ter várias causas e é uma das mais difíceis de diagnosticar.

Pode ser causado por uma intoxicação alimentar, uma indigestão, uma gastrite ou doenças mais sérias. 

E o que dar para o cachorro vomitando espuma branca? O ideal é observar, se possível tirar uma foto e levá-lo ao médico veterinário para ser realizado os exames e a avaliação física.

Cachorro vomitando sangue

Esse tipo de vômito é um dos mais preocupantes, pois pode estar associado a doenças mais sérias e estar relacionado a lesões internas, ingestão de objetos pontiagudos, parvovirose, cinomose, doença do carrapato, câncer, dentre outros.

Neste caso, o ideal é observar, verificar o tipo de vômito e consultar o médico veterinário o mais breve possível.

Cachorro vomitando amarelo?

Esse tipo de vômito é uma defesa do organismo, podendo ser alguma alteração no fígado, jejum prolongado, dor ou outras enfermidades, que deve ser investigada por um veterinário.

Cachorro vomitando e com diarreia

Quando seu pet apresenta esses dois sintomas é sinal que algo que comeu não lhe caiu muito bem. Talvez a ração esteja fazendo mal ou a troca de ração não foi feita corretamente.

Existem algumas doenças que apresentam esses sintomas, como a giardíase, cinomose, parvovirose, dentre outras.

O que dar para o cachorro com diarreia e vômito? 

Em primeiro lugar, observe a frequência dos vômitos e da diarreia, após isso, informe ao veterinário, que irá orientar como proceder. 

A ingestão de líquidos pode ajudar a melhorar o quadro também porque o pet pode ficar desidratado.

O que dar a para o cachorro parar de vomitar

Agora que você já sabe o que pode causar e os sintomas que também podem surgir junto com o vômito, é a hora de verificar como está seu pet e a necessidade de uma consulta médica. 

É muito importante identificar a causa dos sintomas, sejam vômitos, diarreia ou outro desconforto que o pet manifeste para que seja feito o diagnóstico correto. A partir dos sintomas do pet o veterinário irá avaliar a necessidade de exames complementares como exames de sangue, ultrassom, raio-x, endoscopia ou até uma tomografia abdominal. 

O ideal é não medicar seu cãozinho em casa sem ter certeza dos efeitos que pode causar a ele, nem dê medicações humanas.

É importante ter atenção neste ponto: existe alimento que cachorro não pode comer, podendo agravar a situação do seu pet. 

Sempre que perceber algo de diferente no estado geral do seu pet, procure um médico veterinário para que seja feita uma avaliação física e exames, para que ele prescreva o tratamento adequado.

Notou qualquer alteração? Não perca tempo e vá ao nosso hospital que possui plantão veterinário 24h e conta com uma estrutura completa além de médicos especializados.

Conheça a Inova

A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores. Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.

A Inova conta com  profissionais especializados para atender as necessidades do seu pet, desde exames mais simples de rotina até exames específicos como endoscopia, ultrassonografia, entre outros.

Agende uma consulta e venha nos visitar!

precisa de uma consulta? agende com um especialista

Você pode se interessar também: