fbpx Ir para o conteúdo
  • (15) 3333-2300
  • (15) 3333-2300

Hospital Veterinário 24h

Resultados de Exames
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Menu
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Probiótico para gatos: conheça os benefícios para o pet

  • agosto 26, 2024
  • 10:00
Gato filhote sendo alimentado com mamadeira.

É muito comum que os veterinários recomendem o uso de probióticos para gatos com diarreia, porque eles podem trazer diversos benefícios para a saúde dos bichanos. 

Eles são suplementos alimentares que contém micro-organismos vivos benéficos, como bactérias e lactobacilos.

Mas você sabe para que serve probiótico para gatos, como dar? Ou quando os tutores podem dar esse suplemento? 

Neste conteúdo, vamos falar sobre as principais dúvidas sobre o assunto para você cuidar da saúde do seu gatinho. Acompanhe!

Probiótico para gato: para que serve?

Os suplementos servem para manter o equilíbrio da microbiota intestinal do pet, para estimular a melhora da digestão e o fortalecimento do sistema imunológico.

Os micro-organismos presentes no suplemento promovem diversos benefícios para a saúde do gato, porque ajudam a repor a flora bacteriana e a quebrar os alimentos de forma mais eficiente.

Os probióticos para gatos também servem para estimular a produção de anticorpos, portanto, melhora a resposta imunológica do seu gato contra agentes patogênicos invasores. 

Dessa forma, o uso regular de probióticos pode ajudar a manter controlar alguns sintomas, prevenir doenças e promover uma vida longa e saudável.

E existe alguma diferença de probiótico para cães e gatos? A maioria dos produtos pode ser usada por ambas as espécies.

No entanto, existem opções exclusivas para gatos, porque eles possuem necessidades de aminoácidos diferentes na dieta.

Seu pet está se alimentando de forma saudável? Baixe grátis

Por que dar probiótico para gatos?

Quando dar probiótico para gato?
Situações de estresse
Uso de antibióticos ou quimioterápicos
Desmame ou troca de ração/alimentação
Quadros de diarreia, constipação ou gastrite
Em recuperação de cirurgias, doenças ou viroses
Após o parto, para a gata e para os filhotes
Idade avançada

Com a aplicação do probiótico, o organismo do felino consegue ter um aproveitamento melhor na absorção dos nutrientes, o que auxilia no controle de peso.

O suplemento também auxilia a prevenir infecções e doenças. Isso significa que seu felino ficará menos suscetível a problemas de saúde. 

Por causa disso, também conseguem combater inflamações e melhorar a saúde da pele do seu gato, que também ocorre pelo aumento da produção de vitaminas e aminoácidos.

Portanto, dar probiótico para gato também é benéfico para tratar e prevenir problemas dermatológicos.

Ao diminuir os níveis de inflamação, o suplemento pode aliviar os sintomas desconfortáveis, como coceira, vermelhidão e irritação na pele.

Eles também contribuem para a prevenção de distúrbios digestivos comuns, como diarreia, constipação, gases e até mesmo gastrite em gatos.

Além disso, os probióticos para gatos também podem ser benéficos em situações de estresse, mudanças na dieta, tratamento com antibióticos ou outras circunstâncias que possam desequilibrar a microbiota intestinal do felino.

Após cirurgias, parto e quadros de virose, a suplementação com probióticos pode ajudar a restabelecer o equilíbrio e promover uma recuperação mais rápida e eficaz.

Leia mais sobre: 

Alimentos que gatos não podem comer e você não sabia!

E por que dar probiótico para gatos filhotes? A suplementação para recém-nascidos e filhotes ajuda a fortalecer seu sistema imunológico e sua flora intestinal, que ainda não está forte o suficiente.

Assim, o gatinho conseguirá fazer uma digestão melhor das suas refeições e ficará protegido contra micro-organismos prejudiciais à sua saúde.

Viagem internacional com o pet: saiba tudo sobre o assunto Quero baixar

Como dar probiótico para gatos?

O suplemento deve ser ingerido pelos gatos, portanto, você pode encontrar versões em pasta ou cápsula. 

Mas, qual é a forma certa de dar o probiótico para gatos? Quantas vezes ao dia? A resposta depende do produto, portanto, pode variar de uma a duas vezes ao dia.

No caso de probióticos em pasta, recomenda-se dar o suplemento diretamente na boca do gato, assim como os probióticos em cápsula.
Mas, também é possível aplicar a pasta na pata do pet, para que lamba e consuma o produto.

As bactérias e os lactobacilos presentes no suplemento agem de forma benéfica no organismo. Portanto, em geral, são considerados seguros e não existem contraindicações.

Assim sendo, o próprio tutor pode dar o suplemento para seu gato. Contudo, é importante respeitar a dosagem recomendada.

 Em caso de superdosagem, é possível que o bichano sinta alguns efeitos colaterais, como gases e desconforto abdominal.

Além disso, a escolha do melhor probiótico para gatos também pode variar de acordo com sua necessidade. 

Alguns suplementos, por exemplo, possuem palatabilizantes, que podem comprometer a eficácia ou prejudicar a saúde do bichano, em casos de doença inflamatória intestinal.

Apesar disso, é seguro dar probiótico para gatos juntamente aos vermífugos. Não existe perda de efeito com a associação dos medicamentos ou efeitos colaterais.

Mas, de qualquer forma, para escolher o produto mais adequado, é necessário consultar um médico veterinário com a especialidade de felinos, para garantir que o suplemento atenda às necessidades do pet, com a dosagem correta.

Agende uma consulta com um especialista felinos Entre contato com a gente

Diferença entre prebióticos e probióticos

Os micro-organismos presentes nos probióticos também estão presentes na própria flora intestinal do gato. Por isso, apenas estimulam o organismo a desempenhar suas funções, sem oferecer riscos à saúde.

Por outro lado, os prebióticos são substâncias que agem como alimento para esses microrganismos, para que estimular sua proliferação e seu funcionamento.

Ao combinar o uso de probióticos e prebióticos de forma adequada, é possível potencializar os benefícios para a saúde digestiva do felino, contribuindo para a manutenção da flora intestinal saudável e para o bem-estar geral. 

Conheça a Inova Veterinária

A Inova é um hospital veterinário 24h que oferece um atendimento completo para cuidar do seu gato.

Possuímos uma uma estrutura moderna e uma equipe apaixonada e experiente para para atender às necessidades do seu companheiro.

Além de contarmos com médicos veterinários especialistas em gatos, também possuímos especialistas de diferentes áreas, para promover um cuidado integral do seu gatinho.

Aqui, realizamos tratamentos como medicamentos, fisioterapias e cirurgias, além de realizamos diversos serviços, como microchipagem, vacinação, castração, entre outros.

Com a Inova Hospital Veterinário, você tem a segurança de que seu pet receberá o melhor cuidado possível. 

Agende uma consulta e traga seu gato para conhecer a Inova!

Temos duas unidades em Sorocaba para atendimento:

Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades

Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.

Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades

Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.

Agende uma consulta agora!     

Leia também:

Otite em cães: cuidaAssim como nós, os cães também podem sentir dor de ouvido. Aliás, é uma doença que aparece com frequência nos consultórios veterinários, e recebe o nome de otite canina. É preciso estar atento aos sinais, para não deixar o seu amiguinho sentindo dor. Entenda tudo sobre otite em cães no texto que preparamos especialmente sobre o assunto! Otite canina: o que é? Antes de mais nada, é preciso entender o que é a otite em cães. Caracterizada pela dor de ouvido em cachorro, ela é uma inflamação do ouvido (conduto auditivo). Essa complicação pode acometer qualquer cachorro, mas é bem comum em raças que possuem as orelhas caídas, como os beagles. Isso porque dentro do ouvido dos cães existem fungos naturais e bactérias, que são saudáveis e importantes para o organismo. Porém, quando o local fica úmido, ou a imunidade do nosso amiguinho cai, essa produção pode aumentar e favorecer a infecção do local, provocando a otite. Se não tratada, essa infecção pode avançar e se tornar uma otite crônica em cães. A otite crônica em cães tem cura, mas pode trazer consequências irreversíveis ao seu amiguinho. Causas de otites em cães As causas da otite em cães podem ser muitas - desde otite por ácaro em cães; Otite alérgica em cães; Otite bacteriana em cães ou até mesmo aquela água que acabou entrando no ouvido do seu amiguinho quando você estava dando banho nele. Conheça outras causas: Bactérias; Fungos; Ácaros; Alergias; Acúmulo de cera no ouvido; Entrada de corpos estranhos (água ou algodão, por exemplo). Por isso, é tão importante manter a higienização correta do local para evitar possíveis problemas ao seu amiguinho e levá-lo em consultas periódicas com um veterinário de confiança, que poderá te ensinar como prevenir otite em cães. Quais os sintomas de otite em cães? Já que nosso amiguinho não sabe falar, é importante ficar atento a alguns sintomas que são característicos da otite canina: Coceira constante na orelha; Balançar ou chacoalhar a cabeça com uma certa frequência; Ao observar as orelhas, procure sinais de vermelhidão, odor forte, inchaço e excesso de cera no ouvido; Em casos mais sérios, é possível notar o cachorro com febre. Como tratar otite crônica em cães? Se você desconfia que o seu pet esteja com otite, é necessário procurar um veterinário o mais rápido possível. Ele saberá como cuidar de otite em cães e qual o melhor remédio para otite em cães. Normalmente, são receitados antibióticos para otite em cães e/ou anti-inflamatórios para otite em cães. O local também deve ser mantido sempre limpo e seco, com a higienização correta. Em casos mais sérios, pode ser indicada a cirurgia. Como fazer a higienização da orelha do cão? A higienização correta da orelha do pet é fundamental para tratar a otite em cães, além de prevenir a doença. Porém, é importante ter cuidado ao realizar o procedimento, já que o ouvido é um local muito sensível. O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana. Existem alguns produtos específicos para a tarefa, sendo que um veterinário poderá te indicar o melhor para o seu amiguinho. Para fazer a limpeza, apoie o pet em seu colo e aplique o produto, indicado pelo veterinário, na orelha dele. Feito isso, massageie a orelha delicadamente e, com a ajuda de um algodão ou de uma gaze, retire o excesso de sujeira, tomando muito cuidado para não machucar seu amiguinho. Vale lembrar que o uso de cotonete para fazer essa tarefa não é recomendado, pois pode acabar causando uma lesão. Caso você não se sinta confortável ou fique com medo de limpar a orelha do seu pet, é sempre válido pedir ajuda e orientação de um veterinário. Como prevenir otite em cães Dizem que a prevenção é sempre o melhor remédio, e por aqui não poderia ser diferente. Com procedimentos simples, como manter os ouvidos do seu pet sempre limpos e arejados, e tomar cuidado para que nenhuma água entre no local durante o banho, você irá ajudar a prevenir a otite no seu amiguinho. Ter um olhar atento e manter uma rotina com check-ups periódicos também ajudam com que seu pet esteja com a saúde sempre em dia.

Seu cachorro coça muito a orelha? Pode ser otite canina

16 de setembro de 2025
Leia mais »
Gato com hiperestesia felina sentado em sofá.

Comportamentos estranhos em gatos? Saiba se é hiperestesia felina e como tratar

9 de setembro de 2025
Leia mais »
Gato filhote com rinotraqueíte felina envolto em cobertor.

Gatos gripados? Pode ser rinotraqueíte viral felina

2 de setembro de 2025
Leia mais »
Mão de veterinário examinando os dentes de cão pequeno com tártaro visível destacando a importância do tratamento periodontal.

Tratamento periodontal: como salvar os dentes e evitar problemas graves na gengiva do seu pet

26 de agosto de 2025
Leia mais »

Atendimento

Consultas agendadas:
Clínica de Especialidades – Unidade Nogueira Padilha
Segunda a Sexta-feira: das 08 às 21h
Sábados das 08h às 18h

 

Clínica de Vacinas e Especialidades – Unidade Campolim

Segunda a Sexta-feira: das 09h às 20h
Sábados das 09h às 13h

Hospital para Pronto Atendimento e Emergências:

Todos os dias – 24h

Atendimento por ordem de chegada

Endereços

Hospital 24h e Clínica de Especialidades:

Avenida Nogueira Padilha,
1770  Vila Hortência – Sorocaba/SP

Fone: (15) 3333-2300

Clínica – Unidade Campolim:

Avenida Gisele Constantino, 1495
Parque Campolim – Sorocaba/SP 
Fone: (15) 3333-2300

Facebook

Inova Hospital Veterinário 2020.
Todos os direitos Reservados

24h

Hospital Veterinário

Facebook Instagram Youtube