fbpx

Hospital Veterinário 24h

Resultados de Exames

Raça de cachorro pequeno: as 8 mais queridinhas

Médica veterinária segurando cachorro de porte pequeno na cor branco e caramel

Para quem mora em apartamento e quer ter um pet de estimação, para cuidar e ter companhia, uma raça de cachorro pequeno é uma ótima alternativa.

Então, se está procurando raças de cachorro pequeno e quer saber as peculiaridades de cada uma dessas raças, esse texto é para você! Continue a leitura e veja a lista completa das 8 raças pequenas de cachorro.

Quando uma raça de cachorro é considerada pequena?

As raças de cachorro pequeno são aquelas que pesam até 10 kg e medem de 15 cm a 45 cm de altura (considerando da pata até os ombros, que é como se medem os cães oficialmente).

Se ainda são filhotes, também é possível perceber quando as raças de um cachorro são de pequeno porte, já que nas primeiras semanas de vida, o pet tem uma taxa de crescimento bem alta. 

Não é à toa que eles crescem quase nada depois desse salto, já que eles praticamente atingem o tamanho máximo que vão ter quando adultos.

Raças de cachorro pequeno mais queridos

Conheça 8 cachorros de raça pequena.

Pug

O pug é um cão que por onde passa chama atenção pelas suas dobrinhas, focinho achatado e suas bochechas fofinhas.

Essa raça pequena de cachorro é super adaptável a viver em apartamentos, amável e muito apegada aos donos, sendo o companheiro ideal para quem mora sozinho, já que é muito leal e fica sempre ao lado do tutor.

  • Altura padrão: 30 cm
  • Peso padrão: 5 a 9 kg

Shih-tzu

Uma raça de cachorro peludo e fofo, o Shih-Tzu conquista qualquer pessoa com seu jeitinho mais silencioso e carinhoso.

É um ótimo companheiro para quem tem criança e procura um cachorro de apartamento. Eles adoram brincar, são muito dispostos e extremamente amigáveis, por isso, precisam passear pelo menos duas vezes ao dia.

Apesar de ser peludo, não troca muito de pelo.

  • Altura padrão: 27 cm
  • Peso padrão: 4,5 a 7,5 kg

Pinscher

O Pinscher é uma raça muito conhecida pelos brasileiros. Tem um temperamento agitado e defensivo, o que pode se refletir em um pet habituado a latir.

Embora seja um ótimo tamanho para se ter em apartamento, ele não é considerado uma raça calma, o que deve ser levado em consideração na hora de ter um.

  • Altura padrão: 27 cm
  • Peso padrão: 3 a 5 kg

Maltês

É uma raça de cachorro pequeno porte e mesmo sendo peludo, não costuma perder muitos pelos.

A raça Maltês é dócil, animada, teimosa e energética, assim os cães desta raça podem latir bastante. Apesar de ser uma raça de cachorro pequeno, não tem medo de ninguém e está sempre pronto para defender seus tutores.

Adoram brincar e também adoram o colo de seus donos, são apegados e ficam ansiosos se deixados sozinhos por muito tempo.

  • Altura padrão: 25 cm
  • Peso padrão: 3,5 a 5 kg

Poodle

O Poodle é uma raça que tem variações de tamanho, podendo ser gigante, médio, toy e miniatura. Neste caso, a variação médio, toy e miniatura são categorizados como pequeno porte.

É uma ótima raça de cachorro pequeno para apartamento, se adapta muito bem e gosta de estar perto de pessoas.

  • Altura padrão do Poodle Médio: 40 cm
  • Peso padrão do Poodle Médio: 8 a 12 kg

Dachshund

O famoso e conhecido salsinha, é outra raça bastante popular já há bastante tempo e são pets que convivem bem com a família. São animados e curiosos, gostam de passear e são protetores e independentes.

É uma raça curiosa e pode passar horas do dia farejando qualquer canto e se adaptam muito bem como cachorros de apartamento.

  • Altura padrão: 21 cm
  • Peso padrão: 5 a 13,5 kg

Lulu da Pomerânia

É um pet bem animado, com muita energia, adora brincar, dócil, companheiro e apesar de pequeno é um ótimo guardião da casa.

Apesar do seu pequeno tamanho, é uma raça que se acha um grande cão de guarda, por isso, nem sempre vai se dar bem de primeira com estranhos e outros animais.

Por essa questão de personalidade, é recomendado que, desde filhote, o Lulu da Pomerania acostume-se com a presença de estranhos em casa para que entenda que isso é normal e não há perigo para ele ou seus tutores.

  • Altura padrão do Lulu Anão: 22 cm
  • Peso padrão do Lulu Anão: 2 a 4 kg

Chihuahua

É uma raça considerada a menor do mundo e pode atingir a idade de 20 anos, se bem cuidado.

Além do pequeno porte, os chihuahuas são corajosos e muito encantadores. Precisam de proteção contra o frio, mas são adaptáveis e bem-humorados.

  • Altura padrão: 15 cm
  • Peso padrão: 1,5 a 3 kg

Conheça mais sobre outras raças:

Qual a melhor raça de cachorro pequeno para apartamento?

O Lulu da Pomerânia é uma raça de cachorro pequeno para apartamento que mais faz sucesso entre os tutores.

Apesar de ter apego aos tutores, o pet não é tão dependente dos humanos e consegue se virar sozinho, ou seja, o Lulu da Pomerânia em apartamento é uma companhia perfeita.

Qual a melhor raça de cachorro pequeno?

A melhor raça de cachorro pequeno é uma avaliação individual e vai da preferência de cada tutor. O que pode ser analisado é se o pet é indicado para apartamento e se vai precisar ficar muito tempo sozinho.

Qual a menor raça de cachorro do mundo?

Como vimos um pouco acima, o Chihuahua é a raça de cachorro considerada a menor do mundo, com o adulto tendo por volta de 15 centímetros. São energéticos, afetuosos e leais ao tutor.

Qual a raça de cachorro de pequeno porte mais inteligente?

O Poodle é muito fácil de adestrar e tem uma inteligência operacional e adaptativa bem acima da média. Além de ágil, é uma raça determinada, obediente e que gosta de agradar o tutor. Essas características fazem com que essa raça de cachorro pequeno seja considerada inteligente e habilidosa.

Quanto tempo vive um cachorro de raça pequena?

A expectativa de vida média para raças de cachorros pequenos varia entre 10 a 15 anos, com algumas raças vivendo até 18 anos. Em geral, raças pequenas vivem mais do que os de porte grande.

Cachorro de pequeno porte fica muito doente?

As raças de cachorro pequeno também têm problemas específicos de saúde. Em termos de estrutura física, podem sofrer mais com impactos de acidentes, sendo comum acontecer fraturas por queda do colo ou pequenas alturas, outro problema comum com raças pequenas de cachorro e, principalmente, aqueles com o focinho curto, são os problemas respiratórios de água no cérebro).

Cachorro de porte pequeno: cuidados com seu pet

Alimentação

Essas raças têm o estômago pequeno, por isso não devem comer grandes quantidades de comida. O tutor deve ficar atento se o pet está consumindo o suficiente para se manter saudável e não ganhar peso.

Temperatura

A raça de cachorro pequeno pode sofrer mais com a variação de temperatura, principalmente nos dias mais frios. No inverno, deixe a caminha em um local protegido e quentinho, com cobertores à disposição. Roupinhas também são uma ótima opção.

Exercícios

Para todos os pets, o passeio é um momento de descoberta, que aguça os sentidos e o ajuda a se manter saudável.Como para todos os cães a prática de exercícios físicos regulares é fundamental para um vida saudável.

Saúde bucal

É frequente que os dentes de leite do cachorro de raça pequena não caiam como deveriam, principalmente os caninos. Com isso os dentes  ficam mais juntos do que deveriam, levando a gerar um acúmulo de placa e tártaro. Além do mau hálito, o acúmulo de bactérias pode ocasionar problemas mais graves.

Assim como para qualquer pet, o hábito da escovação dentária diária é fundamental para a manutenção da saúde bucal. 

Conheça a Inova

Se você quer cuidar e zelar desde o começo do seu amiguinho de quatro patas, marque uma consulta, deixe a vacinação em dia, faça o acompanhamento ideal do seu pet, isso tudo pode ser feito com o plano de check up da Inova.

Entre em contato conosco, venha fazer uma visita para conhecer nosso espaço pensado para seu pet do coração.

Precisa de consulta com um especialista? Clique e fale conosco.