Você já ouviu falar em RG Pet?
Esse é o principal registro da população pet no Brasil e tem como objetivo identificar os animais domésticos com segurança e confiabilidade por meio de um número, assim como acontece com o RG dos seres humanos.
Entenda mais sobre essa solução que pode ajudar e proteger os seus pets.
RG Pet: o que é?
O RG Pet é um sistema criado e desenvolvido pelo Instituto Pet Brasil, entidade de representação oficial do setor PET no Brasil.
Busca cadastrar os pets em um número único, que também é intransferível e insubstituível. Esse cadastro irá vincular diversas informações cadastrais do pet e seu tutor, concentrando todo o histórico e atividades principais em um único registro.
No momento, é possível fazer RG Pet para gatos, cachorros, pássaros, canoras, ornamentais, peixes, pequenos roedores e répteis.
RG Pet: importância
O RG para pets é de extrema importância para garantir a identificação dos pets por meio de um chip ou sistema biométrico, garantindo a reciprocidade da informação do pet com o seu RG. É um processo similar ao RG que os seres humanos utilizam.
O cadastro do RG de Pet também permite benefícios como:
- Controle e contagem da população pet;
- Estatísticas confiáveis acerca da população pet no Brasil;
- Responsabilizar o proprietário no caso de abandono do pet (promoção da posse responsável);
- Centralização do prontuário veterinário e vacinas;
- Promoções junto à rede de Pet shops e veterinários parceiros.
Leia mais:
Como fazer o rg do meu pet?
Como fazer o RG do pet, com certeza, é uma grande dúvida dos tutores após ficarem sabendo sobre a existência desse registro e da sua importância.
O processo é muito simples e fácil. Será preciso apenas realizar o cadastro dos dados do tutor, como nome, CPF, endereço, celular etc. e do pet no site do RG Pet. O número de RG do pet será atribuído a ele quando o cadastro for finalizado.
O processo de cadastro e criação do RG Pet é gratuito, mas, caso o tutor queira realizar a etapa da identificação (chip ou sistema biométrico), precisa procurar um veterinário, pet shop ou clínica credenciada para finalizar o processo. Essa parte é paga diretamente para quem fizer a implantação.
Não é um procedimento obrigatório, mas garante a reciprocidade entre o cadastro e o pet.
Microchipagem
Os microchips são minicircuitos do tamanho de um grão de arroz, produzidos para serem implantados sob a pele dos pets. O material utilizado é biocompatível, ou seja, não causa nenhum tipo de reação no seu amiguinho ou no local de aplicação.
Essa identidade (RG Pet) faz com que o pet seja facilmente identificado em clínicas veterinárias e centro de zoonoses, oferecendo segurança para ele e auxiliando em sua identificação em caso de fuga, perda ou roubo.
Leia também:
RG Pet: faça a aplicação do chip na Inova!
Depois de descobrir como fazer RG para pet, quem estiver procurando por um hospital veterinário para fazer a aplicação do chip subcutâneo pode contar com a Inova.
A Inova oferece o serviço de microchipagem, que é uma forma moderna e eficaz de identificação dos pets.
A aplicação é simples e rápida, seguindo os princípios da administração subcutânea de qualquer medicamento, podendo ser realizada a partir dos 2 meses de idade.
A Inova respeita as normas internacionais quanto ao local de aplicação do transponder, ou seja, no subcutâneo do dorso, entre as escápulas. Após a implantação, o microchip não requer nenhum tipo de manutenção e permanece ativo durante toda a vida do pet.
Ficou interessado em registrar o seu pet? Faça o RG Pet grátis e procure a Inova para Implantação do chip.