Assim como nós, os papagaios também precisam de uma dieta equilibrada e balanceada, pensada especialmente para eles.
Você sabe o que oferecer para o seu papagaio comer? Entenda tudo sobre o assunto neste post!
A alimentação do papagaio: como deve ser?
É comum achar que a base da alimentação dos papagaios deve ser composta apenas por sementes, mas não é bem assim. Frutas (como maçã e laranja), verduras e legumes (como cenoura e brócolis) devem ser oferecidos ao papagaio desde filhote, por conta dos nutrientes.
Também existem rações feitas especialmente para os papagaios. O ideal é conversar com um veterinário e escolher junto a ele a melhor opção para o seu pet.
E claro, sempre deixe à disposição do seu papagaio água limpa e fresca.
A alimentação do papagaio: o mito da semente de girassol
Uma alimentação para papagaios baseada somente em semente de girassol, além de pobre em nutrientes, pode ser muito perigosa!
A semente de girassol é muito gordurosa e deve ser dada com bom senso. O excesso desse item na dieta pode causar problemas como gordura no fígado ou até mesmo a obesidade, quando o gasto energético desses pets for menor que a quantidade de calorias ingerida.
Se você tem dúvida sobre a quantidade de semente de girassol que você pode dar ao seu papagaio, é aconselhável que procure um veterinário de confiança. Ele te orientará da melhor maneira sobre o assunto.
Alimentos proibidos para os papagaios
Vale lembrar que existem alimentos que são proibidos de se oferecer ao papagaio, sendo muitos deles tóxicos e podendo levar a morte do pet.
Alguns exemplos são:
- Chocolate (cacau)
- Abacate
- Leite
- Açúcares em geral
- Alho
- Cebola
- Frituras
- Tomate
Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Conte nos comentários para gente ou entre em contato com um de nossos especialistas!
Leia também: Erros mais comuns que donos de animais cometem