O Golden é uma das raças de cachorro mais famosas e muitas vezes esses cães são tidos como sendo o ‘cachorro dos sonhos’. É ágil, brincalhão, manso e gosta bastante de piscinas.
Conheça mais sobre o Golden Retriever e porquê essa raça é tão famosa.
Golden: origem da raça
O Golden é uma raça originária da Escócia e foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas.
Foi idealizada e elaborada por Lord Tweedmouth, um importante político da época, que buscava um cão que fosse bom caçador, obediente, calmo e fácil de treinar.
Hoje em dia, o cachorro Golden além de um ótimo cachorro para a família, tem sido utilizado para auxiliar cadeirantes e deficientes visuais, como cães de suporte emocional, e também como cães policiais e de resgate.
Golden: cuidados específicos
Todo cãozinho demanda atenção, mas existem algumas raças que podem precisar de mais atenção em certos pontos.
O Golden Retriever filhote e o já adulto demandam alguns cuidados especiais para que estejam sempre saudáveis.
Dê atenção ao Golden filhote
Todo cachorro gosta de receber atenção e carinho de seu tutor, com o filhote de Golden Retriever isso não é diferente. Ele pode alterar seu comportamento se não receber a devida atenção, se tornando um cão triste e que destrói as coisas ao redor para chamar atenção. Um filhote de Golden tem muita energia e é sempre bom ter um tutor atencioso para direcionar essa energia para as atividades certas.
Leve-o para fazer acompanhamento com o veterinário
Os seres humanos estão acostumados a fazer ‘check-ups’ para ter certeza de que tudo está indo bem no organismo. Com o Golden, deve ser o mesmo, pois essa raça é mais propensa a desenvolver certas doenças. Assim, é possível diagnosticar cedo e tratar.
Golden: ração de boa qualidade
As rações para cachorros são feitas especificamente para cada fase da vida, portanto, é importante oferecer ração de filhote, adulto ou sênior de boa qualidade. Uma ração super premium tem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento desse pet e ajudarão a mantê-los mais fortes e dispostos.
Mantenha a higiene
É preciso manter uma periodicidade para os banhos do Golden Retriever. Como essa raça possui um pelo extenso, o período de 15 em 15 dias costuma ser ideal para que os pelos não embaracem e o cachorro não fique sujo.
Mas tudo pode mudar dependendo do estilo de vida do cão, portanto, se necessário, é possível alterar a periodicidade.
Uma dica muito valiosa para esses pets é a secagem após o banho, é fundamental que o pelo fique bem seco, pois a umidade pode contribuir para o aparecimento de dermatites.
Escove o pelo
Por conta de seu pelo denso, é preciso escovar frequentemente, para soltar os pelos mortos e evitar alergias. Tente adaptar a rotina para fazer a escovação semanalmente, inicie quando ainda filhote e forneça um petisco após concluir a tarefa, isso ajudará a relacionar o período de escovação a algo positivo em sua vida.
Sair para passear
O Golden possui bastante energia e gosta de passear para gastá-la. Caso fique sedentário, é uma raça que tende a engordar. O Golden ama companhia, principalmente se for seu tutor, reserve um horário na agenda para essa caminhada, se comprometa a realizar pelo menos 3 vezes na semana, será ótimo para saúde do seu pet e para sua.
Vacinação
Vacinar o Golden também é muito importante, pois irá protegê-lo de doenças. Existem vários tipos de vacina para cachorro que devem ser aplicadas desde filhote, portanto, é preciso procurar um veterinário para aplicação.
As vacinas iniciam a partir dos 30-45 dias de vida, é importante que desde o primeiro contato com o veterinário seja um momento de tranquilidade. Esteja tranquilo para que seu pet fique confiante, escolha um profissional que irá deixar seu Golden calmo para que as visitas no Vet nunca sejam motivo para medo.
Leia mais:
Golden: doenças mais comuns
Cada espécie de cachorro é mais propensa a desenvolver certos tipos de doenças. Veja abaixo quais são as doenças mais comuns do Golden:
Dermatites úmidas
É uma doença de pele que aparece em forma de manchas infectadas, vermelhas, úmidas e doloridas, que causam muita coceira. Geralmente ocorrem devido a proliferação de bactérias no pêlo úmido do pet, essa umidade pode surgir desde a lambedura constante do pêlo ou, até mesmo, após brincar com água e não secar corretamente.
Displasia coxofemoral
É uma malformação da articulação localizada entre o osso pélvico e o fêmur. Em sua maioria, é transmitida de forma hereditária. Acontece bastante nos Goldens por serem cães de porte grande.Sempre verifique se alguém da família do seu pet já apresentou essa alteração, quando mais jovem o diagnóstico melhor para abordagens preventivas.
Atrofia progressiva de retina
A atrofia progressiva de retina é a degeneração e morte das células da retina do cão, chamadas de fotorreceptores, o que leva o Golden à cegueira. É uma doença hereditária, passada de pais para filhos e acomete os dois olhos. Acontece por conta de uma programação errada no DNA dessas células, o que leva a uma reação em cadeia, resultando em sua degeneração. Geralmente acomete cães idosos e, por se tratar de uma doença degenerativa, não tem cura.
Hipotiroidismo
O hipotireoidismo é uma doença que acomete o Golden quando a glândula chamada tireoide não produz hormônios corretamente, o que desencadeia uma série de sintomas, como ganho de peso, cansaço e queda de pelo em cachorro. É uma doença que não tem cura, mas com a correta reposição dos hormônios por via oral, o paciente passa a ter uma vida normal e muito ativa.
Você já tem ou quer um Golden? Não se esqueça de trazê-lo para a Inova para que ele esteja sempre forte e saudável.