fbpx Ir para o conteúdo
  • (15) 3333-2300
  • (15) 3333-2300

Hospital Veterinário 24h

Resultados de Exames
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Menu
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Como escovar os dentes do cachorro?

  • maio 30, 2023
  • 09:10
Médica veterinária escovando os dentes de um cãozinho, no consultório médico.

Você sabia que seu amiguinho de quatro patas também precisa escovar os dentes? Não? Pois saiba que eles devem cuidar da saúde bucal, assim como nós. Mas, como escovar os dentes do cachorro?     

Não se preocupe! Vamos te contar tudo que você precisa saber para cuidar melhor dos dentinhos do seu pet. Confira!

Como escovar os dentes do cachorro?

Primeiramente, é válido compreender a importância da escovação dos dentes do seu cãozinho. A prática pode evitar doenças causadas por bactérias na região bucal.

Há uma série de doenças que são ocasionadas pelo tártaro, que é uma placa bacteriana que se forma nos dentes. Vamos falar dessas patologias mais à frente.

Para conseguir escovar os dentes do seu amigo, é necessário criar uma rotina e saber o momento certo, para evitar estresses e transtornos.

Com quantos meses pode escovar os dentes do cachorro?

Os cachorros também realizam a troca dos dentes, então, o ideal é iniciar a escovação ainda filhote para que o cãozinho se acostume com a rotina o mais cedo possível, recomendamos a partir dos 4 meses de idade.

Lembrando que os cães e gatos começam a troca dentária por volta dessa idade e nesse período é natural que queiram mordiscar, além da gengiva ficar mais sensível na região da troca. 

Primeiramente, é importante condicionar o filhote a aceitar a manipulação na parte externa da boca. Com ele acostumado, será mais fácil aceitar a escovação dos dentes posteriormente. 

É importante que após a escovação o pet seja recompensado com um reforço positivo, que pode ser carinho ou petisco que ele possa comer, pois assim ele entende que esse momento será algo bom, diminuindo o estresse.

Como escovar os dentes do cachorro filhote?

Os pequenos peludinhos, assim como nós humanos, não gostam de ninguém colocando a mão em suas bocas. Então, paciência e treino serão os protagonistas nessa missão.

Primeiro, será necessário condicionar seu filhote para aceitar a escovação. 

Comece por fora da boca fazendo massagem no focinho e após alguns dias inicie com o dedo e vai passando na gengiva e pelos dentes, pode utilizar uma gaze enrolada no dedo para ele se acostumar com texturas diferentes. Não esqueça de recompensá-lo, sempre após a manipulação.

Quando o pet perceber que toda vez que você colocar a mão na boca dele, ele ganhará uma recompensa, passará a não reclamar mais. Então é a hora de escovar com escova e pasta de dente próprias para pets.

Não é necessário enxaguar a boca do pet, já que a pasta de dentes escolhida deve ser própria para seu uso. 

Como escovar os dentes do cachorro adulto?

Quando o cachorro já se acostuma a escovar os dentes desde pequeno, será muito fácil continuar a rotina depois de adulto.

Agora se vai começar a prática com seu pet já adulto, será preciso paciência e perseverança. 

Todo o processo para iniciar a escovação do pet adulto será igual ao do filhote: sempre procurando acostumá-lo aos poucos e depois recompensando-o. 

Brinquedos de borracha e petiscos próprios também são indicados como auxiliares a higienização bucal, já que eles causam um certo atrito durante seu uso. Mas a escovação é indispensável. 

Qual o melhor momento para escovar os dentes do cachorro?

Os cachorros precisam estar confortáveis e confiantes em seu tutor para permitirem a manipulação em suas bocas.

Os melhores momentos são quando estiverem descontraídos, em brincadeiras, relaxados na hora de dormir ou no banho. Não force o momento, pois isso pode prejudicar o processo. 

Qual a importância de escovar os dentes do cachorro?

A prática da escovação diária é de extrema importância, pois a falta de higiene bucal nos pets podem levar a diversas doenças, iniciando com o acúmulo de tártaro e levando a outras mais graves. Veja algumas:

  • Gengivite em cães: é a mais comum de todas. A gengivite ocorre quando as placas bacterianas começam a irritar a gengiva, causando uma inflamação;
  • Doença periodontal: surge quando o cão possui mau hálito e tártaro. Caracteriza-se por inflamação, sangramento na gengiva, mobilidade dos dentes, dor na cavidade oral, dificuldade para comer, salivação, dentre outros;
  • Fratura dos dentes: ocorre quando os cães mordem ossos ou brinquedos muito duros de nylon, por exemplo, também podem ocorrer por traumas e quedas;

O tártaro é o maior vilão da saúde bucal dos cães, pois com seu acúmulo pode causar doenças graves e que afetam outras partes do corpo.  

As bactérias das infecções bucais, podem ir para corrente sanguínea e causar problemas em órgãos distantes como:

  • Rins;
  • Fígado;
  • Articulações; 
  • Coração; 
  • Pulmão; 
  • Dentre outros; 

Qual o tratamento para o tártaro?

O tártaro em cachorro é muito comum e o melhor tratamento é a prevenção do acúmulo das sujeiras nos dentes. Para isso, é importante que o tutor escove os dentes do seu amigo todos os dias.

Quando notar que os dentes já possuem um acúmulo do tártaro, ele deve levar seu pet a uma consulta com o médico veterinário especializado em odontologia, pois esse cálculo já está aderido nos dentes e não sairá apenas com a escovação. 

O dentista para cachorro e gato irá avaliar a situação e, se necessário, realizar a limpeza dentária e um tratamento periodontal completo, incluindo também radiografia de toda a cavidade oral, polimento e extração caso já tenha comprometimento. 

O objeto do tratamento periodontal é remover todo o tártaro acumulado sobre os dentes, mas também fazer uma análise de como está a situação dentária por baixo da linha da gengiva, devendo evitar permanecer dentes que sejam fontes de infecção. Pois, quando os dentes já estão comprometidos as bactérias se depositam  abaixo da gengiva com facilidade voltando o mau hálito e dor oral. Nesse caso o dente acaba sendo fonte de infecção local e também causa inflamação crônica desse tecido periodontal, sendo muito prejudicial para todo o organismo dos nossos pequenos. 

Dicas para escovação dos dentes

Quando for iniciar a rotina de escovação nos dentes do seu cãozinho, lembre-se que é preciso alguns cuidados.

O primeiro cuidado é na escolha da pasta!

Uma dúvida muito comum é se pode escovar os dentes do cachorro com pasta normal? Não! De forma alguma, as pastas comuns para humanos possuem alto teor de flúor, substância que ingerida pelos pets pode causar intoxicação.

É imprescindível utilizar um creme dental próprio para pets que é comercializado em clínicas veterinárias e em alguns pets shops. Também irá precisar de uma escova de dentes com cerdas bem macias.

Agora que você já sabe como escovar os dentes do seu amiguinho de quatro patas, já consegue observar melhor caso tenha algum sinal ou sintoma de algo errado. Percebendo qualquer coisa, não hesite em levá-lo ao médico veterinário especializado em odontologia. 

Conheça a Inova

A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores. Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.

A Inova conta com profissionais especializados em odontologia para atender as necessidades do seu pet, desde consultas de rotina a casos mais graves como doenças periodontais, causadas pelo tártaro. 

Seu pet apresentou algum sintoma ou sinal de que algo não está bem? Não importa a hora, procure o plantão veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.

Nossas unidades estão localizadas:

  • Unidade Nogueira Padilha: Rua Cel Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba SP.
  • Unidade Campolim: Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba SP.

Conte com a Inova nesse processo. Agende uma consulta e venha nos visitar!

Você pode se interessar também:

  • Limpeza de tártaro

Leia também:

Cão mordendo a mão de um homem ao ar livre.

Mordida de cachorro: o que fazer na hora e quando procurar um veterinário

7 de outubro de 2025
Leia mais »
Gato laranja com sintomas de AIDS felina.

Sintomas da AIDS felina: quando suspeitar e procurar ajuda veterinária

30 de setembro de 2025
Leia mais »
Fachada vibrante da Inova Veterinária.

A história da Inova: compromisso, amor pelos pets e uma equipe que faz a diferença

23 de setembro de 2025
Leia mais »
Otite em cães: cuidaAssim como nós, os cães também podem sentir dor de ouvido. Aliás, é uma doença que aparece com frequência nos consultórios veterinários, e recebe o nome de otite canina. É preciso estar atento aos sinais, para não deixar o seu amiguinho sentindo dor. Entenda tudo sobre otite em cães no texto que preparamos especialmente sobre o assunto! Otite canina: o que é? Antes de mais nada, é preciso entender o que é a otite em cães. Caracterizada pela dor de ouvido em cachorro, ela é uma inflamação do ouvido (conduto auditivo). Essa complicação pode acometer qualquer cachorro, mas é bem comum em raças que possuem as orelhas caídas, como os beagles. Isso porque dentro do ouvido dos cães existem fungos naturais e bactérias, que são saudáveis e importantes para o organismo. Porém, quando o local fica úmido, ou a imunidade do nosso amiguinho cai, essa produção pode aumentar e favorecer a infecção do local, provocando a otite. Se não tratada, essa infecção pode avançar e se tornar uma otite crônica em cães. A otite crônica em cães tem cura, mas pode trazer consequências irreversíveis ao seu amiguinho. Causas de otites em cães As causas da otite em cães podem ser muitas - desde otite por ácaro em cães; Otite alérgica em cães; Otite bacteriana em cães ou até mesmo aquela água que acabou entrando no ouvido do seu amiguinho quando você estava dando banho nele. Conheça outras causas: Bactérias; Fungos; Ácaros; Alergias; Acúmulo de cera no ouvido; Entrada de corpos estranhos (água ou algodão, por exemplo). Por isso, é tão importante manter a higienização correta do local para evitar possíveis problemas ao seu amiguinho e levá-lo em consultas periódicas com um veterinário de confiança, que poderá te ensinar como prevenir otite em cães. Quais os sintomas de otite em cães? Já que nosso amiguinho não sabe falar, é importante ficar atento a alguns sintomas que são característicos da otite canina: Coceira constante na orelha; Balançar ou chacoalhar a cabeça com uma certa frequência; Ao observar as orelhas, procure sinais de vermelhidão, odor forte, inchaço e excesso de cera no ouvido; Em casos mais sérios, é possível notar o cachorro com febre. Como tratar otite crônica em cães? Se você desconfia que o seu pet esteja com otite, é necessário procurar um veterinário o mais rápido possível. Ele saberá como cuidar de otite em cães e qual o melhor remédio para otite em cães. Normalmente, são receitados antibióticos para otite em cães e/ou anti-inflamatórios para otite em cães. O local também deve ser mantido sempre limpo e seco, com a higienização correta. Em casos mais sérios, pode ser indicada a cirurgia. Como fazer a higienização da orelha do cão? A higienização correta da orelha do pet é fundamental para tratar a otite em cães, além de prevenir a doença. Porém, é importante ter cuidado ao realizar o procedimento, já que o ouvido é um local muito sensível. O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana. Existem alguns produtos específicos para a tarefa, sendo que um veterinário poderá te indicar o melhor para o seu amiguinho. Para fazer a limpeza, apoie o pet em seu colo e aplique o produto, indicado pelo veterinário, na orelha dele. Feito isso, massageie a orelha delicadamente e, com a ajuda de um algodão ou de uma gaze, retire o excesso de sujeira, tomando muito cuidado para não machucar seu amiguinho. Vale lembrar que o uso de cotonete para fazer essa tarefa não é recomendado, pois pode acabar causando uma lesão. Caso você não se sinta confortável ou fique com medo de limpar a orelha do seu pet, é sempre válido pedir ajuda e orientação de um veterinário. Como prevenir otite em cães Dizem que a prevenção é sempre o melhor remédio, e por aqui não poderia ser diferente. Com procedimentos simples, como manter os ouvidos do seu pet sempre limpos e arejados, e tomar cuidado para que nenhuma água entre no local durante o banho, você irá ajudar a prevenir a otite no seu amiguinho. Ter um olhar atento e manter uma rotina com check-ups periódicos também ajudam com que seu pet esteja com a saúde sempre em dia.

Seu cachorro coça muito a orelha? Pode ser otite canina

16 de setembro de 2025
Leia mais »

Atendimento

Consultas agendadas:
Clínica de Especialidades – Unidade Nogueira Padilha
Segunda a Sexta-feira: das 08 às 21h
Sábados das 08h às 18h

 

Clínica de Vacinas e Especialidades – Unidade Campolim

Segunda a Sexta-feira: das 09h às 20h
Sábados das 09h às 13h

Hospital para Pronto Atendimento e Emergências:

Todos os dias – 24h

Atendimento por ordem de chegada

Endereços

Hospital 24h e Clínica de Especialidades:

Avenida Nogueira Padilha,
1770  Vila Hortência – Sorocaba/SP

Fone: (15) 3333-2300

Clínica – Unidade Campolim:

Avenida Gisele Constantino, 1495
Parque Campolim – Sorocaba/SP 
Fone: (15) 3333-2300

Facebook

Inova Hospital Veterinário 2020.
Todos os direitos Reservados

24h

Hospital Veterinário

Facebook Instagram Youtube