Odontologia | Inova Veterinária

Especialidades

Odontologia

Os animais, assim como nós, sentem dor de dente e podem sofrer muito com isso! Mesmo os tutores mais atentos, muitas vezes podem não perceber a dor de dente, pois os sinais podem ser muito sutis. Fraturas dentárias, periodontite e inflamação são as principais causas de dor na cavidade oral de cães e gatos.

O que é a doença periodontal?

A doença periodontal se inicia com a placa bacteriana, invisível a olhos nus, que causa a gengivite. Com a progressão desta inflamação, os tecidos ao redor do dente começam a sofrer destruição, e é quando observamos retração de gengiva, exposição de raiz dentária e em estágio mais avançado, mobilidade e até mesmo perda dos dentes. O cálculo dentário, conhecido como tártaro se deposita sobre os dentes durante este processo. Normalmente é amarelado, esverdeado ou enegrecido. A quantidade de bactérias é imensa, por isso é tão comum observar pus, abcessos e cheiro ruim (mau hálito)!

A limpeza de tártaro X tratamento periodontal: porque é diferente?

É importante diferenciarmos a conhecida “limpeza de tártaro” de um tratamento periodontal. A limpeza de tártaro, consiste apenas na remoção do cálculo visível, deixando os dentes limpos ao olho nu. O tratamento periodontal engloba, claro, esta remoção do cálculo visível, mas também e remoção de cálculo subgengival, que é tão ou mais prejudicial a saúde oral, além de um exame minucioso de todos os dentes, radiografias odontológicas para diagnóstico de problemas em raízes dentários e tratamento da alterações encontradas. Esses detalhes que fazem a diferença somente um dentista veterinário tem o conhecimento e equipamentos necessários para realizar o tratamento correto.

Os problemas dentários podem trazer algum risco ao meu animal?

Quando existe infecção dentária, frequentemente as bactérias que estão na boca atingem a corrente sanguínea! Muitas vezes, estas bactérias circulantes podem atingir órgãos distantes, causando graves doenças como insuficiência renal, inflamação de válvulas cardíacas, doenças de fígado, encefalite e até septicemia (infecção generalizada).

Precisa mesmo anestesiar? Meu animal é tão velhinho…

Qualquer tratamento odontológico, para ser realizado de maneira correta, deve ser feito sob anestesia, para segurança do animal e do veterinário! O paciente sempre passará por uma avaliação clínica e submetido a exames pré-anestésicos para maior segurança. Todos os procedimentos são realizados com a presença de um anestesista veterinário capacitado, em que os pacientes são cuidadosamente monitorados com nossos modernos equipamentos, tudo isso para oferecer segurança para seu animal.

Aqui na Inova oferecemos diversos tratamentos odontológicos como: tratamento periodontal, tratamento de canal, restauração dentária, correção de fraturas mandibulares e maxilares e remoção de neoplasias.

Habilidades

Postado em

25 de setembro de 2017