Os pets, assim como nós, sentem dor de dente e podem sofrer muito com isso! Mesmo os tutores mais atentos, muitas vezes, nem sempre percebem essa dor do pet, pois os sinais podem ser muito sutis, sendo o mais comum aquele bafinho (mau hálito). Fraturas dentárias, periodontite e inflamação são as principais causas de dor na boca de cães e gatos.
Afinal, existe dentista para cachorro?
Sim, existe esse profissional para tratar gatos e cachorros. A odontologia veterinária é tão importante na vida do seu pet como qualquer outra especialidade médica.
O dentista veterinário é o profissional que cuida da saúde bucal dos pets, responsável por diagnosticar, tratar e prevenir doenças na boca, como a doença periodontal.
O que é a doença periodontal?
A doença periodontal ou periodontite, é uma inflamação ao redor do dente (periodonto) incluindo gengiva, ligamentos e osso, responsáveis por proteger e dar sustentação às raízes dentárias.
Se inicia com a placa bacteriana, que causa a gengivite, e é invisível a olhos nus.
Com a progressão desta inflamação, os tecidos ao redor do dente começam a sofrer destruição, é quando observamos a retração de gengiva, exposição de raiz dentária e até mesmo perda dos dentes, em estágios mais avançados.
O cálculo dentário, conhecido como tártaro, se deposita sobre os dentes durante este processo. Normalmente, é amarelado, esverdeado ou enegrecido. Por conta da quantidade de bactérias, é comum observar pus, abcessos e mau hálito mais forte na boca do pet.
A limpeza de tártaro X tratamento periodontal: por que é diferente?
É importante diferenciarmos a conhecida “limpeza de tártaro” de um tratamento periodontal. A limpeza de tártaro consiste apenas na remoção do cálculo visível, deixando os dentes limpos de forma estética.
O tratamento periodontal engloba a remoção do cálculo visível, mas também a remoção de tártaro subgengival, que é mais prejudicial à saúde oral. Além disso, é realizado exames minuciosos de todos os dentes, radiografias odontológicas para diagnóstico de problemas em raízes dentárias e tratamento das alterações encontradas.
Somente um dentista veterinário tem o conhecimento e equipamentos necessários para realizar o tratamento correto.
Os problemas dentários podem trazer algum risco ao meu pet?
Quando existe a infecção dentária, as bactérias que estão na boca podem atingir a corrente sanguínea!
Os prejuízos que as bactérias causam não são somente locais, podendo cair na corrente sanguínea e afetar órgãos como rins, fígado, coração e pulmão.
Cuidados diários com os dentes dos pets
Para prevenir doenças periodontais, é interessante manter uma rotina de cuidados com os dentes dos pets desde a sua infância. É recomendado escovar os dentes diariamente.
Ao escovar os dentes de cachorro ou de gato, é bom escolher uma escova com cerdas macias, podendo ser utilizada uma escova infantil.
Além da escova, é importante usar uma pasta de dente de uso veterinário, elaborada especialmente para ser palatável aos pets, sem flúor e sem sabão. O produto ajuda a prevenir a formação de tártaro e combate o mau hálito. Saber alimentos que cachorro não pode comer e alimentos que gato não pode comer, também pode ajudar a manter a boca do seu pet mais saudável.
Precisa mesmo anestesiar? Meu animal é tão velhinho…
Qualquer tratamento odontológico, para ser realizado de maneira correta, deve ser feito sob anestesia, para segurança do pet e do veterinário.
O paciente sempre passará por uma avaliação clínica e submetido a exames pré-anestésicos para maior segurança.
Todos os procedimentos são realizados com a presença de um anestesista veterinário capacitado, para que os pacientes sejam cuidadosamente monitorados, tudo isso para oferecer segurança para seu pet, por isso, caso seu cachorro seja idoso, fique tranquilo!
Prevenção
A melhor forma de prevenção a qualquer doença bucal é o diagnóstico precoce por meio das consultas de rotina, que podem evitar grandes problemas.
Na Inova, oferecemos diversos tratamentos odontológicos como: tratamento periodontal, tratamento de canal, restauração dentária, correção de fraturas mandibulares e maxilares, entre outras.
Que tal agendar um check-up? Entre em contato conosco o quanto antes e proteja o seu pet! Conheça também nossa especialidade de felinos.
Equipe de Odontologia:
Dra. Daniela Scatena
CRMV-SP: 19.821
Dra. Lisiane Char
CRMV-SP: 44.837
Dra. Mariana Scudeler
CRMV-SP: 28.928