Fisioterapia | Inova Veterinária

Fisioterapia

A fisioterapia de reabilitação tem se mostrado uma das ferramentas mais eficazes para auxílio clínico, não só na prevenção de lesões do aparelho locomotor, como também no tratamento de diversas lesões ósteo-articulares, na recuperação funcional e, principalmente, no resgate da qualidade de vida dos pets.

A ortopedia veterinária, por exemplo, é uma das especialidades que mais se beneficia dos tratamentos de fisioterapia e reabilitação. Dentre as técnicas mais utilizadas estão a eletroterapia, acupuntura, laserterapia, ultrassons e hidroterapia veterinária com uso de esteiras aquáticas.

A fisioterapia tem dado um apoio fundamental à cirurgia ortopédica e, inclusive, alguns tipos de lesões e patologias só são passíveis de reabilitação com o apoio dessa especialidade. Em alguns casos, como os pacientes ortopédicos geriátricos, a fisioterapia se torna o único e eficiente recurso de recuperação.

A fisioterapia animal também tem acrescido conceitos e programas de tratamento para patologias neurológicas, principalmente para casos de hérnia de disco, fraturas e luxações vertebrais, casos de paralisias e, quando há possibilidade de recuperação, em casos de cinomose.

A obesidade canina também encontrou nas diferentes técnicas de reabilitação veterinária um programa de emagrecimento saudável e gradual, unindo técnicas de combate a dores e incômodos com sessões de hidroterapia via esteira aquática.

A precoce recuperação dos pacientes cirúrgicos e a considerável melhora da qualidade de vida dos pets que passaram por programas de reabilitação via fisioterapia veterinária, são alguns dos mais práticos e evidentes benefícios da fisioterapia animal.

Em outro aspecto, é importante também pontuar que sem o apoio da fisioterapia a tarefa de reabilitar alguns pacientes pode se tornar quase impossível, o que também atesta a menor quantidade de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios necessários em pacientes que passam por programas de reabilitação com fisioterapia.

Confira abaixo outros benefícios diretos da fisioterapia veterinária para reabilitação animal:

– Auxilia no pré e pós-operatório de diversas patologias e lesões;

– Previne patologias ortopédicas;

– Elimina ou alivia sequelas pós-operatórias;

– Reduz edemas;

– Reduz dores;

– Fortalece diferentes grupos musculares comprometidos;

– Proporciona uma boa qualidade de vida aos pacientes.

Dra. Marina Marques Bonando – CRMV-SP: 37.414