Neurologia | Inova Veterinária

Especialidades

Neurologia

A neurologia veterinária estuda as doenças que afetam o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (nervos e junção neuromuscular). Alguns problemas no andar do seu cão podem não ser ortopédicos e sim neurológicos.

A hérnia de disco é uma afecção bastante comum que afeta o andar do cão. A hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral se desloca e comprime a medula. Isso causa dor, alteração no andar e em alguns casos mais graves pode levar a paralisia.

A epilepsia é outra doença frequente no consultório de um neurologista. A convulsão é a manifestação clinica da epilepsia e trata-se de uma disfunção cerebral. A convulsão pode ter outras causas que deve ser diagnosticada e tratada por um profissional experiente na área.

 

Também existem outras doenças que podem acometer o sistema nervoso e muitas vezes são necessários exames complementares para um diagnóstico, como radiografias, exames de sangue, avaliação do líquido cefalorraquidiano e até mesmo ressonância.

Habilidades

Postado em

25 de setembro de 2017