fbpx

Hospital Veterinário 24h

Resultados de Exames

Oftalmologia

A cada dia, a procura por veterinário oftalmologista e pela Oftalmologia Veterinária tem aumentado, refletindo uma maior preocupação dos tutores com a qualidade de vida de seus pets. 

Os avanços da veterinária e a correta qualificação dos profissionais permitem manter e, em alguns casos, restituir a visão aos nossos pacientes. 

Doenças oculares necessitam de atendimento especializado e na Inova Veterinária é possível encontrá-lo.

Contamos com uma equipe de veterinárias especializadas em Oftalmologia e disponibilizamos os equipamentos necessários para diagnósticos, exames oftalmológicos e cirurgias extra ou intraoculares, inclusive, para a cirurgia de catarata, uma alteração ocular tão comum nos dias de hoje.  

Possuímos um centro oftalmológico veterinário, que conta com um centro cirúrgico dotado de equipamentos de ponta, anestesistas treinados e experientes, permitindo que os procedimentos sejam realizados com muita segurança.

Veterinário oftalmologista e a sua importância

O oftalmologista veterinário é o profissional que cuida da saúde ocular dos pets. Ele pode fazer diagnósticos e definir o tratamento das doenças que atingem os olhos, seus tecidos e anexos.

Quanto mais cedo o problema for descoberto, melhor. Assim o profissional terá tempo para trabalhar e, se possível, salvar a visão do pet, inclusive, evitando a cegueira. 

O oftalmologista veterinário irá prestar um atendimento completo, utilizando equipamentos que o ajudam a chegar em um diagnóstico o mais rápido possível. A partir disso, é iniciado o tratamento apropriado. 

Vale lembrar que o mais recomendado é que o pet faça visitas regulares ao médico veterinário oftalmologista, não apenas quando o tutor perceber algo de errado. 

Você sabia?

Algumas raças de cães e gatos têm predisposição a algumas  doenças oftálmicas específicas, que podem ser congênitas (de nascimento) ou adquiridas. 

Cães braquicefálicos (que possuem focinho curto) com os das raças Shih Tzu, Lhasa Apso e Pugs, e gatos da raça Persa são animais que precisam de uma atenção especial devido a uma maior exposição dos olhos. 

Existem doenças dos olhos de seres humanos que podem acometer os animais também, como glaucoma, úlcera de córnea em cães, catarata e alterações da retina. 

É preciso ficar atento aos sintomas de problemas oculares, os principais são: olhos vermelhos, secreção ocular, prurido (coceira), olhos fechados ou piscando excessivamente, desorientação ou insegurança, e mudanças no aspecto dos olhos, como o aumento de volume do globo ocular. 

Devemos sempre observar e ficar atentos para estes sinais dos nossos pets:

  • Olhos irritados, vermelhos, opacos ou azulados;
  • Excesso de secreção ou lacrimejamento;
  • Piscar muito ou mantendo o olho fechado;
  • Coçar os olhos;
  • Pupilas dilatadas que não diminuem na luz;
  • Pets esbarrando em objetos ao andar pela casa.

Sempre que suspeitar de alguma dessas alterações, procure um atendimento oftalmológico veterinário para que o seu pet seja atendido por um especialista. Lembre-se: a agilidade no diagnóstico e tratamento precoce aumenta as chances de preservar a visão do seu querido pet.

Leia mais: 

Dra. Cristiane Estanislau – CRMV-SP: 26.637
Dra. Maria Fernanda de Souza Ferraz – CRMV-SP: 33.675
Dra. Natércia Ribeiro Silva – CRMV-SP: 19.663