A cada dia, a procura por veterinário oftalmologista e pela Oftalmologia Veterinária tem aumentado, refletindo uma maior preocupação dos tutores com a qualidade de vida de seus pets.
Os avanços da veterinária e a correta qualificação dos profissionais permitem manter e, em alguns casos, restituir a visão aos nossos pacientes.
Doenças oculares necessitam de atendimento especializado e na Inova Veterinária é possível encontrá-lo.
Contamos com uma equipe de veterinárias especializadas em Oftalmologia e disponibilizamos os equipamentos necessários para diagnósticos, exames oftalmológicos e cirurgias extra ou intraoculares, inclusive, para a cirurgia de catarata, uma alteração ocular tão comum nos dias de hoje.
Possuímos um centro oftalmológico veterinário, que conta com um centro cirúrgico dotado de equipamentos de ponta, anestesistas treinados e experientes, permitindo que os procedimentos sejam realizados com muita segurança.
Veterinário oftalmologista e a sua importância
O oftalmologista veterinário é o profissional que cuida da saúde ocular dos pets. Ele pode fazer diagnósticos e definir o tratamento das doenças que atingem os olhos, seus tecidos e anexos.
Quanto mais cedo o problema for descoberto, melhor. Assim o profissional terá tempo para trabalhar e, se possível, salvar a visão do pet, inclusive, evitando a cegueira.
O oftalmologista veterinário irá prestar um atendimento completo, utilizando equipamentos que o ajudam a chegar em um diagnóstico o mais rápido possível. A partir disso, é iniciado o tratamento apropriado.
Vale lembrar que o mais recomendado é que o pet faça visitas regulares ao médico veterinário oftalmologista, não apenas quando o tutor perceber algo de errado.
Você sabia?
Algumas raças de cães e gatos têm predisposição a algumas doenças oftálmicas específicas, que podem ser congênitas (de nascimento) ou adquiridas.
Cães braquicefálicos (que possuem focinho curto) com os das raças Shih Tzu, Lhasa Apso e Pugs, e gatos da raça Persa são animais que precisam de uma atenção especial devido a uma maior exposição dos olhos.
Existem doenças dos olhos de seres humanos que podem acometer os animais também, como glaucoma, úlcera de córnea em cães, catarata e alterações da retina.
É preciso ficar atento aos sintomas de problemas oculares, os principais são: olhos vermelhos, secreção ocular, prurido (coceira), olhos fechados ou piscando excessivamente, desorientação ou insegurança, e mudanças no aspecto dos olhos, como o aumento de volume do globo ocular.
Devemos sempre observar e ficar atentos para estes sinais dos nossos pets:
Sempre que suspeitar de alguma dessas alterações, procure um atendimento oftalmológico veterinário para que o seu pet seja atendido por um especialista. Lembre-se: a agilidade no diagnóstico e tratamento precoce aumenta as chances de preservar a visão do seu querido pet.
Equipe de Oftalmologia:
Dra. Cristiane Estanislau
CRMV-SP: 26.637
Dra. Laise Yamashiro
CRMV-SP: 35.821
Dra. Maria Fernanda Ferraz
CRMV-SP: 33.675
Dra. Micaella Gandolfi
CRMV-SP: 35.130
Dra. Natércia Ribeiro
CRMV-SP: 19.663
Leia mais: