Todos nós sabemos que os olhos dos nossos cães são muito delicados e podem sofrer com problemas repentinos. É o caso do olho de cereja em cachorro. Essa é uma condição na qual ocorre o prolapso da glândula da terceira pálpebra.
É muito comum, mas é importante ressaltar que existem raças mais propensas. Neste conteúdo, vamos te contar tudo sobre essa condição, sintomas, causas e como tratar.
Continue lendo para entender mais sobre esse tema!
O que é olho de cereja em cachorro?
A terceira pálpebra serve para proteção dos olhos e fica no canto medial, nela encontramos a glândula da terceira pálpebra. Essa é a responsável pela produção das lágrimas, importantes para a lubrificação natural dos olhos do cãozinho.
O deslocamento dessa glândula ocorre porque há uma inflamação que a faz aumentar de tamanho e sair do olho do pet.
Quando projetada para o lado externo, fica uma bolinha vermelha no canto medial dos olhos, com aparência de uma cereja, por isso o nome “olho de cereja”
Os tutores podem ter dúvidas se o olho de cereja em cachorro é contagioso? Não é. Essa condição não apresenta riscos para humanos e nem para outros animais.
O que causa olho de cereja em cachorro?
Geralmente, o prolapso da glândula da terceira pálpebra ocorre devido a uma fraqueza ou dano no tecido conjuntivo, sendo a estrutura que mantém a glândula no local.
Existem alguns fatores que podem contribuir para o olho de cereja ocorrer:
- Fator genético: existem algumas raças que são mais propensas a ter olho de cereja, como buldogue, beagle, cocker spaniel, shih tzu, shar-pei, lhasa apso, pug, basset, rottweiler, são bernardo e boxer;
- Anomalias congênitas: alguns cães já nascem com anomalias no tecido conjuntivo, isso faz com que tenha probabilidade de desenvolver o olho de cereja.
- Infecções: as infecções oculares graves ou crônicas podem enfraquecer o tecido conjuntivo e causar a doença;
- Traumas: caso ocorra algum tipo de trauma ocular ou traumatismo facial pode ocorrer o deslocamento do tecido e, consequentemente, o prolapso da glândula.
Quais são os sintomas?
Os sintomas que podemos observar são:
- Massa vermelha no canto inferior dos olhos, pode ocorrer nos dois olhos ou somente em um. Não costuma doer, mas causa incômodo;
- Olhos vermelhos e com irritação;
- Olhos lacrimejantes ou com secreção;
- Sensibilidade à luz;
- Coceira.
Muitas vezes, também é possível observar os olhos ressecados. Ao menor sinal diferente nos olhos do seu amigo, leve-o imediatamente a uma consulta com o médico veterinário oftalmologista.
Leia também:
Como é feito o diagnóstico?
Um simples exame físico permite que o veterinário faça o diagnóstico, basta olhar e observar as características.
É uma alteração significativa que se percebe só de olhar, porque a massa vermelha que se forma é de fácil identificação.
Como tratar olho de cereja em cachorro?
Após ser identificado o olho de cereja pelo veterinário, praticamente em todos os casos, o tratamento é uma intervenção cirúrgica.
Antes da cirurgia, é possível que o veterinário faça a prescrição de um remédio para olho de cereja em cachorro. Pode ser uma pomada ou colírio, para alívio dos sintomas e dar mais conforto ao pet.
Para realizar a cirurgia, será solicitado exames pré-operatórios, para avaliar o estado clínico do paciente. No dia da cirurgia, é recomendado um jejum de 6 a 8 horas de alimentos e 2 horas de jejum de água.
Cirurgia para olho de cereja em cachorro
Existem duas principais técnicas para se realizar a cirurgia, a primeira seria a ancoragem, na qual o cirurgião irá fixar a glândula em uma estrutura próxima ao globo ocular, promovendo o tracionamento da bolinha do olho, até que haja um reposicionamento.
Na segunda técnica, o cirurgião faz um corte no tecido próximo à glândula lacrimal fazendo com que o tecido cubra a glândula e a reposicione no lugar.
Com a devida avaliação do médico veterinário oftalmologista, ele decidirá qual a melhor técnica para realizar o procedimento.
Cuidados no pós-operatório
Para um pós-operatório, o veterinário irá prescrever um colírio para cachorro com olho de cereja, à base de antibióticos e anti-inflamatórios. O tempo de uso será conforme orientação do médico veterinário.
Será de extrema importância o uso do colar elizabetano, para evitar traumas na região operada.
O processo de cicatrização geralmente dura em torno de duas semanas, porém, deve-se seguir as recomendações do veterinário, retornando quando solicitado para outra avaliação.
Veja também:
Conheça a Inova
A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores. Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.
A Inova conta com profissionais especializados em oftalmologia para atender as necessidades do seu pet, desde casos mais graves como glaucoma e catarata, como uma consulta de rotina.
Seu pet apresentou algum sintoma ou sinal de que algo não está bem? Não importa a hora, procure o plantão veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.
Nossas unidades estão localizadas:
- Unidade Nogueira Padilha: Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
- Unidade Campolim: Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Conte sempre com a Inova para cuidar do seu amigo quando ele mais precisar. Agende uma consulta e venha nos visitar!