Sabemos o quanto os nossos gatinhos podem ser reservados quando não estão se sentindo bem. Dessa forma, como saber se o gato está com febre pode ser um desafio, mas com as informações certas, você conseguirá ajudar seu felino.
Hoje vamos explorar os indícios que podem apontar para uma possível febre em gatos, as causas mais comuns por trás desse sintoma e, acima de tudo, as medidas adequadas a serem tomadas para garantir o cuidado e a recuperação do seu felino.
Fiquem conosco e boa leitura!
Como saber se o gato está com febre?
Primeiro, é importante frisar que a febre é um sinal clínico, logo se o gato está com indícios de febre, significa que pode estar doente.
A febre em gatos é uma resposta do organismo a uma infecção ou inflamação, e pode ser um sintoma de diversas condições médicas.
É fundamental que os tutores estejam atentos aos sinais sutis que podem indicar problemas de saúde, como a febre.
Identificar se o seu gato está com febre pode ser um desafio, mas ao compreender os sinais, você poderá agir prontamente e procurar a ajuda adequada de um veterinário.
Qual a temperatura normal de um gato?
A temperatura ideal para gatos é geralmente um pouco mais alta do que a dos humanos. Em condições normais, a temperatura corporal de um gato saudável deve ficar em torno de 37,6 a 39,2.
É importante ressaltar que esses valores podem variar ligeiramente de um gato para outro e podem ser influenciados por fatores como a idade, atividade física e o ambiente onde vivem.
Como medir a temperatura corporal do gato?
A melhor forma de medir a temperatura do seu gato é utilizando um termômetro digital. A temperatura retal é a mais precisa e segura para aferir a temperatura corporal.
No entanto, essa tarefa deve ser realizada apenas por um médico veterinário, então percebendo algum sintoma diferente é imprescindível levar seu felino a uma consulta.
Formas de identificar a febre no seu gatinho
Identificar a febre em um gato sem o uso de um termômetro pode ser um pouco mais desafiador, mas há algumas pistas que podem ajudar a suspeitar desse sintoma.
É importante lembrar que, sem a medição da temperatura corporal precisa, essas indicações são apenas sinais sugestivos e não substituem uma avaliação veterinária adequada.
Caso suspeite de febre em seu gato, é sempre recomendado consultar um veterinário para um diagnóstico correto e tratamento apropriado. Aqui estão algumas formas de identificar possíveis sinais de febre em gatos:
Como saber se o gato está com febre pela orelha
Toque as orelhas do gato suavemente com a ponta dos dedos. Se elas estiverem mais quentes do que o normal, isso pode ser um indício de febre. O normal das orelhas dos gatos é serem levemente quentes, mas não excessivamente quentes.
Esses são outros sinais que podem ser observados:
- Comportamento: podem ficar mais quietos e menos ativos que o normal;
- Gengiva e língua: podem ficar mais avermelhadas que o habitual.
Quais as possíveis causas de febre nos felinos?
A febre é sinal de que algo no corpo do seu gato não está bem. Podendo ser causada por uma variedade de condições médicas, sendo apenas um sintoma.
Algumas das possíveis causas de febre em gatos incluem:
- Infecções: bacterianas, virais ou fúngicas podem desencadear febre em gatos. Isso inclui infecções respiratórias, trato urinário, infecções de pele, entre outras;
- Inflamações: processos inflamatórios no corpo do gato podem elevar a temperatura corporal. Isso pode ocorrer em resposta a várias condições, como artrite, pancreatite e outras inflamações sistêmicas;
- Doenças virais: algumas doenças virais comuns em gatos, como a panleucopenia felina, calicivirose e a rinotraqueíte;
- Doenças parasitárias: como vermes e parasitas externos, como pulgas ou carrapatos;
- Reações a vacinas: em alguns casos, a vacinação pode causar uma resposta imunológica no gato, resultando em febre como um efeito colateral temporário;
- Traumas e lesões: ferimentos, traumas ou queimaduras graves podem levar a uma elevação da temperatura corporal como parte da resposta inflamatória do corpo;
- Doenças sistêmicas: como a doença renal crônica (DRC) e o Diabetes Mellitus (DM);
- Doenças imunomediadas: algumas doenças autoimunes como a pênfigo foliáceo, anemia hemolítica, dentre outras;
- Câncer: em alguns casos, a presença de tumores ou câncer no corpo do gato pode levar a um aumento da temperatura corporal;
- Outras causas: intoxicações, reações alérgicas graves (anafilaxia), entre outras condições, também podem estar associadas à febre.
É importante lembrar que a febre é apenas um sintoma de que algo está errado no organismo do seu gato e não um diagnóstico específico.
A avaliação e o diagnóstico precisos são essenciais para identificar a causa subjacente da febre e determinar o tratamento adequado.
Como é feito o diagnóstico?
Para um diagnóstico preciso é necessária uma consulta com o médico veterinário clínico geral ou especializado em medicina felina, onde irá confirmar a febre no felino e a partir desse sintoma pesquisar o que está causando.
Após uma avaliação física, o veterinário poderá solicitar alguns exames, como:
- Hemograma completo;
- Bioquímico;
- Ultrassom;
- Exame de urina e fezes;
- Raio-x (caso apresente dores).
Qual o tratamento?
Inicialmente, o médico veterinário irá administrar um antitérmico, para controlar a temperatura corporal do gatinho e caso já esteja desidratado, será necessário receber uma fluidoterapia (soro na veia).
Após o diagnóstico da causa da febre, o veterinário iniciará o tratamento adequado.
É de extrema importância lembrar que não se deve medicar o gatinho por conta própria, sem a prescrição adequada.
Existem vários medicamentos humanos que são tóxicos para os felinos, podendo piorar o quadro. E lembre-se: é indispensável seguir todas as orientações do veterinário.
Leia também:
Prevenção e cuidados
Não é possível prevenir a febre, pois ela não é a doença e sim um sintoma. Então, o ideal é prevenir as doenças que causam a alteração na temperatura.
Certifique-se de que as vacinas para gatos e os exames de rotina estejam em dia e mantenha um ambiente limpo e seguro para evitar possíveis infecções.
Além disso, fique atento a qualquer alteração e sinal de desconforto. Quanto mais cedo um problema for identificado, melhores são as chances de tratamento e recuperação.
A febre em gatos é um sinal de alerta que não deve ser ignorado. Aprender a identificar os sinais e sintomas de febre em seu felino é fundamental para garantir sua saúde e bem-estar.
Conheça a Inova
A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores. Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pets e seus tutores.
A Inova conta com profissionais especializados para atender todas as necessidades do seu pet, desde casos específicos, como uma consulta de rotina.
Contamos com uma equipe de veterinárias especializadas em medicina felina. E com uma infraestrutura preparada nos conceitos Cat Friendly, com recepção, consultório e internação exclusivos para os felinos, utilizando feromônios para auxiliar no bem-estar, e equipe de apoio treinada e preparada para o manejo ideal dos pacientes felinos.
Seu pet apresentou algum sintoma ou sinal de que algo não está bem? Não importa a hora, procure o plantão veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.
Nossas unidades estão localizadas:
- Unidade Nogueira Padilha: Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
- Unidade Campolim: Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Conte sempre com a Inova para cuidar do seu amigo quando ele mais precisar. Agende uma consulta e venha nos visitar!