Chocolate para cachorro faz mal, por isso, você nunca deve oferecer um pedaço ao seu peludo de quatro patas, não importa o quanto ele implore. Da mesma forma que os humanos podem passar mal ao ingerir determinados alimentos, o mesmo acontece com nossos companheiros caninos.
Alguns alimentos possuem substâncias que não são boas para os cãezinhos, causando alergias, indigestão, vômitos, diarreias, obesidade ou intoxicação, como é o caso do cacau, do café, da uva, entre outros alimentos.
Neste conteúdo, você vai entender por que não pode dar chocolate para cachorro, assim como os sintomas da ingestão e quais medidas você deve tomar em seguida.
Por que não pode dar chocolate para cachorro?
Uma dúvida muito comum é: por que chocolate faz mal para cachorro se não faz para os humanos?
Algumas pessoas acreditam que o chocolate é veneno para cachorro por causa da quantidade de açúcar e leite na composição, ou seja, que somente o chocolate ao leite faz mal.
De fato, esses alimentos não são indicados aos peludos, mas esse não é o único motivo.
Há duas substâncias presentes no chocolate que fazem mal: teobromina e cafeína. A pior delas é a teobromina, porque o organismo dos cãezinhos não consegue metabolizar a substância.
A quantidade dessa substância está relacionada à quantidade de cacau utilizado no chocolate. Por isso, todo chocolate é tóxico, independentemente de sua raça e tamanho, ou seja, podendo fazer mal até mesmo para os companheiros SRD (sem raça definida).
Contudo, quanto mais amargo for o chocolate, mais teobromina terá, e mais prejudicial será ao companheiro se ele comer.
É importante saber que o chocolate branco faz mal para cachorro também, mas em menor proporção, porque não leva a massa do cacau em sua composição, apenas a manteiga (gordura) do cacau.
No entanto, também deve ser evitado, já que contém uma grande quantidade de açúcar e leite.
Leia mais:
O que acontece se der chocolate para cachorro?
O chocolate faz mal para cachorro, por menor que seja o pedaço. E sua ingestão provoca alguns sintomas característicos, como os efeitos no trato gastrointestinal.
Diarreia e vômitos são típicos de envenenamento por chocolate. Essa irritação no trato ainda pode evoluir para um quadro de pancreatite, que é uma doença que inflama o pâncreas, causando muita dor e desconforto aos peludos.
Além disso, é comum ver sinais de intoxicação, que resulta em um aumento da frequência cardíaca, respiração ofegante, temperatura corporal, hiperatividade e tremor muscular.
Quando a ingestão de chocolate é grande e, por consequência, a de teobromina, também é possível perceber falta de coordenação no cachorro, com andar descoordenado e até casos de convulsão. Em situações ainda mais graves, o cão pode vir a óbito.
Os sintomas costumam aparecer após 3 a 6 horas da ingestão, portanto, é normal que o cachorro não apresente qualquer alteração imediata. É por isso que o tutor não pode acreditar que seu companheiro está bem, só por não ter manifestado sintomas.
Também é possível que o cachorro não apresente nenhuma alteração ao comer o alimento uma vez, mas isso não significa que não tenha feito mal.
Como fazer chocolate para cachorro?
Se você quer dar chocolate para cachorro em épocas comemorativas, como a Páscoa ou o Natal, ou celebrar seu aniversário, o recomendado é fazer ou comprar chocolates específicos para cães que, na verdade, não têm nada de chocolate.
Esses produtos apenas simulam a aparência do alimento verdadeiro, sem nenhum ingrediente tóxico, para tornar o consumo seguro aos pets. Então, geralmente, o chocolate para cachorro é feito com alfarroba em pó, que não contém as substâncias teobromina e cafeína, que fazem mal aos pets.
Além disso, também não contém glúten, açúcar e lactose, além do baixo teor de gordura. O principal benefício do alimento é ser rico em vitaminas e em minerais.
Para tornar o mimo ainda mais saudável, você pode acrescentar farelo de aveia, que contém bastante fibra e nutrientes.
Apesar do alfarroba ser uma opção segura para os pets, você também pode optar por oferecer como petisco frutas ou legumes que não fazem mal ao cachorro, além dos biscoitinhos e bifinhos já conhecidos no mercado.
Veja mais sobre Nutrologia aqui.
O que fazer quando o cachorro come chocolate?
Após o pet ingerir chocolate, acidentalmente ou não, você deve levá-lo ao atendimento veterinário, mesmo que ainda não tenha apresentado sintomas.
Se o peludo tiver acabado de ingerir o alimento, a equipe veterinária irá ministrar uma medicação para induzir o vômito, para diminuir a digestão e absorção do chocolate pelo organismo.
Contudo, caso a ingestão tenha ocorrido há mais tempo, o médico veterinário especializado deve avaliar os sintomas, para escolher a melhor abordagem. Pode ser também a indução do vômito, ou uma lavagem gástrica ou administrar uma medicação para reduzir os sintomas.
No caso da medicação, o intuito é reduzir os sintomas e aliviar o desconforto do pet, e não tratar a origem dos sintomas, quando o chocolate já foi digerido.
Caso você apenas suspeite que seu pet tenha comido chocolate, o indicado é que ele fique sob observação nas horas seguintes. No entanto, se houver fortes indícios da ingestão, você deve levá-lo ao veterinário para induzir o vômito.
Por outro lado, não é indicado dar nenhum tipo de remédio caseiro para cachorro que comeu chocolate, já que, além de não resolver a situação, pode irritar o trato gastrointestinal ou disfarçar os sintomas.
Então, se você quer assegurar que seu amigo de quatro patas fique bem, você deve levá-lo para a Inova Hospital Veterinário 24h, que conta com uma infraestrutura moderna para atender as mais variadas necessidades do seu pet.
Temos uma equipe de veterinários especialistas em diversas áreas da Medicina Veterinária, além da Gastroenterologia, oferecendo todo o cuidado que seu amigo precisa.
Nossas unidades estão localizadas:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Agende uma consulta e venha nos visitar!