Gastroenterologia

Você sabia que apetite seletivo, hiporexia (diminuição de apetite) e anorexia (falta completa de apetite) são algumas das manifestações de doenças gastrointestinais? Vômitos esporádicos e diarreia recorrente não são “normais”, como muitos tutores acreditam ser, e devem ser tratados adequadamente em sua forma aguda ou crônica.

A Gastroenterologia Veterinária é a especialidade que diagnostica e trata as doenças do sistema digestivo composto pelo esôfago, estômago e intestino, e órgãos anexos como fígado, pâncreas e vesícula biliar.

Cães e gatos que apresentam perda de peso, falta de apetite, vômito, regurgitação, diarréia ou constipação, borborigmos, flatulência (gases), dor abdominal, intolerância alimentar, sangramento perianal, assim como alterações no pâncreas ou no fígado possuem indicação de receber orientações de um médico veterinário especializado em gastroenterologia.

Muitas vezes, as doenças relacionadas ao trato gastrointestinal são subestimadas e tratadas inicialmente com pouca efetividade, levando, caso não se descubra a causa de base, a um comprometimento importante do paciente (cronicidade), o que dificulta o sucesso do tratamento posterior.

Existem diversas doenças comumente diagnosticadas no atendimento do serviço de gastroenterologia veterinária, entre elas: gastrite, doença inflamatória intestinal, linfangectasia, hipersensibilidade alimentar, megaesôfago, colites, hepatopatias crônicas, “shunts”, colecistite, colangiohepatites, pancreatites e insuficiência pancreática exócrina.

O hospital veterinário Inova conta com uma equipe especializada e com exames diagnósticos, incluindo serviço de endoscopia para que seu pet tenha o melhor tratamento e qualidade de vida!