Uma das situações mais comuns que o tutor pode se deparar é o cachorro com diarreia.
Em alguns casos pode ser o resultado de um desequilíbrio na microbiota intestinal, causado pela ingestão de alimentos gordurosos ou por intolerância alimentar.
Mas, a condição também pode ser causada por outros fatores, como bactérias, vírus, parasitas, estresse, intoxicação e medicamentos.
Assim que identificar qualquer alteração nas fezes do cachorro, você deve procurar um veterinário, para iniciar o tratamento mais adequado o quanto antes.
Para te ajudar a entender melhor o que pode ser e o o que fazer com cachorro com diarreia, confira todas as informações e dicas que você precisa saber para cuidar do seu pet.
O que pode ser cachorro com diarreia?
O quadro é caracterizado pelo aumento da frequência de evacuação e na alteração da consistência das fezes, podendo ficar amolecida ou líquida.
O cachorro com diarreia é um sinal de que existe um desequilíbrio na sua microbiota intestinal, que é causado por uma inflamação no trato digestivo.
Isso pode ser causado por alimentos com gordura ou ossos, que não fazem parte da dieta do cachorro, ou por alguma sensibilidade alimentar, ou causada por alimentos tóxicos para os pets, como o chocolate.
Alimentos de baixa qualidade, que têm muitos aditivos e conservantes, ou mudanças repentinas na dieta também podem desencadear diarreia temporária.
Por isso, mudanças na dieta devem ser feitas gradualmente por 7 a 10 dias, para que o organismo se acostume.
Leia mais:
Alimento que cachorro não pode comer
A ingestão de medicamentos humanos, produtos de limpeza e outras substâncias é outro fator que pode irritar o trato intestinal.
O cachorro com diarreia também pode ser o resultado de estresse, que o pet pode sentir com a mudança de rotina ou introdução de um novo pet na família.
Além disso, o quadro pode ser causado por infecções virais, bacterianas ou parasitárias e doenças inflamatórias do intestino.
Veja quais são as principais doenças e micro-organismos que causam diarreia em cachorro:
- Vírus: parvovirose (Parvovírus canino), coronavirose (Coronavírus canino) e rotavirose (Rotavírus canino);
- Bactérias: salmonelose não tifoide (Salmonella) e Escherichia coli;
- Parasitas: giardíase (protozoário Giardia canina) e teníase (verme Taenia);
- Inflamação intestinal: enterite, colite e Doença Inflamatória Intestinal (DDI).

Quais sintomas acompanham a diarreia no cachorro?
Sob nenhuma hipótese, a condição deve ser considerada como uma condição normal, mesmo que ocorra de forma esporádica.
O cachorro com diarreia com sangue pode indicar um quadro mais grave, que pode ser causado por inflamações severas ou micro-organismos específicos, como E. coli enterohemorrágica (EHEC).
A diarreia pode vir acompanhada de outros sinais clínicos, como vômito, letargia, falta de apetite, cólicas abdominais e febre.
O cachorro vomitando e com diarreia também pode ser um indicativo de que existe um problema no estômago, e não somente no intestino.
Casos mais leves costumam durar menos de 2 dias, mas se o quadro persistir por mais de 48 horas pode causar severa desidratação, perda de eletrólitos e deficiências nutricionais, o que pode afetar o sistema neurológico e renal do pet.
O que dar para cachorro com diarreia?
O mais importante a se fazer é: não medicar o pet por conta própria, porque pode irritar ainda mais o aparelho digestivo e causar graves complicações.
Enquanto o pet estiver apresentando o quadro, é essencial seguir a dieta prescrita pelo médico veterinário. Na maioria dos casos, recomenda-se que a alimentação do pet inclua arroz branco e frango cozido, sem temperos e gorduras.
Também é fundamental estimular a hidratação do animal, já que a evacuação constante pode levar à desidratação.
Em alguns casos, o médico veterinário pode prescrever probiótico para cachorro com diarreia, para auxiliar a recuperação do equilíbrio intestinal e o fortalecimento do sistema imunológico.
Contudo, ele não deve ser administrado sem a orientação do profissional, já que a escolha do produto e da dosagem é fundamental para garantir a segurança do pet.
Leia mais sobre:
Probiótico para cães: entenda para que serve

O que fazer quando o cachorro está com diarreia?
Ao identificar qualquer um dos sinais clínicos, o tutor deve levar o pet ao veterinário, principalmente se o quadro estiver durando mais de 24 horas, para diagnosticar a doença exata e seguir com o tratamento mais adequado.
O exame de fezes é um dos mais realizados, já que permite a detecção de parasitas no trato intestinal, e exame de sangue.
Como a diarreia no cachorro pode ser causada por diferentes fatores, o tratamento varia conforme a origem.
O protocolo consiste na administração de medicamentos específicos para tratar a causa base e os sintomas, além de possíveis complicações secundárias.
A especialidade responsável por tratar condições do trato gastrointestinal é a Gastroenterologia, o profissional mais indicado para tratar cachorro com diarreia ou outras condições.
Além disso, até o cachorro se recuperar completamente, é ideal manter o local de convívio bem higienizado, e lavar as mãos sempre que tiver contato com as fezes do pet.
Algumas das possíveis causas do cachorro ter diarreia são contagiosas, para prevenir a transmissão para outros pets e até para os tutores.

Onde tratar cachorro com diarreia?
No Inova Hospital Veterinário 24h, você encontra uma equipe altamente qualificada para atender cachorro com diarreia e outras condições gastrointestinais.
Com veterinários com a especialidade em Gastroenterologia Veterinária, o hospital oferece diagnósticos precisos, tratamento individualizado e suporte completo para a recuperação do seu amigo de quatro patas.
A infraestrutura moderna e os equipamentos garantem atendimento de alta qualidade e segurança.
Sempre que precisar de ajuda para cuidar do seu pet, conte com a Inova Veterinária!
Conheça nossas unidades em Sorocaba:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Preencha o formulário e agende uma consulta!