Como limpar as orelhas de cachorro

Quem tem um cãozinho em casa sabe como é importante estar sempre alerta e cuidar muito bem da saúde dele. E uma das ações mais importantes é a limpeza nos ouvidos! Leia este artigo e saiba tudo sobre como limpar as orelhas de cachorro.

Importância da limpeza

É muito importante manter as orelhas do seu cachorro sempre limpas, bem como sempre observar se está tudo certo com elas, se há excesso de cera, alguma ferida ou sujeiras estranhas.

Estes sinais podem ser uma inflamação ou infecção, e assim deve ser tratada com medicamentos!

Manter a limpeza nas orelhas do seu cão é cuidar muito bem da saúde dele, principalmente se ele tiver orelhas grandes e caídas, como o Cocker Spaniel e Golden, por exemplo, onde há maior acúmulo de sujeira e umidade, podendo assim com mais chances desenvolver alguma doença.

Doenças

A otite é uma das doenças de ouvido mais comuns entre os cães. Mas também podem acontecer outras infecções e até sarna de ouvido.

Estar sempre alerta é essencial. Observe o comportamento do seu cão: se ele balança muito a cabeça de um lado para outro, se ele coça as orelhas com as patinhas e chora, se há cheiro forte e desagradável na região das orelhas e ouvidos e examine também se há feridas ou muita cera na parte interna do ouvido.

Estes sinais podem dizer que há algo errado com a saúde do seu cão! Procure um veterinário em caso de suspeitas.

Quer evitar doenças no ouvido? Então mantenha uma rotina e aprenda como limpar orelhas de cachorro.

Passo a Passo

Vamos aprender como limpar as orelhas de cachorro? É fácil, confira os passos:

1. Separe o material necessário

Algodão ou gaze e solução especial para limpeza.
Você pode encontrar boas marcas de solução clicando aqui.

2. Observe as orelhas

Antes de começar, verifique se não há nada de diferente, muita cera ou feridas. Se houver, não faça a limpeza e leve seu cão ao veterinário.

3. Inicie a limpeza

Geralmente as embalagens de solução para limpeza possuem um aplicador comprido, ideal para introduzir no ouvido. Sendo assim, aplique a solução dentro da orelha do seu cachorro, sem medo!

Observe a imagem abaixo e entenda o formato da orelha do cachorro. Ao aplicar a solução de limpeza de ouvido, ela penetrará somente no canal da “orelha externa”, não chegará ao canal horizontal. Por este motivo não é recomendável utilizar cotonete, que pode acabar empurrando a solução.

4. Massageie

“Feche” a orelha e faça uma massagem circular para o produto agir e amolecer a cera na orelha. Isso facilita a limpeza.

5. Aguarde

Enquanto massageia, aguarde por 5 minutos para a solução fazer efeito.

6. Finalize a limpeza

Após aguardar, enrole o algodão (ou gaze) em seu dedo indicador e faça movimento de alavanca de dentro para fora, removendo as sujeiras e cera.

Novamente, não tenha medo, seu dedo não vai alcançar ou prejudicar os tímpanos.

Atenção! Não use cotonete de jeito nenhum!

Deixe que seu cão balance a cabeça e se sacuda.

7. Agrade e agradeça

Feita a limpeza, agradeça seu cão por ter deixado você cuidar dele e o agrade com um carinho ou petisco.

Ainda ficou com dúvida com alguma etapa?

Assista a este vídeo e acompanhe o passo a passo com atenção e veja como é simples!

Você sabe quais os petiscos podem ser ofertados aos pets e quais são alimentos proibidos para eles?  Baixe nosso material e entenda o que você pode dar para o seu pet comer, por que cães e gatos tem necessidades nutricionais diferentes e outras informações muito importantes para a saúde do seu animalzinho.

Fonte: Geração Pet