A cirurgia veterinária é uma das formas de tratamento para as diversas patologias que ocorrem entre os pets.
A medicina veterinária vem evoluindo com o passar dos anos, inclusive no campo das cirurgias. Atualmente, é possível ter procedimentos com intervenções menos invasivas, como a videocirurgia (laparoscopia), o que proporciona melhor recuperação para os seus pets.
As cirurgias veterinárias consistem em 3 etapas
- Pré-operatório: essa fase pode ser considerada a partir da consulta e dos exames solicitados pelo veterinário a partir da necessidade que cada patologia exige, como hemograma e bioquímicos;
- Cirurgia: É realizado em uma sala de cirurgia veterinária, esterilizada e preparada com uma equipe médica, com cirurgião, auxiliares e médico anestesista;
- Pós- operatório: após a cirurgia em cães, gatos ou outros pets, essa é a fase de recuperação da cirurgia. Em alguns casos, finaliza com a retirada dos pontos, em outros, é necessário uma duração mais prolongada com repouso, ingestão de medicamentos e acompanhamento médico.
Cirurgias mais comuns
As cirurgias mais comuns realizadas na rotina veterinária são a castração de cachorro e gato; remoção de corpos estranhos; remoção de tumores ou até mesmo a cirurgia de catarata, dentre outras.
Cada caso é necessário que o pet realize uma consulta para ser encaminhado ao melhor tipo de tratamento, seja cirúrgico ou não.
Videocirurgia na cirurgia veterinária
Assim como na medicina, a videocirurgia na veterinária tem cada vez mais destaque e indicações, por ser uma técnica menos invasiva e mais moderna.
A cirurgia veterinária feita por laparoscopia (videocirurgia) é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, que vem sendo cada dia mais comum e utilizada na medicina veterinária, trazendo alguns diferenciais em relação à cirurgia tradicional.
Por meio da videocirurgia, podem ser realizadas intervenções na cavidade abdominal ou torácica dos pets com uma melhor visualização e menor agressão aos tecidos adjacentes.
Esse procedimento necessita de equipamentos e instrumentos específicos para sua realização. Para esse tipo de cirurgia, são realizados dois pequenos cortes no abdômen para ser o “portal” para os instrumentos, com a microcâmera com fonte de luz, cabo insuflador e pinças cirúrgicas.
As imagens realizadas durante a cirurgia em gatos ou cachorros são excelentes, porque a microcâmera aumenta em até 25 vezes a visualização. Assim, essas imagens são transmitidas para um monitor, trazendo mais segurança nos resultados, entre outras muitas vantagens, como:
- Melhor visualização do campo cirúrgico;
- Maior precisão de movimentos;
- Menor risco de sangramento;
- Menor tração de órgãos;
- Menos invasivo.
Essas vantagens geram outros diferenciais quando comparadas com a cirurgia aberta (laparotomia), como:
- Reduzir o período de hospitalização no pós-operatório;
- Causar menos dor;
- Menor chance do pet desenvolver uma aderência pós-operatória;
- Diminuir o risco de ocorrência de hérnia incisional e de infecção hospitalar.
Videocirurgia pode ser para casos simples ou de maior complexidade
Em sua maioria, as técnicas cirúrgicas abdominais e torácicas são viáveis por meio da videocirurgia, abrangendo desde cirurgia veterinária básica até as de grande complexidade. Essa técnica pode ser usada em:
- Castração de fêmeas e de machos com testículo ectópico (na cavidade abdominal);
- Gastropexia profilática: cachorro e gato que têm predisposição a ter torção gástrica (cães de grande porte);
- Colecistectomia: para a retirada da vesícula biliar;
- Laparoscopia exploratória: consiste em entrar na cavidade abdominal e investigar as alterações existentes;
- Biópsia de órgãos (como baço e fígado): depois de investigar a cavidade, retira-se uma amostra de nódulo ou tumor para análise do tecido;
- Outras cirurgias: é o caso da retirada de ovários remanescentes;
- Cirurgias mais complexas: podem ser realizadas também a retirada de cálculos (em bexiga, ureter e rim), a abertura de janela pericárdica, a oclusão de ducto torácico, a retirada de adrenal, a retirada do rim e outras cirurgias.
Por ser um procedimento menos invasivo, consequentemente, a segurança para o seu cachorro ou gato acaba sendo maior.
Prevenção
Caso seu cão ou felino necessite se submeter a uma videocirurgia, a realização do pré-operatório com exames de sangue e exames cardiológicos é importante para um melhor planejamento anestésico e monitoramento durante o procedimento.
Seu pet precisa passar por algum procedimento cirúrgico? Agende uma avaliação com um dos nossos veterinários cirurgiões para saber qual a melhor abordagem cirúrgica!
Você está precisando de um veterinário em Sorocaba? Que tal agendar um check-up? Entre em contato conosco o quanto antes e proteja o seu pet!